Bir Tawil: A terra que não é de país nenhum

Raras são as vezes que países não disputam por territórios seja por qualquer motivo como recursos, posição estratégica ou apenas expansão mas não é o caso de Bir Tawil. Essa cidade de nome quase desconhecido, é uma área pequena que fica localizada no sul do Egito e no norte do Sudão sendo basicamente uma fronteira com cerca de 2060 km² e que curiosamente alcança o mar vermelho famoso pela sua vida marinha e por ter sido uma grande rota comercial.

A coisa fica ainda mais bizarra pois como a região é desértica, extremamente quente, sem nenhum recurso natural que garanta a sobrevivência de um povo a não ser o mar vermelho que fica um pouco longe do resto da fronteira, basicamente nenhum dos países (Egito e Sudão) desejam a região e ainda por cima ambos querem se premiar com a Bir Tawil.

Região de Bir Tawil e sua imensidão de areia.
Região de Bir Tawil e sua imensidão de areia.

O Egito pretende deixar as fronteiras como foram traçadas em 1899 o que faria com que o Sudão fosse o dono, o que deixaria um outro território chamado Hala-ib com mais território abrangendo mais recursos para o Egito de uma forma ”oficial”. O Sudão pretende honrar os limites territoriais traçados em 1902 que faz exatamente o inverso, tornando Hala’ib o território deles e deixando a cidade ”fantasma” para o Egito, que humildade não?.

Resumindo tudo, a região não oferece nada de interessante para nenhum dos 2 países ficando como um tipo de sobra de fronteira, lá a areia e as montanhas são secas, a temperatura bate cerca de 40º variando para cima e curiosamente foi construído um poço de água que da nome a região ” Bir Tawil ” mas o poço simplesmente sumiu.

Várias pessoas através da internet já tentaram reivindicar a região sem dono como uma micronação mas nada é oficializado por nenhum dos governos e nenhum acordo chegou a existir de verdade afinal todos que ”reivindicaram”, apenas colocaram uma bandeira dizendo ser rei e não estão mais lá, a sobrevivência nesse local não permite o desenvolvimento de uma civilização então hoje ela é utilizada mais como um lugar para o turismo histórico.

Esperamos que tenha gostado do conteúdo, não esqueça de acompanhar a gente em nossas redes sociais:

instagram - ícones de social grátis Instagram:  Clique aqui

Facebook – entre ou cadastre-seFacebook: Clique aqui

Pinterest Archives » Revista InternetPinterest: Clique aqui

 Twitter:  Clique aqui

Linkedin - ícones de mídia social grátis Linkedin: Clique aqui

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: