10 curiosidades sobre as pirâmides do egito

O Egito é um dos países que mais guarda histórias, traçando sua herança até o VI ou IV milênio a.C. Famoso por ser o berço da civilização, o Egito Antigo foi onde ocorreu alguns dos primeiros desenvolvimentos da escrita, agricultura, urbanização, religião organizada e governo central.

Monumentos icônicos como a Necrópole de Gizé e sua Grande Esfinge, bem como as ruínas de Mênfis, Tebas, Carnaque e do Vale dos Reis, refletem este legado e continuam a ser um foco significativo de interesse científico, histórico e turístico.

Aqui vão 10 curiosidades interessantes sobre esse incrível lugar:

1- As grandes pirâmides não foram construídas por escravos

Trabalhadores carregando tijolos para criar pirâmides [ Foto: biosom]

Hoje sabemos que elas foram construídas por trabalhadores pagos, eles recebiam pagamentos extras como comidas, bebidas e moravam em acampamentos ao redor da pirâmide para terminar a construção.

2- Pirâmides com blocos pesados e extremamente resistentes

Tijolos de pirâmide [Foto: Wikimedia]

As pirâmides parecem intactas e praticamente impossíveis de terem sido feitas por humanos e isso torna as coisas ainda mais geniais.

Os blocos tem o peso que vão de 5 a 10 toneladas e muitos acreditam que para construir as pirâmides, usou-se a força de rios ao redor dela mas ainda sim é incrível o fato delas terem sido colocadas uma sob a outra de forma exata para formar as pirâmides.

Além de terem sido friamente calculadas, os blocos eram colados com argamassa ou areia fina em uma mistura que ainda não é conhecida mesmo após vários estudos, alguns ainda acreditam que ela talvez seja mais resistente do que a própria pedra da pirâmide.

3- Demorou 23 anos para completar uma única pirâmide

A grande pirâmide de Gizé levou um tempo estimado de 23 anos para ser concluída. Algumas das pirâmides foram construídas simultaneamente e duraram quase ao mesmo tempo. A construção dessas estruturas ainda está sujeita a pesquisas. Eles são representantes perfeitos da engenharia antiga. Mesmo estudiosos bem conhecidos não conseguem explicar esse nível de perfeição da engenharia.

4- Com conhecimento matemático elevado, as pirâmides tem algum tipo de relação com o Pi

[Foto: Wikipédia]

Os pesquisadores propuseram a ideia de que Pi pode ter sido incorporado ao projeto da Grande Pirâmide de Khufu em Gizé. John Taylor descobriu que se alguém dividir o perímetro da pirâmide por sua altura, o valor resultante é igual a 2 Pi .

5- Alguém já tentou quebrar uma pirâmide

Resultado dos ataques a pirâmide [Foto: zolakoma/Flickr]

Bizarramente um rei, filho de Saladino, chamado Al-ziz, tinha o plano de destruir as pirâmides no século 12. Ele simplesmente desistiu depois de danificar a Pirâmide de Miquerinos, deixando um buraco parecido com uma exclamação que praticamente não teve nenhum efeito.

6- Existe uma porta giratória na Pirâmide de Gizé

[Foto: Wikimedia]

Você achando que só bancos atuais usavam essa tecnologia?

Os egípcios já tinha projetado 3 portas na pirâmide de Gizé, uma delas tem 20 toneladas e é tão bem feita que pode ser aberta apenas com uma mão.

7- Existiam bens preciosos no funeral de faraós

Os egípcios acreditam que o Egito foi o melhor lugar que Deus poderia ter criado para qualquer ser humano viver. Eles acreditavam que, uma vez que uma pessoa está morta, ela entra em um mundo espelhado semelhante como o Egito .

A única diferença que eles imaginaram foi a ausência de pesar ou tristeza. Eles acreditavam que alguém poderia precisar de coisas em outra vida, assim como alguém precisa de coisas quando está vivo.

8- As pedras tinham revestimento feito para brilhar em quase todas as pirâmides

O revestimento na parte de cima da pirâmide de Gizé era para brilhar mas foi furtado

As pedras de revestimento exibiam a precisão da construção de pirâmides egípcias. As pedras eram tampas de calcário branco polido que cobriam a pedra que vemos hoje. Eles se uniram intimamente, dando a cada pirâmide uma impressão perfeitamente plana e lisa.

As pedras do revestimento refletiam o sol como um espelho e brilhavam intensamente como joias polidas. A maior parte das pedras de revestimento já não existe mais, pois muitas vezes foram roubadas, reaproveitadas para construir outros monumentos ou foram danificadas por atividades sísmicas, como o grande terremoto que atingiu o Cairo em 1308 DC.

9- Grande parte das pirâmides possuem um ar-condicionado natural

Sabemos que o Egito é bem quente mas ao entrar nas pirâmides mesmo que elas sejam fechadas, elas não são quentes com temperaturas que não ultrapassaram 20 graus celsius. Ainda não se sabe muito bem o que faz com que as pirâmides tenham essa temperatura tão baixo mas possivelmente está ligada aos materiais com características reflexivas.

10- A ultima pirâmide egípcia desabou

Restos da pirâmide [Foto: Wikipédia]

Infelizmente a última pirâmide construída, foi feita pelo Rei Ahmose l em Abydos, ao sul das pirâmides mais famosas de Gizé. Ela tinha cerca de 50 metros de altura, fazia parte de um complexo tradicional e construída em um local ingrime e com falhas geológicas.

A pirâmide Ahmose desabou pelo fato de ser feita de tijolos de barro muito menos resistentes do que os blocos da pirâmides normais feitas de calcário.

O conteúdo acabou mas temos algo a oferecer antes de você encerrar essa matéria, já se imaginou garantindo o seu futuro com jogos?

O curso GAME ART TOTAL tem o objetivo de ensinar os alunos a criarem artes para jogos 2D e 3D, desde os primeiros passos.

CURSO GAME ART TOTAL Funciona? Crie artes profissionais para jogos!Clique Aqui e se prepare para criar um jogo TOP!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: