7 curiosidades interessantes sobre Vênus

Hoje a matéria é sobre um planeta que até hoje a ciência entende muito pouco, Vênus é o nome dele, o segundo planeta mais próximo ao Sol.

Aqui vão as 7 curiosidades sobre esse incrível planeta brilhante:

1- Vênus tem sua atmosfera e superfície extremamente quentes

Como a maior parte de sua atmosfera é feita de dióxido de carbono, um efeito estufa extremo está aquecendo a superfície de Vênus. As temperaturas podem chegar a 470 graus Celsius (870 graus Fahrenheit).

Um satélite chamado Magellan ficou em torno de Vênus por quatro anos e usou o seu radar para mapear o planeta até 1994. Esse satélite teve um papel importante porque conseguiu detectar muitas estruturas grandes parecendo cúpulas que parecem feitas de lava com 25 km de diâmetro.

“A superfície é quente o suficiente para derreter chumbo devido à sua atmosfera de estufa descontrolada”, disse Sue Smrekar, cientista do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA em Pasadena, Califórnia, em um comunicado.

2- Os dias de Vênus duram anos

Um dia em Vênus dura 243 dias terrestres (Esse é o tempo de uma única rotação), enquanto um ano em Vênus (seu período de revolução ao redor do sol ) é mais curto, com apenas 224,7 dias terrestres.

3- Vênus já era observado por humanos há um bom tempo

Os antigos babilônios rastrearam suas andanças pelo céu em registros que datam de 1600 aC. Sendo que até mesmo o matemático grego Pitágoras, percebeu que havia algo que brilhava no céu da manhã e da noite, e esse objeto era Vênus.

4- Ventos muito fortes!

Mesmo sendo extremamente quente, existem ventos muito fortes por lá, podendo atingir 724 km/h em sua camada intermediária de nuvens. Em uma comparação simples, o tornado mais forte da terra chamado Oklahoma atingiu 486 km/h porém isso é fraco para o que acontece lá a todo instante.

5- Vênus e Urano giram ao contrário dos outros planetas

Todos, exceto dois dos planetas, estariam girando da mesma maneira sendo Vênus que gira no sentido horário em seu eixo e Urano que gira de forma ainda mais estranha. A única hipótese é que as marés solares estejam agindo na atmosfera muito densa de Vênus ou que tenha ocorrido colisões com grandes corpos no passado.

6- Atmosfera com alta pressão

Imagem de falsa cor no infravermelho próximo (2,3 μm) da atmosfera profunda de Vênus obtida pela sonda espacial Galileo.

Vênus tem 90 vezes a pressão atmosférica da Terra, equivalente a pressão encontrada a uma profundidade de 1 km nos oceanos da Terra.

7- Não possui lua

Giant-impact hypothesis - Wikipedia

Vênus simplesmente não possui uma lua, isso deixa a ciência completamente curiosa e assim surgem várias hipóteses, sendo a de que o fato da órbita de Vênus ser instável provavelmente a lua seria engolida pela atração gravitacional gigantesca do sol.

A matéria acabou mas muita calma nessa hora!

Já pensou em aprender a desenhar do zero, o que você quiser? O curso da Método Fanart já ajudou mais de 100 mil pessoas de todas as idades a realizarem o sonho de aprender a desenhar.

Clique aqui e prepare-se!

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: