Olhou para o seu teclado e pensou, porquê o teclado não segue o padrão alfabético ou porque as teclas são tão separadas ao invés de serem juntas? Então você está no lugar certo!

Basicamente o teclado que usamos hoje é o Q W E R T Y, nome dado pelo fato de serem as 5 primeiras teclas do teclado, e o motivo principal para a letra ser desordenada é para que a digitação não seja rápida demais. Acredite, antigamente eram muito comuns erros textuais devido a rápida velocidade que eram feitas as digitações, vamos supor que você crie 100 jornais por dia, fica difícil acertar tudo fazendo isso repetidamente e em alta velocidade né?
Pouco se sabe sobre quem foi realmente o primeiro inventor da máquina de escrever, assim como pouco sabemos sobre quem criou a escrita. A invenção da primeira máquina de escrever é atribuída a Henry Mill em 1714, o italiano Pellegrino Turri introduziu, em 1808, o sistema de Teclado e posteriormente foram criadas diversas formas para equilibrar a velocidade com que as coisas eram escritas.
O impressor americano Christopher Latham Sholes (1819-1890) ficou famoso por ordenar as letras em ordem alfabética, mas as mudanças ao longo dos anos foram radicais já quem a ideia era que houvesse mais acertos e não mais velocidade na hora de escrever, dessa forma as vogais ”E” e ”A” ficam acessíveis a mão esquerda já as teclas ”U” ”I” e ”O” fica acessíveis a mão direita dando um tempo mais ”normal” para a digitação.
Com o intuito de organizar as teclas aproximando os pares de letras mais usados na língua inglesa, Scholes aperfeiçoou a ideia do seu parceiro comercial, e criou o teclado QWERTY utilizadas até hoje pelo meio digital com diversos aperfeiçoamentos tanto com relação a números quanto a funções de algumas teclas.
Vale lembrar que os sistemas também evoluíram e isso também obrigou o teclado a evoluir, hoje por exemplo eles possuem botões para desligar ou aumentar e diminui o som, o teclado ainda está em evolução de acordo com alguns sistemas tendo cada vez mais funcionalidades.