O que é areia movediça?

Foto: Wikipédia – Hughesdarren

Sempre vemos ela em desenhos animados ou em jogos onde o personagem acaba não se dando conta de que está afundando na areia e ela, meio que parece ”puxar” o personagem mesmo com ele parado, mas na verdade não funciona bem assim.  Sabendo disso, vamos separar em etapas desde o que é, onde fica até como sair da areia movediça.

O que é areia movediça?

Foto: Flickr – Jocelyn Erskine

A areia movediça é uma mistura de areia e água, ou areia e ar, que visualmente parece sólida mas a água acaba transformando essa areia em água líquida que desmorona com o peso junto ao movimento. Dessa forma ela vai ficando sólida novamente prendendo tudo o que cai sobre ela e dependendo do quanto se mexe, menores são as chances de sair.

Tecnicamente falando, a areia movediça é um fluido não newtoniano. Isso significa que ele pode alterar sua capacidade de fluir (viscosidade) em resposta ao estresse. A areia movediça imperturbada parece sólida, mas na verdade é um tipo de ”gel”.  A areia movediça perturbadora faz com que flua como um líquido, mas a gravidade age contra você e fazer força acaba não sendo a solução.

Onde a areia movediça é encontrada?

1280px-Stuck_in_Quicksand_(13944309974)

Deserto de Utah [Foto: Flickr – Pierce Martin]

Ao contrário do que você pode ter visto nos filmes, a areia movediça não é encontrada com frequência no deserto. Porque? Porque para que a areia movediça se forme, é necessário que haja água. A água corrente no subsolo agita a areia, o que pode criar areia movediça. Portanto, a areia movediça geralmente está localizada perto de margens de rios, pântanos e praias. 

É possível morrer se ficar preso nela?

desert-g68d48b4fd_1280

Pessoas conseguem se livrar com mais facilidade do que alguns animais da areia movediça

Sim é possível, porém você não será engolido por ela totalmente, a morte poderá ocorrer por fatores externos como:

Síndrome de esmagamento – A pressão estendida sobre o músculo esquelético (como as pernas) e o sistema circulatório causa estragos no corpo. A compressão danifica os músculos e nervos, liberando compostos que causam danos aos rins. Após 15 minutos de compressão, os socorristas devem aplicar técnicas especiais para prevenir a perda de membros e, às vezes, de vidas.

Afogamento – Geralmente muitas das areia movediças ficam perto do mar ou rio, portanto, é comum que a água se mova para a areia movediça. Pode ser uma maré, uma chuva forte e até enchentes.

Hipotermia -Você não pode manter sua temperatura corporal para sempre quando metade de você está envolto em areia. A hipotermia ocorre rapidamente na areia movediça úmida, ou você pode morrer no deserto quando o sol se põe.

Sufocação – Dependendo de como você está posicionado na areia movediça, sua respiração pode ficar prejudicada. Embora você não vá afundar até o peito em pé, cair na areia movediça ou falhar em uma tentativa de auto-resgate pode acabar mal.

Fome ou sede – Caso mesmo parado você não consiga sair, o tempo vai começar a ser o seu maior inimigo e esses fatores podem começar a te influenciar.

Predadores externos – Existem muitos predadores perto desses lugares, isso porque eles sabem que ali é um ponto garantido de alimentação. Podem ter crocodilos, abutres e muitos outros animais que conseguem tirar uma vantagem desse lugar mortal.

É possível sair dela?

É possível mas nem sempre tem como você se salvar sozinho, inclusive é recomendado que primeiro caso você tenha algum celular próximo, ligue para guarda costeira mas se resta apenas você, aí fica tudo mais complicado.

Esse vídeo do canal Tech Insider mostra de uma forma interativa como sair de uma areia movediça

Digamos que ela é muito mais irritante (pelo fato de levar tempo para sair dela e tudo ser lento de se fazer) do que mortal. O recomendado para sair dela é distribuir o seu peso, se deitando de costas e puxando as pernas uma a uma antes de ir para algum lugar firme e depois flutue até a alguma parte do solo mais firme.

Esse vídeo do Nat Geo mostra o apresentador que em poucos segundos já começou a sentir dores nas pernas e precisou ser resgatado pela equipe que estava com ele.

É bem difícil manter a calma, porém, ela é a verdadeira chave para sair disso, vale notar também que geralmente as areia movediças não tem mais que 50 cm de profundidade então digamos que em algum momento você chegará no fim dela ainda sem ter todo seu corpo coberto.

O conteúdo acabou mas temos algo a oferecer antes de você encerrar essa matéria, já se imaginou garantindo o seu futuro com jogos?

O curso GAME ART TOTAL tem o objetivo de ensinar os alunos a criarem artes para jogos 2D e 3D, desde os primeiros passos.

CURSO GAME ART TOTAL Funciona? Crie artes profissionais para jogos!Clique Aqui e se prepare para criar um jogo TOP

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: