Erguida em 1889, esse icônico monumento situado na França em Paris, recebe visitantes do mundo todo que buscam além de ver esse monumento de perto, subir nele para ver a imensidão da linda cidade lá do alto. Conhecida também como Dama de Ferro, a Torre Eiffel recebe cerca de 7 milhões de turistas por ano e guarda muita história.
A torre Eiffel tem 324 metros de altura e é considerada uma das estruturas mais altas do mundo desde a sua conclusão até 1930, junto a construções como: Empire State, World trade center e até o Burj Khalifa.
De onde surgiu a ideia de fazer uma torre?
O governo francês quis ter esse monumento pois a França estava no seu ápice de indústrias e grandes talentos estavam surgindo (matemáticos, artistas, cientistas e arquitetos). A Torre Eiffel foi feita para comemorar o centenário da Revolução Francesa mas o seu objetivo verdadeiro era mostrar às outras nações o poder e as habilidades industriais da França.
A ideia começou em 1889 graças a um concurso incentivado pelo governo francês, onde iria ocorrer uma exposição de projetos arquitetônicos chamada Exposition Universelle e o ganhador teria o seu monumento localizado no Campo de Marte, sendo assim o símbolo da comemoração centenária da Revolução Francesa.
Começo da construção
Gustave Eiffel – Arquiteto da Torre Eiffel e também da Estátua da Liberdade (EUA)
Gustave Eiffel foi escolhido pelo governo francês e logo então se tornou o grande responsável pelo projeto e por isso a torre recebeu o seu nome, ele teve a ajuda de outros grandes engenheiros. Merecidamente esses engenheiros, cientistas e matemáticos, são homenageados em uma placa que fica na lateral da torre com 72 dos nomes que contribuíram para a existência dela.
Cada peça da torre foi projetada e calculada com extrema precisão, além disso o projeto também precisou ser mais embelezado (os franceses obviamente seriam exigentes no quesito artístico), junto a essa demanda, entra Stephen Sauvestre responsável por deixar o projeto ainda mais bonito.
Para que o projeto fosse algo compensativo e feito em um curto período de tempo, era preciso que o ferro fosse produzido em grande quantidade e seu preço fosse o mais acessível possível, com muitas indústrias surgindo, a Torre Eiffel foi produzida sem nenhum problema, usando materiais de ponta e personalizados.
A estrutura da Torre Eiffel, chega a pesar 7.300 toneladas (vale lembrar que esse peso se deve a ela ser puro ferro em sua estrutura), muitos imaginam que ela deve ter demorado bastante para ser construída, mas isso não é verdade. A obra foi iniciada em 28 de janeiro de 1887 e em 31 de março de 1889, a torre foi rapidamente terminada, demorando apenas cerca de 2 anos e 2 meses para que essa magnífica estrutura fosse completamente construída.
Uma estranha estrutura para os parisienses
Hoje, os parisienses se orgulham da impressionante Torre Eiffel mas quando a construção acabou, a maioria dos parisienses simplesmente não gostaram do resultado. Além de ser um povo muito ligado a arte, os franceses no geral costumam ser bem críticos até mesmo com a arquitetura.
O visual clássico da linda cidade de Paris agora estava tomado por uma grande torre metálica que não combinava com a arquitetura daquele tempo em absolutamente nada. A interpretação de muitos era que a obra apenas marcava ainda mais a forte presença industrial e deixava de lado as raízes artísticas do país.
Os parisienses falavam mal da Torre Eiffel, dando apelidos como “rede de transmissão de energia” e “chaminé de fábrica’’. Apesar das fortes críticas, a Torre Eiffel se firmou como um dos destaques da cidade, hoje seria impossível imaginar Paris sem ela.
Algumas curiosidades sobre a Torre Eiffel
• A estrutura da torre possui mais de 15 mil peças de ferro e 2,5 milhões de parafusos, ela é tão grande que além de ter todas essas peças, são necessários 1.710 degraus para chegar no topo dela, mas os visitantes optam pelo elevador que existe na torre.
• A torre fica 15 cm mais alta nas épocas de verão por causa da dilatação do metal.
• Apesar de todo planejamento, ela foi feita para ser uma estrutura temporária, especificamente para a exposição.
• A torre possui sua forma arredondada para ser usada como entrada para a exposição e não para ser apenas um único monumento.
• Os franceses buscaram várias outras formas de utilizar a torre, dentre elas: propósitos militares (ela capturava telegramas importantes) e fins científicos.
• Ela quase foi demolida pois quase ninguém gostava dela, por sorte os franceses acharam algum motivo para ter ela, começaram a usá-la como antena transmissora de ondas de rádio e graças a isso ela permaneceu existindo.
• Até hoje a torre é utilizada para transmissão, contendo 120 antenas, 32 estações de rádio e transmitindo para 40 canais de TV.
• O monumento hoje é dividido em 3 andares, neles existem: restaurantes, lojas, lugares para observação, salas de exposições e até o escritório do Gustave Eiffel.
A matéria acabou mas muita calma nessa hora!
Já pensou em aprender a desenhar do zero, o que você quiser? O curso da Método Fanart já ajudou mais de 100 mil pessoas de todas as idades a realizarem o sonho de aprender a desenhar.