8 curiosidades sobre as formigas

Anúncios

As formigas habitam a Terra há mais de 100 milhões de anos. Somente esse fato já seria motivo para respeitar essas criaturas.

Existem mais de 10.000 espécies de formigas conhecidas encontradas em todo o mundo e que são objetos de estudo constante por entomologistas e cientistas.  Então além delas serem muito numerosas, são excelentes sobreviventes e isso é o que torna esse ser tão curioso.

Aqui vão 8 curiosidades sobre as formigas que vão mostrar o porque elas são tão interessantes!

1- Super força!

As formigas são muito fortes. Elas são capazes de transportar entre 10 e 50 vezes o seu próprio peso corporal! A quantidade que uma formiga pode carregar depende da espécie. A formiga tecelã asiática, por exemplo, pode levantar 100 vezes sua própria massa.

Existe um motivo para toda essa força, devido ao seu pequeno tamanho, os músculos das formigas têm uma área transversal maior em relação ao tamanho do corpo em comparação com animais maiores. Isso significa que elas podem produzir mais força.

2- Existem muitas delas

Estima-se que existam cerca de 1 milhão de formigas para cada 1 humano no mundo!

As formigas praticamente conquistaram o globo inteiro. Com exceção da Antártida, do Ártico e de um punhado de ilhas, há pelo menos uma espécie nativa de formiga encontrada em todos os continentes. O entomologista Ted Schultz diz que a presença de formigas em todo o mundo é “indiscutivelmente a maior história de sucesso na história dos metazoários terrestres”.

3- As formigas têm trabalhos específicos

As formigas são insetos muito sociais e dividem os empregos entre os diferentes tipos de formigas em cada colônia. A rainha ou as rainhas têm apenas um trabalho – botar ovos. Todas as outras formigas são operárias; elas alimentam as larvas, retiram o lixo da colônia, buscam comida e suprimentos ou defendem o ninho. O único trabalho das formigas macho é acasalar com a rainha.

4- Forma diferente de se comunicar

As formigas são capazes de se comunicar e cooperar de forma eficaz usando produtos químicos conhecidos como “feromônios”. Por meio desses produtos químicos, as formigas são capazes de enviar mensagens simples para seus companheiros, alertando-os sobre o perigo ou indicando quando o alimento foi localizado. Os trabalhadores liberam feromônios com mensagens específicas para dizer coisas como: “Vou te mostrar onde está a comida!” ou “Alerta de intruso”. 

5- Formigas sabem cultivar 

Formigas que cultivam fungos começaram seus empreendimentos agrícolas há cerca de 50 milhões de anos antes que os humanos pensassem em cultivar suas próprias colheitas. As primeiras evidências sugerem que as formigas começaram a cultivar há 70 milhões de anos, no início do período terciário . Ainda mais surpreendente, essas formigas usaram técnicas hortícolas sofisticadas para aumentar o rendimento de suas colheitas, incluindo a secreção de produtos químicos com propriedades antibióticas para inibir o crescimento de fungos e elaborar protocolos de fertilização usando esterco.

6- Elas têm uma vida longa, comparada a outros insetos!

A expectativa de vida dos insetos é geralmente falada em termos de dias ou semanas… e isso é o certo para algumas espécies de formigas, mas não todas! As formigas rainhas da  espécie Pogonomyrmex Owyhee , por exemplo, podem viver até 40 anos! 

7- As formigas são ótimas guardas de segurança

Existem certas espécies de formigas, nas quais as formigas soldados têm cabeças modificadas, moldadas para combinar com a entrada do ninho. Eles bloqueiam o acesso ao ninho sentando-se logo na entrada, com a cabeça voltada para fora como uma rolha em uma garrafa. Quando as formigas operárias retornam, elas tocam a cabeça da formiga-soldado para anunciar que são da mesma colônia e, assim, ganham acesso.

8- As formigas são conquistadoras globais

Cada colônia de formigas tem um perfil químico distinto que permite que os membros se reconheçam e os alertem sobre a presença de estranhos. Estudos desses perfis químicos mostram a existência de enormes super colônias de formigas que se estendem pela Europa, América do Norte e até Japão, tornando-as uma super colônia global.

A matéria acabou mas muita calma nessa hora!

Já pensou em aprender a desenhar do zero, o que você quiser? O curso da Método Fanart já ajudou mais de 100 mil pessoas de todas as idades a realizarem o sonho de aprender a desenhar.

Clique aqui e prepare-se!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: