Quem nunca se perguntou de onde vieram os cães? Claro que eles são nitidamente parentes dos lobos mas com um detalhe, ele não ataca humanos já no seu próprio instinto natural ele acaba sendo amigável mesmo sem ser adestrado demonstra afeto e tenta compreender situações e emoções humanas.
Possivelmente isso ocorreu há cerca de 10.000 ou 40.000 anos e ainda permanece um mistério de acordo com a ciência que ainda busca bastante sobre isso mas muitos acreditam que os cães vieram do lobo cinzento ou dos chacais. As cronologias mais recentes, sugerem que a domesticação em si começou há cerca de 30 000 anos, os primeiros trabalhos caninos e o início de uma acentuada evolução entre 15 000 e 12 000, e por volta de 20% das raças encontradas atualmente, entre 10 000 e 8000 anos no Oriente Médio.
Teorias sobre a domesticação

Um estudo sugeriu que os cães poderiam ter sido domesticados mais de uma vez . Os pesquisadores analisaram sequências de DNA mitocondrial de restos de 59 cães europeus (com idades entre 3.000 a 14.000 anos) e o genoma completo de um cão de 4.800 anos que foi enterrado sob o monumento pré-histórico em Newgrange, Irlanda.
Uma das teorias acredita que o surgimento dos cachorros teria ocorrido por seleção artificial de filhotes de lobos-cinzentos e chacais que viviam em volta dos acampamentos pré-históricos, alimentando-se de restos de comida ou carcaças deixadas como resíduos pelos caçadores-coletores. Os seres humanos perceberam a existência de certos lobos que se aproximavam mais do que outros e reconheceram certa utilidade nisso, pois eles alertavam para a presença de animais selvagens, como outros lobos ou grandes felinos e isso possivelmente levou ao adestramento.
A relação de cooperativa é amplamente aceita e é possivelmente um dos caminhos mais interessantes para a ciência, o lobo podia em troca dos seus talentos para alertar humanos e para fareja receber companhia, proteção, abrigo e uma fonte confiável de alimento. Mas quando essa parceria ocorreu pela primeira vez ainda está em debate.
Curiosidades sobre cães em cenários de guerra
Na época das grandes navegações, os homens migraram ao Novo Mundo com seus caninos. Apesar de não serem desconhecidos dos povos pré-colombianos, a variedade era desconhecida. Também durante a conquista, a presença deste animal teve sua utilidade: nas guerras contra os nativos, farejadores eram utilizados para encontrar e matar os índios. A respeito disso, há a lenda de que, na atual República Dominicana, milhares de indígenas foram exterminados por uma tropa de 150 soldados de infantaria, trinta cavaleiros e vinte cães rastreadores.
Assim encerramos essa bela história de amizade do cão com o humano que logo será estudada e continuará eterna!
Curtiu nosso conteúdo? Se você curtiu não esquece de compartilhar e nos seguir nas redes sociais para ter curiosidades novinhas em folha na sua timeline!
Instagram: Clique aqui
Facebook: Clique aqui
Pinterest: Clique aqui
Twitter: Clique aqui
Linkedin: Clique aqui