Você conhece o centro de lançamento de foguetes em Alcântara?

É comum ao olhar sites de notícias por ai vermos sobre o lançamento de vários foguetes com os mais variados objetivos como colocar satélites ou estudos científicos em outros planetas mas nunca ouvimos falar sobre o Brasil e muitos mal sabem sobre a existência de um centro de lançamento, localizado no município de Alcântara no Maranhão e um outro que falaremos em outra matéria localizada no Rio Grande do Norte.

O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) foi inaugurada em 1º de março de 1983 e tem como lema ser a ” Janela Brasileira para o Espaço ”, atualmente ela realiza testes de VLS (Veículos lançadores de Satélites) e pretendem realizar missões para o lançamento de satélites. A criação do CLA foi realizada como uma alternativa ao Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) localizado no Rio Grande do Norte por causa do crescimento urbano ao seu redor que não permitia ampliações na base.

Torre Móvel de Integração que foi utilizada para lançar o VLS-1 [Foto: FAB]
Torre Móvel de Integração que foi utilizada para lançar o VLS-1 [Foto: FAB]

Existem alguns fatores interessantes sobre essa base, uma delas é o fato dela ser próxima a linha do equador fazendo assim com que o consumo de combustível para o lançamento de satélites seja menor em comparação a um lançado em bases com latitudes maiores e é considerada como uma das melhores bases do mundo pela sua localização geográfica.

Além do fato de sua ótima localização, a península de Alcântara permite lançamentos em todos os tipos de órbita, as equatoriais (horizontais), ás polares (verticais) e a segurança das áreas de impacto do mar que foguetes de diversos estágios precisam para realizar suas missões.

Poucas informações sobre esse centro de lançamento são reveladas mas em uma lista que está disponível na internet, mostra que a base conta 28 lançamentos realizados nessa base até 2014 sendo a maior parte bem sucedida e algumas que houveram falhas (possivelmente esse número é bem maior atualmente mas não achamos dados para contemplar a matéria). Além dessa lista foi relatado em 2020 uma falha com um foguete que pegou fogo após o lançamento mas nesse caso toda equipe atuou rapidamente para apagar as chamas.

Acidente de Alcântara

Em uma das falhas citadas a cima, a maior delas foi esse acidente popularmente conhecido como ”Acidente de Alcântara” que ocorreu em 2003 quando um processo de ignição do foguete ocorreu antes da hora e a torre de lançamento não havia sido retirada a tempo o que resultou em um grande incêndio junto as explosões do foguete que infelizmente, destruiu o foguete brasileiro VLS-1 e matou 21 técnicos que estavam trabalhando lá no momento que o incêndio ocorreu.

Atualmente

A base ainda funciona sobre um acordo do brasil com o Estados Unidos que desde 2019 permitem com que o Estados Unidos utilizem a área para pesquisas científicas e lançamento de foguetes com tecnologia americana a partir da base brasileira.

Uma notícia postada em 2020 pelo site oficial do governo, diz que o presidente Jair Bolsonaro junto ao Ministro da ciência e tecnologia Marcos Pontes autorizam empresas privadas, nacionais ou estrangeiras a lançarem foguetes a partir da base, a ideia parte da mesma que une a NASA (estatal) e a SpaceX (empresa) nos dias atuais.

Esperamos que tenha gostado do conteúdo, não esqueça de acompanhar a gente em nossas redes sociais:

instagram - ícones de social grátis Instagram:  Clique aqui

Facebook – entre ou cadastre-seFacebook: Clique aqui

Pinterest Archives » Revista InternetPinterest: Clique aqui

 Twitter:  Clique aqui

Linkedin - ícones de mídia social grátis Linkedin: Clique aqui

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: