TOP 10: Os maiores animais do mundo

Anúncios

A Terra é cheia de seres vivos com os mais diversos tipos de adaptações e tamanhos diferentes para que a sobrevivência em meio aos desafios da natureza seja ainda mais garantida. É ainda mais interessante pensar que o tamanho desses animais seja um tipo de adaptação natural ao meio em que ele vive, às vezes ter um tamanho grande pode ser um grande facilitador e às vezes acaba sendo muito difícil por causa da movimentação e até da quantidade de alimento que eles precisam para ter energia.

Sem muita demora, vamos listar aqui os 10 maiores animais do mundo e vamos falar um pouco sobre eles.

01 – Baleia Azul

Baleia Azul

A baleia azul é o maior animal vivo que conhecemos, atingindo um peso de cerca de 198 toneladas e um comprimento de 30 m. Suas línguas sozinhas podem pesar tanto quanto um elefante e seus corações tanto quanto um carro, mas eles sobrevivem comendo uma dieta rica em plâncton minúsculo.

É possível ver esse animal no oceano Pacífico, Atlântico, Índico e Antártico.

Atualmente, essa espécie está classificada, segundo a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional Para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN), como em perigo.

02 – Lula Gigante

Lula gigante [Foto: Tsunemi Kubodera]

Os cientistas ainda não concordam se há mais de uma espécie de lula no mundo animal (alguns especialistas dizem que existem oito espécies diferentes). Este animal pode atingir 18 metros de comprimento e pesar 275 quilos. No entanto, em média, mede 14 metros de comprimento e ainda é um dos maiores animais do mundo.

A lula gigante vive a profundidades superiores a 500 metros e só é encontrada na superfície ou encalhada na praia em ocasiões muito raras. Ao que dizem, elas habitam as profundezas do Oceano Antártico mas já houveram algumas outras aparições em locais distintos.

Elas se alimentam de peixes médios e camarões. Caso enfrentam escassez de comida acabam comendo outras lulas ou até lulas da mesma espécie.

03 – Elefante Africano

Elefante Africano

O maior animal terrestre vivo é o elefante africano, que pode pesar até 6.350 kg (7 toneladas); eles geralmente crescem até 10,6 m do tronco à cauda e têm uma altura de ombro de 4,2 m. Existem pelo menos duas espécies, o elefante da savana e o elefante da floresta, e atualmente se encontram ameaçadas de extinção sendo alguns protegidos por parques na África.

Como um herbívoro, sua dieta consiste de ervas, gramíneas, frutas e folhas de árvores. Um elefante pode ingerir cerca de 100 kg de alimentos por dia.

É possível ver elefantes em diferentes habitats na África e na Ásia.

04 – Girafa

Girafas

Este é um dos maiores animais terrestres, principalmente por causa de sua altura: 6 metros (a maior parte do corpo é formada por seu grande pescoço). Pode pesar entre 750 Kg e 1,5 toneladas. Suas manchas marrons permitem que este animal se misture com o ecossistema. A língua é de cor escura e pode medir cerca de 1 metro de comprimento; ele o usa para puxar as folhas das árvores e comer elas.

Geralmente se encontram Girafas na África em savanas, pradarias e outras regiões de florestas abertas. Atualmente as Girafas se encontram ameaçadas de extinção e andam sendo protegidas por parques da África assim como os elefantes.

05 – Ursos

Urso pardo

A posição de maior carnívoro terrestre vivo é compartilhada entre ursos pardos e ursos polares. Pesando colossais 907 kg (1 tonelada) e atingindo até 3 m de altura quando em pé nas patas traseiras, eles definitivamente conquistaram seu lugar como o maior. Enquanto você encontrará ursos pardos nas florestas e montanhas da América do Norte, Europa e Ásia, você precisa ir mais ao norte até o Círculo Polar Ártico para vislumbrar os ursos polares, que dividem seu tempo entre o mar e o gelo.

Esse animal pode correr até 50 km/h, possuem habilidade para nadar, escalar árvores e ficar em pé. Eles são onívoros e sua dieta inclui mel, larvas, frutas, peixes, mariposas , roedores e carniça de animais maiores.

Hoje esses animais incríveis, sofrem com a perda de habitats e estão em risco mínimo de extinção.

06 – Tubarão baleia

Tubarão baleia

O tubarão-baleia é uma espécie de tubarão filtrador e também, é a maior espécie de peixe existente conhecida. O maior confirmado tinha um comprimento de 18,8 metros.

Eles possuem uma visão altamente apurada e se alimentam de plâncton e pequenos peixes. Apesar de parecerem assustadores, eles são inofensivos para nós humanos e muitos mergulhadores costumam gostar de ver esses animais bem de perto.

Estudos indicam que esse animal consegue viver até 130 anos, mas infelizmente hoje esse animal já se encontra ameaçado de extinção.

07 – Crocodilo de água salgada

Crocodilo de água salgada

O maior réptil do mundo é o crocodilo de água salgada, com machos atingindo comprimentos de 6,1 m e pesando 1075 kg, ou cerca de duas vezes o peso de um urso pardo.

Esse animal é extremamente perigoso para os humanos e se encontra em grande abundância nos Oceanos Índico e Pacífico. Geralmente habitam rios e estuários, mas, como o nome indica, pode também ser encontrado em zonas costeiras de mar aberto.

Extremamente carnívoros, os crocodilos de água salgada comem quase todo tipo de animal que veem pela frente: tartarugas, macacos, insetos, crustáceos, pequenos peixes, búfalos e muitos outros. Ele também é dono da mordida mais forte existente na natureza, podendo gerar uma pressão de 1,6 toneladas.

08 – Avestruz

Avestruz

A maior ave da Terra é o avestruz . Muito grande e pesado para voar, este pássaro é capaz de correr a velocidades de até 70 km/h em longas distâncias. Os machos podem ter mais de 2,8 m de altura e pesar até 155 kg, equivalente a duas pessoas. 

Esses animais são onívoros e comem ervas, folhagem de árvores, arbustos e alguns pequenos vertebrados e invertebrados. Hoje esses animais são encontrados em muitos lugares do mundo devido a sua facilidade em se adaptar a vários tipos de ambientes.

09 – Salamandra gigante chinesa

Salamandra gigante chines [Foto: J. Patrick Fischer]

A Salamandra gigante chinesa é considerada a maior espécie de anfíbios que existe no mundo. Infelizmente algumas ações humanas estão mudando o rumo desse animal e a sua aparição se encontra cada vez mais difícil.

Esses animais ficam localizados na China e no Japão em alguns cursos de água e lagos montanhosos. Vivendo por esses locais, eles conseguem atingir mais de 2 metros e conseguem chegar a um peso de 25kg.

As adaptações da salamandra gigante tornam elas quase invisíveis em meio a natureza, elas conseguem até respirar pela pele e passam toda a sua vida na água. Elas também possuem um metabolismo lento e graças a isso quase não ingerem alimento.

Elas costumam caçar a noite e sua principal adaptação para a caça é a camuflagem misturada a alta paciência. No geral caçam caranguejos, lagostins, sapos, rãs, girinos, moluscos, répteis e pequenos mamíferos nadadores.

10 – Besouro gigante

Besouro Gigante [Foto: Didier Descouens]

O maior inseto que conhecemos, é habitante da América do sul e é considerado o maior besouro conhecido do mundo, alcançando facilmente os 15-16 cm de comprimento, e com mandíbulas que podem até partir canetas ao meio e até rasgar a carne humana.

A matéria acabou mas muita calma nessa hora!

Já pensou em aprender a desenhar do zero, o que você quiser? O curso da Método Fanart já ajudou mais de 100 mil pessoas de todas as idades a realizarem o sonho de aprender a desenhar.

Clique aqui e prepare-se!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: