O Michigan Micro Mote é considerado o menor computador do mundo. Os criadores dizem que o computador começou a ser desenvolvido há mais de uma década e ele está funcionando como um sensor inteligente capaz de combinar coisas comuns em uma única rede.
![O menor computador do mundo [Foto: University of Michigan]](https://bringtekhome.files.wordpress.com/2023/03/m1-2023.jpg)
O Michigan Micro Mote é o primeiro sistema completo de computador em funcionamento com apenas 1 mm³ (um milímetro cúbico) de volume total, sendo capaz de caber na borda de uma moeda. O M3 (como também é conhecido), é um sistema de computador completo que é capaz de receber dados, processar, armazenar e saber o que fazer com eles a seguir. Certamente, deve ser capaz de produzir as informações processadas.

Davi Blaauw, especialista em ciência e engenharia da computação e professor titular da Universidade, desenvolveu o projeto com mais cinco alunos. Um dos desafios que a equipe enfrentou foi o de desenvolver um componente com necessidade energética reduzida, mas com dimensões mínimas.
Como solução, o grupo optou por células de captação de luz que podem captar tanto a luz do sol quanto luzes artificiais, mantendo o computador funcionando de forma autônoma mas que aparentemente ainda é algo que eles estudam melhorar.

Algumas indústrias demonstraram bastante interesse nele, como por exemplo a medicina que pretende injetar ele em corpos de animais ou humanos para registrar a temperatura, tirar fotos internas e gravar diversas outras informações do corpo que hospedar esse nanocomputador por um período de tempo. Ele pode achar algum câncer e monitorar ele, por exemplo, facilitando diagnósticos e quem sabe até propor soluções melhores que um médico especializado poderia propor.
A indústria do petróleo também demonstrou interesse no M3 para verificar questões importantes que envolvem os poços de petróleo, como: profundidade, qualidade e diversas outras questões.
Apesar de ser interessante, o tamanho dele não permite o uso pessoal visto que mal é possível manusear, nem colocar: mouses, teclados e outras tecnologias para funcionar nele. Até pela página original do projeto, o fim dele é especificamente para indústrias como as que citamos acima, mas o projeto ainda parece estar em desenvolvimento e sem dúvidas abrirá um grande leque de novidades no futuro.
E você, o que acha do M3? Como pensa em usos práticos dele?
Comenta ai!