A história da Torre Eiffel

Anúncios

Erguida em 1889, esse icônico monumento situado na França em Paris, recebe visitantes do mundo todo que buscam além de ver esse monumento de perto, subir nele para ver a imensidão da linda cidade lá do alto. Conhecida também como Dama de Ferro, a Torre Eiffel recebe cerca de 7 milhões de turistas por ano e guarda muita história.

A torre Eiffel  tem 324 metros de altura e é considerada uma das estruturas mais altas do mundo desde a sua conclusão até 1930, junto a construções como: Empire State, World trade center e até o Burj Khalifa.

De onde surgiu a ideia de fazer uma torre?

O governo francês quis ter esse monumento pois a França estava no seu ápice de indústrias e grandes talentos estavam surgindo (matemáticos, artistas, cientistas e arquitetos). A Torre Eiffel foi feita para comemorar o centenário da Revolução Francesa mas o seu objetivo verdadeiro era mostrar às outras nações o poder e as habilidades industriais da França.

A ideia começou em 1889 graças a um concurso incentivado pelo governo francês, onde iria ocorrer uma exposição de projetos arquitetônicos chamada Exposition Universelle e o ganhador teria o seu monumento localizado no Campo de Marte, sendo assim o símbolo da comemoração centenária da Revolução Francesa.

Começo da construção

Gustave Eiffel – Arquiteto da Torre Eiffel e também da Estátua da Liberdade (EUA)

Gustave Eiffel foi escolhido pelo governo francês e logo então se tornou o grande responsável pelo projeto e por isso a torre recebeu o seu nome, ele teve a ajuda de outros grandes engenheiros. Merecidamente esses engenheiros, cientistas e matemáticos, são homenageados em uma placa que fica na lateral da torre com 72 dos nomes que contribuíram para a existência dela.

Cada peça da torre foi projetada e calculada com extrema precisão, além disso o projeto também precisou ser mais embelezado (os franceses obviamente seriam exigentes no quesito artístico), junto a essa demanda, entra Stephen Sauvestre responsável por deixar o projeto ainda mais bonito. 

Para que o projeto fosse algo compensativo e feito em um curto período de tempo, era preciso que o ferro fosse produzido em grande quantidade e seu preço fosse o mais acessível possível, com muitas indústrias surgindo, a Torre Eiffel foi produzida sem nenhum problema, usando materiais de ponta e personalizados.

A estrutura da Torre Eiffel, chega a pesar 7.300 toneladas (vale lembrar que esse peso se deve a ela ser puro ferro em sua estrutura), muitos imaginam que ela deve ter demorado bastante para ser construída, mas isso não é verdade. A obra foi iniciada em 28 de janeiro de 1887 e em 31 de março de 1889, a torre foi rapidamente terminada, demorando apenas cerca de 2 anos e 2 meses para que essa magnífica estrutura fosse completamente construída.

Uma estranha estrutura para os parisienses

Hoje, os parisienses se orgulham da impressionante Torre Eiffel mas quando a construção acabou, a maioria dos parisienses simplesmente não gostaram do resultado. Além de ser um povo muito ligado a arte, os franceses no geral costumam ser bem críticos até mesmo com a arquitetura.

O visual clássico da linda cidade de Paris agora estava tomado por uma grande torre metálica que não combinava com a arquitetura daquele tempo em absolutamente nada. A interpretação de muitos era que a obra apenas marcava ainda mais a forte presença industrial e deixava de lado as raízes artísticas do país.

Os parisienses falavam mal da Torre Eiffel, dando apelidos como “rede de transmissão de energia” e “chaminé de fábrica’’. Apesar das fortes críticas, a Torre Eiffel se firmou como um dos destaques da cidade, hoje seria impossível imaginar Paris sem ela.

Algumas curiosidades sobre a Torre Eiffel

• A estrutura da torre possui mais de 15 mil peças de ferro e 2,5 milhões de parafusos, ela é tão grande que além de ter todas essas peças, são necessários 1.710 degraus para chegar no topo dela, mas os visitantes optam pelo elevador que existe na torre.

• A torre fica 15 cm mais alta nas épocas de verão por causa da dilatação do metal.

• Apesar de todo planejamento, ela foi feita para ser uma estrutura temporária, especificamente para a exposição.

• A torre possui sua forma arredondada para ser usada como entrada para a exposição e não para ser apenas um único monumento. 

• Os franceses buscaram várias outras formas de utilizar a torre, dentre elas: propósitos militares (ela capturava telegramas importantes) e fins científicos.

• Ela quase foi demolida pois quase ninguém gostava dela, por sorte os franceses acharam algum motivo para ter ela, começaram a usá-la como antena transmissora de ondas de rádio e graças a isso ela permaneceu existindo.

• Até hoje a torre é utilizada para transmissão, contendo 120 antenas, 32 estações de rádio e transmitindo para 40 canais de TV. 

• O monumento hoje é dividido em 3 andares, neles existem: restaurantes, lojas, lugares para observação, salas de exposições e até o escritório do Gustave Eiffel.

A matéria acabou mas muita calma nessa hora!

Já pensou em aprender a desenhar do zero, o que você quiser? O curso da Método Fanart já ajudou mais de 100 mil pessoas de todas as idades a realizarem o sonho de aprender a desenhar.

Clique aqui e prepare-se!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: