A navegação com a 5G vai possibilitar que os usuários alcancem velocidade de até 10 GB ou mais, o tempo de reação de tudo ficará logicamente mais rápido e isso sem dúvidas, desperta o interesse de todos que usam a internet e de outros tipos de serviços que dependem da internet em tempo real. Muitos países já estão se adequando a 5G mas a expectativa é que isso ainda demore até 6 ou 7 anos para que pelo menos os países principais na área da tecnologia, já tenham a maior parte da população utilizando ela.

Uma das coisas discutidas tem sido com relação a latência, promessa que a 5G já conseguiria resolver aumentando as reações tanto dos servidores quanto dos celulares, os gamers foram os primeiros a acharem isso algo extremamente relevante já que jogos em tempo real, precisam de uma conexão de ponta e que não tenham quedas de latência. Com o crescimento constante do mercado para jogos em tempo real, muitos ainda sofrem com o fato da 4G não suportar a velocidade exigida para uma conexão estável.
A internet das coisas é um dos diferenciais pois funcionará como um suporte da 5G dando automação a diversos aparelhos que podem por exemplo medir a sua pressão ao vivo, carros que se pilotam sozinhos como os da Tesla e ainda possibilitará que máquinas se comuniquem entre si. Algumas notícias divulgadas, concluem que podem haver diversas falhas de segurança nessa ”automação”, que podem ser proporcionadas pela internet das coisas, brechas relacionadas a interceptação, rastreio de localização e pishing podem ser algo preocupante na segurança dos usuários e pelo que parece, a 5G não soluciona esse tipo de problema até o momento.

No Brasil essa tecnologia está caminhando para um leilão que será realizado para que a tecnologia seja implementada até o ano que vem pelas operadoras, o governo demonstra grande interesse nela pois enxergam na 5G uma chance alta de ajudar a indústria e o agronegócio, aumentando ainda mais o PIB. É válido lembrar que esse processo de leilão passará pela Anatel que provavelmente fará alterações significativas na sua velocidade ou em outros processos que irão deixar a 5G ainda mais cara e provavelmente não chegará em seu formato original para o Brasil, resta apenas esperar.