Sempre quando pensamos no animal mais rápido do mundo, já vem na nossa cabeça o guepardo. Porém ele não é o mais rápido de todos e sim o mais rápido no chão, chegando a atingir até 115 km/h.
O animal mais rápido do mundo é o falcão-peregrino que pode chegar a 320 km/h quando está em mergulho para buscar sua presa. Essa ave de médio porte pode ser encontrada em todos os continentes menos na Antártida.
A perfeita e rápida locomoção no ar deve-se a diversas adaptações. Sendo uma ave, o seu corpo é revestido com penas, que têm origem na epiderme, as quais têm uma função isoladora e também são impermeáveis. Possui asas rígidas bem justas ao corpo que apresentam uma envergadura entre os 80 e os 115 centímetros. Todo o seu corpo se encontra bem adaptado às suas performances de voo em lugares abertos.
Toda essa velocidade não é à toa, essa ave se alimenta de uma grande variedade de presas que também se movem rapidamente, incluindo: aves, morcegos, pequenos mamíferos e ocasionalmente peixes e insetos.
É relativamente comum ver essa ave em cidades grandes como São Paulo, isso porque elas costumam caçar pombos. Apesar de gostar das cidades para caçar, o habitat preferido do falcão-peregrino são regiões montanhosas ou costeiras onde fazem os seus ninhos.
Essa ave é muitas vezes vítima de outras aves de rapina que roubam as suas presas mas não correm nenhum risco de extinção ou sequer geram alguma preocupação à ciência.