O minério mais raro do mundo

Anúncios

A painita é considerada o minério mais raro do mundo pelo Guinness Book. Esse minério foi descoberto na Birmânia em 1951 pelo gemologista britânico Arthur Charles Davy Pain e, por décadas, só duas eram conhecidas.  Em 2005 tinham dezoito exemplares conhecidos, sendo todos numerados e contabilizados. 

Painita bruta

É possível ver algumas variações de cores desse minério, dentre elas: vermelho, marrom, rosa e verde. Os únicos lugares onde existe a probabilidade de achar esse minério são: Myanmar e Mogok (Birmânia).

Painita lapidada Foto: G-Empire The World of Gems – Die Welt der Edelsteine

As painitas apresentam alguns desafios para os lapidadores de gemas que precisam ter certas habilidades para torná-las atrativas. Elas são relativamente sensíveis à manipulação e tendem a perder o brilho dependendo de como são lapidadas, além disso algumas possuem a coloração mais opaca tornando o produto final com menos valor.

Em uma pesquisa rápida conseguimos achar uma painita por R$ 200,00 em minério bruto no Mercado Livre e ela limpa em um site de minérios por cerca de R$ 52.000.

Nos últimos anos, algumas minas em Myanmar começaram a exploração da pedra, e agora são ditas mais de 1000 pedras conhecidas. Ainda sim, sua pouca presença no mercado torna esse minério tão raro quanto o diamante, porém menos valiosa na questão de valor de mercado.

A matéria acabou mas muita calma nessa hora!

Já pensou em aprender a desenhar do zero, o que você quiser? O curso da Método Fanart já ajudou mais de 100 mil pessoas de todas as idades a realizarem o sonho de aprender a desenhar.

Clique aqui e prepare-se!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: