Insecam: O site que monitora câmeras no mundo todo

Anúncios

O Insecam é um site russo que já ganhou destaque na mídia diversas vezes pelo fato de mostrar câmeras de todos os lugares do mundo aleatoriamente, dentre elas: câmeras de trânsito, estacionamentos, estradas, praias e estabelecimentos.

O site utiliza uma política de ‘’segurança’’ um tanto quanto duvidosa, basicamente ele pega câmeras de segurança conectadas à internet de pessoas que estavam sem senha e junta tudo isso em um portal on-line. 

Bizarramente a única medida do site para evitar algum problema de privacidade é alertar que as pessoas simplesmente coloque a senha na câmera para que ela não apareça no portal ou contatar o site para pedir que retire ela de lá. Uma outra medida que o site tomou foi não revelar o local exato que a câmera está (apesar de algumas câmeras vazarem esses dados na tela) mas mesmo assim algumas placas de rua ou placas de carro acabam revelando, tornando essa ‘’segurança’’ questionável.

Só nos EUA, que geralmente é um país que costuma questionar a privacidade, são mais de 2.000 câmeras que não são só externas como dito acima, elas também são internas, incluindo: babás eletrônicas, câmeras mostrando cômodos, escritórios, redes logísticas e até departamentos policiais.

As câmeras que mais aparecem são: Linksys, Foscam e Panasonic. Outras câmeras podem ser acessadas usando a senha padrão do fabricante, que geralmente permanece inalterada e pode ser tão simples quanto quatro zeros.

Desde 2014 o Reino Unido fez esforços junto à Rússia para tentar fechar o site, mas de acordo com eles, o governo não pode entrar em contato com as pessoas afetadas pela baixa segurança da webcam porque isso violaria a Lei de Proteção de Dados. 

Existem outros sites que também fazem o mesmo, sem nenhum propósito mas que ainda sim é algo bizarro e de fato acaba se tornando um tipo de ‘’invasão de privacidade’’.

A matéria acabou mas muita calma nessa hora!

Já pensou em aprender a desenhar do zero, o que você quiser? O curso da Método Fanart já ajudou mais de 100 mil pessoas de todas as idades a realizarem o sonho de aprender a desenhar.

Clique aqui e prepare-se!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: