Quake 3 Arena mostra como a inteligência artificial se parece conosco

Anúncios

Não é de agora que a inteligência artificial nos surpreende, esse caso inclusive também já é bem antigo, mas resolvemos trazer ele e falar um pouco mais sobre.

O jogo Quake 3 Arena é relativamente famoso entre os gamers que curtem jogos de tiro ou que apenas ja ouviram falar de um dos vários Quakes que existem. É normal que em jogos onde existe o modo de jogar sozinho como o Quake 3, muitos usem a IA (basicamente os robôs do jogo) para treinar e deixar o jogo com mais desafios.

No modo de treino do Quake, é possível treinar estratégias e melhorar a sua mira contra robôs que vão ao longo do tempo descartando as estratégias ineficientes para se manterem vivos, aumentando ainda mais o nível de jogabilidade.

Sabendo dessa habilidade da inteligência artificial, um usuário do 4chan (um fórum de jogos onde surgem vários relatos desse tipo), resolveu testar como ela se comportaria em um jogo longo. Para fazer isso funcionar, ele criou um servidor pirata e colocou 16 robôs para brigarem entre si em uma partida que ficaria rodando por 4 anos.

Após esse tempo, o usuário quis voltar a ver o seu experimento para analisar como a inteligência artificial tinha se comportado sem a sua presença ou até mesmo, para conferir se a partida ainda existia devido a tanto tempo rodando.

Chegando no servidor ele se depara com todos os robôs parados, sem esboçar nenhuma reação (algo já incomum quando falamos de robôs de jogos de tiro em times diferentes), o usuário então, tenta entrar no servidor uma segunda vez achando que era um bug. Na segunda vez o comportamento ainda permanece o mesmo, porém os robôs passam a seguir ele e a observar, como se estivessem com receio do comportamento desse novo jogador.

Como teste, ele decide atirar em um dos robôs e automaticamente todos os robôs (até mesmo os do outro time do que ele matou), entenderam que a presença desse novo jogador no servidor, perturbava a paz e então optam por matar o humano que quebrou essa trégua.

Infelizmente o final da história é que após isso acontecer, o servidor travou e desligou. No fórum, o usuário relatou que a quantidade de informação tática de cada robô acumulava 512 MB, totalizando 8 GB de informação no mesmo servidor, algo considerado extremamente alto para um jogo de 1999.

Esse caso foi publicado em um fórum por um usuário anônimo que disponibilizou o seu save antes do crash mas não é possível de fato confirmar a veracidade da história.

Se essa história for real, é interessante pensar que a inteligência artificial chegou na conclusão que a paz era a solução para um conflito sem sentido, existente apenas por cada um pertencer a um time e eliminar aquele que incomodava essa paz, seria de fato a melhor solução.

A matéria acabou mas muita calma nessa hora!

Já pensou em aprender a desenhar do zero, o que você quiser? O curso da Método Fanart já ajudou mais de 100 mil pessoas de todas as idades a realizarem o sonho de aprender a desenhar.

Clique aqui e prepare-se!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: