Já se perguntou porque os teclados não seguem a ordem alfabética?

Olhou para o seu teclado e pensou, porquê o teclado não segue o padrão alfabético ou porque as teclas são tão separadas ao invés de serem juntas? Então você está no lugar certo!

Basicamente o teclado que usamos hoje é o Q W E R T Y, nome dado pelo fato de serem as 5 primeiras teclas do teclado, e o motivo principal para a letra ser desordenada é para que a digitação não seja rápida demais. Acredite, antigamente eram muito comuns erros textuais devido a rápida velocidade que eram feitas as digitações, vamos supor que você crie 100 jornais por dia, fica difícil acertar tudo fazendo isso repetidamente e em alta velocidade né?


Pouco se sabe sobre quem foi realmente o primeiro inventor da máquina de escrever, assim como pouco sabemos sobre quem criou a escrita. A invenção da primeira máquina de escrever é atribuída a Henry Mill em 1714, o italiano Pellegrino Turri introduziu, em 1808, o sistema de Teclado e posteriormente foram criadas diversas formas para equilibrar a velocidade com que as coisas eram escritas.


O impressor americano Christopher Latham Sholes (1819-1890) ficou famoso por ordenar as letras em ordem alfabética, mas as mudanças ao longo dos anos foram radicais já quem a ideia era que houvesse mais acertos e não mais velocidade na hora de escrever, dessa forma as vogais ”E” e ”A” ficam acessíveis a mão esquerda já as teclas ”U” ”I” e ”O” fica acessíveis a mão direita dando um tempo mais ”normal” para a digitação.


Com o intuito de organizar as teclas aproximando os pares de letras mais usados na língua inglesa, Scholes aperfeiçoou a ideia do seu parceiro comercial, e criou o teclado QWERTY utilizadas até hoje pelo meio digital com diversos aperfeiçoamentos tanto com relação a números quanto a funções de algumas teclas.

Vale lembrar que os sistemas também evoluíram e isso também obrigou o teclado a evoluir, hoje por exemplo eles possuem botões para desligar ou aumentar e diminui o som, o teclado ainda está em evolução de acordo com alguns sistemas tendo cada vez mais funcionalidades.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: