Porque a Torre de Pisa é torta?

Conhecida mundialmente por sua inclinação de quase quatro graus, a torre de Pisa fica localizada na Itália, atrás da Catedral de Pisa e é a terceira estrutura mais antiga da Praça da Catedral da cidade. Sua bela arquitetura em estilo românica, possui vários detalhes bonitos em suas colunas, além de alguns relevos e ladrilhos que tornam ela uma ”falha” bonita.

Parte interna com escadarias em desníveis assim como os andares [Foto: Lonewolf197]

Sua altura é de 55,86 metros do solo e seu peso é estimado em cerca de 15.000 toneladas, existem na parte interna 296 degraus que vão até o sétimo andar, mesmo com alguns desníveis e uma estrutura interna bem improvisada.

Hoje essa estrutura, é um monumento muito visitado e rende boas fotos por causa da sua inclinação e parte externa muito bem preservada.

Porque ela é torta?

Para entender isso, primeiro temos que entender o contexto dela, sua construção se iniciou em 1173 e foi interrompida várias vezes por guerras, dívidas e problemas de engenharia que já ocorriam naquele tempo, fazendo com que os engenheiros já tivessem que trabalhar na solução da inclinação da torre desde que fizeram o 3º andar.

Como se não bastasse essa inclinação não resolvida e as guerras na região, o solo arenoso-argiloso acabou se comprimindo abaixo da torre e esse é um dos motivos pelo qual ela não tombou e permaneceu torta, após muitos anos, ela só foi ser ”concluída” com todos os seus erros em 1300.

Acredita-se que verdadeiramente a torre nunca foi reta, isso por que até os andares inferiores eram inclinados e por incrível que pareça, em Pisa essa não é a única construção ”inclinada”, vários outros edifícios e igrejas também são inclinadas em direções diferentes por causa do solo que não suporta muito peso.

Essa torre vai cair um dia?

Houveram nas últimas décadas do século XX, um aumento no ângulo de inclinação, o que fez com que a torre corresse o risco de cair. Desde 1990 houveram obras de reforço que reduziram a inclinação da torre voltando ao seu nível de dois séculos passados, elas duraram até 2001.

Blocos de chumbo colocados para tentar colocar a torre no ângulo correto [Foto: Rolf Gebhardt]

Acredite ou não, essa torre resistiu a terremotos e guerras próximas então ela não cai com facilidade. Só em 2008 ela atingiu o seu nível final de reforço com blocos de chumbo na parte de trás da torre, isso vai mantê-la segura por mais três séculos de acordo com vários especialistas que foram acionados pelo governo para cuidar da estabilidade da torre.

O conteúdo acabou mas temos algo a oferecer antes de você encerrar essa matéria, já se imaginou garantindo o seu futuro com jogos?

O curso GAME ART TOTAL tem o objetivo de ensinar os alunos a criarem artes para jogos 2D e 3D, desde os primeiros passos.

CURSO GAME ART TOTAL Funciona? Crie artes profissionais para jogos!Clique Aqui e se prepare para criar um jogo TOP

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: