5 desenhos/animes que tiveram episódios censurados no Brasil

Anúncios

Desenhos são um dos melhores passatempos que já existiram, várias gerações gostavam de se distrair e rir do que eles transmitiam para o público. Atualmente os desenhos mais assistidos são os de origem japonesa (conhecidos como animes), o que os dois possuem em comum são: entreter o público e episódios bizarros.

Aqui vão 5 desenhos/animes que lançaram aquele episódio bizarro que nos dias de hoje, seriam obviamente cancelados:

Pokémon – Electric Soldier Porygon e Férias em Acapulco

Pokémon conta a história de Ash Ketchum, uma criança que viaja através de diferentes regiões capturando novos pokémons e treinando-os para se tornar “o maior mestre pokémon”.  O que tornou o anime popular de fato, é o pokémon dele chamado de Pikachu que o acompanha em todas as viagens, sendo considerado ”fofo” e a diversidade de pokémons existentes em todo o desenho.

O anime é bastante popular aqui no Brasil, chegando a ser exibido em alguns canais de TV aberta como: Globo, Rede Record e atualmente passa na Rede TV. Alguns outros canais fechados também exibem pokémon no Brasil como o Cartoon Network e existe um grande divulgação do anime nos streamings até os dias de hoje.

Mas assim como qualquer desenho, sempre ocorrem alguns ”erros”, em sua grande maioria acidentais, por sorte esse é o caso desses dois episódios do Pokémon que foram censurados no Brasil:

Electric Soldier Porygon (cuidado com a vista ao ver o vídeo):

Esse é o 38 episódio da primeira temporada do anime que entrou em 1997 para o ar no Japão e desde então nunca mais foi visto em nenhum país. O episódio ficou conhecido pela sua sequência de efeitos visuais com cores muito fortes que ocupavam grande parte da tela e chegaram a causar convulsões em um grande número de espectadores japoneses (cerca de 685 pessoas).

Férias em Acapulco:

O Episódio 18 (Férias em Acapulco) é um episódio em que o personagem James da Equipe Rocket se produz de mulher, ficando com grandes seios, para poder participar de um concurso de biquínis que está acontecendo na praia. A cena foi considerada sexualmente apelativa, porque os seios de James seriam uma atração para o travestismo. Depois o episódio teve sua exibição permitida, porém apenas no Kids’ WB no dia 24 de junho de 2000 e não foi traduzido porque o consideraram um episódio muito curto. Dizem que esse episódio mostrava o travestismo durante o anime Pokémon.

Existiram alguns outros episódios que foram banidos do Pokémon mas esses dois são os mais populares.

Pato Donald: O Rosto de Der Führer

Pato Donald é um dos principais personagens animados da The Walt Disney Company. Um pato azarado e de pavio curto, sempre vestido de marinheiro (várias adaptações o põem como tendo servido na Marinha), acabou por inspirar a criação de todo um universo de patos em formato de comédia/crítica.

O episódio com a presença do Pata Donald, é chamado de: Der Fuehrer’s Face sendo uma curta-metragem de animação produzida pelos Estúdios Disney em 1942 de orientação anti-n@zista lançada nos cinemas dos Estados Unidos em 1 de janeiro de 1943.

Essa curta metragem, venceu o Oscar de melhor curta de animação e foi eleito o vigésimo segundo melhor curta de animação da história do cinema americano. Mesmo com tantas premiações, o episódio foi banido de qualquer tipo de mídia no Brasil pelo fato do Pato Donald seguir Hitl3r no episódio e expressar muitas das coisas que os n@zistas faziam.

South Park – Bloody Mary

South Park mostra a vida de 5 crianças na cidade de south park que se metem em situações aleatórias e cômicas o tempo todo, abordando os mais diversos e espinhosos temas de todo o mundo aleatoriamente.

O episódio de South Park chamado de ”Bloody Mary”, era o último da nona temporada (geralmente para quem assiste south park, esses costumam ser os mais polêmicos e com um teor de comédia ainda maior).

Transmitido em 7 de dezembro de 2005 pelo Comedy Central, um dos personagens frequenta uma reunião de alcoólicos anônimos enquanto algumas pessoas ficam ao redor de uma estátua da virgem Maria que sangra pelo ânus. Apesar de bizarro (algo comum nos episódios de South Park), eles tentaram satirizar as reuniões de Alcoólicos Anônimos e as ocorrências anormais que ocorreram nesse período de estátuas sangrando, porém não deu muito certo por usar uma figura religiosa.

Muitos grupos cristãos e líderes religiosos pediram a remoção do episódio nos EUA e em vários outros lugares do mundo em que a emissora Comedy Central atua e assim, o episódio acabou sumindo aqui do Brasil também.

Os flintstones – Cigarros Winston

Os Flintstones é uma série de televisão animada que foi exibida de 1960 a 1966 e criada por William Hanna e Joseph Barbera. O desenho retrata o cotidiano de uma família de classe média da Idade da Pedra. Calcula-se que já foi assistido por 300 milhões de espectadores em 80 países, sendo dublado em 22 idiomas. 

O desenho ocupou até horários nobres em alguns canais nos Estados Unidos sendo uma das primeiras séries animadas a ficar no ar por um longo tempo contínuo.

Havia uma ideia dos produtores de que Flintstones deveria ser voltado ao público adulto, porém por ser um desenho que passava em horário nobre, ele acabou atraindo crianças a partir de 1962. Antes disso, em 1960, era comum que fossem feitas propagandas de cigarro e uma marca chamada Winston, achou interessante que isso fosse feito para o seu público da época (adulto).

Na época esse episódio não havia sido retirado do ar mas por fazer parte da sequência de episódios, ele teve que ser retirado para que não fosse exibido junto aos outros existentes. Esse episódio foi considerado como algo que poderia induzir as crianças a fumarem e também continham alguns discursos machistas entre Barney e Fred.

Tom e Jerry – Episódio 33

Tom e Jerry conta a história de um gato e um rato onde Tom é um gato determinado, porém impaciente, cujo objetivo de vida é capturar o rato Jerry. Porém, o pequeno animal é inteligente e cheio de habilidades. O clássico desenho acompanha as loucas e eletrizantes perseguições entre gato e rato.

Esse é um desenho muito tradicional que quase toda criança se lembra, ele foi banido em várias partes do mundo por conteúdo ofensivo. O desenho mostra: tabagismo, consumo de álcool, abuso de substâncias nocivas e violência.

Nesse episódio 33, o motivo de sua saida dos episódios foi pelo fato deles terem cometido suicídio nos trilhos quando um trem se aproxima e tira a vida dos dois.

Até os dias de hoje esse desenho ainda passa em diversos canais, mas ainda se discute se o desenho é politicamente correto (pelo fato de ter vários tipos de agressões).

A matéria acabou mas muita calma nessa hora!

Já pensou em aprender a desenhar do zero, o que você quiser? O curso da Método Fanart já ajudou mais de 100 mil pessoas de todas as idades a realizarem o sonho de aprender a desenhar.

Clique aqui e prepare-se!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: