satelite osiris rex curiosidades

Sondas trarão fragmentos de asteroides para a Terra!

A sonda conhecida como OSIRIS-REX foi recentemente utilizada para um fim cientifico extremamente importante, ela foi a primeira sonda americana a coletar uma amostra de asteroide com nome de Bennu e têm como objetivo a coleta de carbono que poderá nos dizer bastante sobre o inicio do sistema solar e a vida na Terra.

Osiris-Rex pousando no Asteroide Bennu [Foto: NASA/Goddard/University of Arizona]
Osiris-Rex pousando no Asteroide Bennu [Foto: NASA/Goddard/University of Arizona]
Essa missão foi realizada no dia 20 de outubro, onde teve que utilizar um braço robótico de 3,4 metros para pegar 60 gramas do asteroide que também foi confirmado por meio de vídeos e imagens. A missão funcionou mas atualmente a sonda sente dificuldades na armazenagem da coleta, possivelmente parte dessa material foi perdido no espaço mas não tira o fato incrível que a sonda conseguiu fazer.

Acredita-se que a sonda chegará com amostras para a Terra a partir de 2023 e cairá no Deserto de Utah, no oeste dos Estados Unidos, a missão que custou cerca de US$ 1 bilhão (contando o lançamento que foi realizado pelo Atlas V + custos da sonda) tem alto valor cientifico e será aguardada por cientistas na Terra.

Aqui está um vídeo mostrando a tática usada para coleta do Asteroide chamada de ”Touch and Go” que consiste em um pouso rápido que ao mesmo tempo ”refletirá” a sonda para a direção contrária do asteroide (fazendo também a coleta rapidamente) deixando ele na órbita para sair do asteroide:

Por que o asteroide Bennu foi escolhido?

Asteroide Bennu - [Foto: NASA]
Asteroide Bennu – [Foto: NASA]
Bennu foi selecionado porque tem uma grande quantidade de material carbônico, um elemento chave nas moléculas orgânicas necessárias para a vida e bem como representativo como material anterior à formação da Terra. Moléculas orgânicas, como aminoácidos, tem previamente sido encontradas em meteoritos e amostras de cometas, indicando que alguns elementos necessários para a vida podem ser naturalmente sintetizados no espaço exterior.

Ele foi descoberto em 11 de setembro de 1999 e só foi ser explorado no ano atual (2020), o asteroide tem 493 metros de diâmetro e foi escolhido também por ser muito antigo, tendo algo em torno de 10.000.000 de anos de vida no sistema solar.

Hayabusa 2, a sonda com a mesma missão de Osíris Rex

A Osíris recebeu a mesma missão da Hayabusa 2, coletar materiais de um pequeno asteroide próximo a órbita da Terra chamado de Ryugu e é obra da JAXA (Agência Espacial do Japão), ela pousou e coletou partes do asteroide onde disparou um projétil de aço na superfície para coletar fragmentos.

Hayabusa 2 [Foto: JAXA]
Hayabusa 2 [Foto: JAXA]
Em 2014 a sonda foi lançada e só foi pousar em 2019,  um pouco antes da Osíris mas pesquisando um outro asteroide, o que também irá determinar se a composição destes corpos, se são os mesmos ou não, além de falar bastante sobre a formação do sistema solar e a vida na Terra.

A Jaxa declarou que planeja fazer com que, em novembro ou dezembro do próximo ano, a Hayabusa2 desconecte uma cápsula de reentrada que deve conter amostras de rochas. Posteriormente, a cápsula será recolhida no estado da Austrália do Sul.

Esse vídeo oficial da Jaxa, mostra o processo utilizado para coletar esses fragmentos, que é um pouco parecido com o da Osíris-Rex:

Estaremos ansiosos esperando a chegada das 2 sondas na Terra, e você o que achou?

Esperamos que tenha gostado do conteúdo, não esqueça de acompanhar a gente em nossas redes sociais:

instagram - ícones de social grátis Instagram:  Clique aqui

Facebook – entre ou cadastre-se Facebook:  Clique aqui

Pinterest Archives » Revista Internet Pinterest:  Clique aqui

 Twitter:  Clique aqui

Linkedin - ícones de mídia social grátis Linkedin: Clique aqui

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: