Como sobrevivem os ursos polares?

Constantemente ameaçado pelas mudanças climáticas do ártico, a vida de um urso polar não é das mais fáceis, ser um carnívoro em um ambiente onde se acha pouca vida é apenas para os fortes sobreviventes.

O peso de um urso polar varia entre 350 a 700 kg e mede entre 2,4 a 3 metros de comprimento total, podendo alcançar velocidades de 40 km/h correndo, esse animal é amedrontador e não possui predadores que o consiga matar a não ser outros ursos.

Caça, o pilar da sobrevivência

Urso polar comendo carcaça [Foto: Wikipédia]

Encontrados no círculo polar ártico, passam todo tempo vagando por lá em busca de comida e caso não vejam nada, eles nadam nas águas costeiras da região.  Excelentes nadadores graças a sua gordura corporal que oferece maior flutuabilidade, os ursos podem nadar centenas de quilômetros da terra para caçar peixes, focas, carcaças de baleia e alguns animais que ele encontra pela frente.

Curiosamente,  o urso polar tem sua dieta feita principalmente de focas mas costuma variar por causa da dinâmica das geleiras. Ele usa 2 estratégias comuns de caça:

1- Caça por espera

O urso fica acima da superfície esperando a foca [Foto: Wikipédia]

Basicamente ele espera a presa usando olfato para localizar um orifício de respiração que as focas utilizam e fica agachado em silêncio esperando a foca subir, quando elas expiram o urso sente e usa a pata para arranhar e arrastar o animal para fora do gelo.

2- Caça por perseguição

Ursos costumam correr atrás das focos quando elas descansam [Foto: Wikipédia]

Essa é a caça mais comum de vermos, onde ele basicamente corre atrás de focas que estão na terra descansando sobre o gelo com uma aproximação furtiva e sua camuflagem que o deixam quase invisível.

Além dessas 2, ursos polares também costumam invadir ninhos de focas em busca de algum alimento, mas isso exige uma detecção alta e geralmente é feito em momentos oportunos.

Adaptação ao clima

Para morar em uma área tão remota, esse animal precisou de incríveis adaptações que começam pela sua própria pele, que junto a uma camada de gordura fazem bem o papel de aquecer.

O pelo também tem um papel importante além do aquecimento, graças a eles ficarem abaixo das patas do urso, garantem maior aderência ao gelo e faz com que o urso não sinta frio a partir das suas patas. Além de tudo isso, os pelos desempenham uma função de camuflagem excelente para esse animal que fica invisível na neve, fazendo com que alguns animais demorem pra identificar que serão predados.

Comportamento

Apesar de parecer um pouco inofensivo pela aparência que costumamos ver, eles são predadores perigosos que não temem os humanos, em alguns países os ursos costumam se atrair por lixo e consequentemente encontrar humanos gerando grandes problemas.

Os ursos são animais de hábitos solitários, menos na época reprodutiva onde os machos se tornam sociáveis e seu pico de atividade ocorre no final da primavera e início do verão quando se torna mais fácil achar focas. Além disso, ursos usam um terreno grande para viverem a vida, geralmente a área onde eles vivem incluem locais de alimentação, ninho, acasalamento e refúgio mas costumam sair dela para se alimentar e voltar caso não achem nada.

Situação atual

Hoje os ursos polares sofrem bastante com a mudanças climáticas, pelo fato de perderem habitats e nadarem cada vez mais longe para achar comida. Estranhamente, notou-se que a população de ursos polares ao longo de 2018 tem aumentado cada vez mais mesmo com o aumento de dificuldades na sobrevivência que vem impactando o ambiente de caça dos ursos.

O conteúdo acabou mas temos algo a oferecer antes de você encerrar essa matéria, já se imaginou garantindo o seu futuro com jogos?

O curso GAME ART TOTAL tem o objetivo de ensinar os alunos a criarem artes para jogos 2D e 3D, desde os primeiros passos.

CURSO GAME ART TOTAL Funciona? Crie artes profissionais para jogos!Clique Aqui e se prepare para criar um jogo TOP!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: