7 empregos que sumiram ao longo dos anos

Anúncios

Existiram várias profissões ao longo dos anos que apesar de úteis deixaram de existir e junto com o avanço da tecnologia, a extinção de profissões se tornaram ainda maiores. Fizemos uma lista com as profissões extintas em algum momento da história e que eram muito úteis pra sociedade enquanto existiram.

Telefonista

Imagem: FPC – Fundacao Portuguesa das Comunicacoes

Há alguns anos atrás, a profissão telefonista era considerada altamente promissora apesar de altamente exaustiva, naquele tempo essa profissão era basicamente o ápice da tecnologia porque ela surgiu no tempo em que o telefone começou a se popularizar e a depender das telefonistas para funcionar. As pessoas tinham que ligar para central de telefonia para que uma operadora usasse sua mão para conectar a sua chamada a linha que você queria.

O fim da profissão aconteceu perto de 1960 com a automatização desse processo sem precisar de um atendente para fazê-lo, dessa forma a profissão simplesmente sumiu até 1980.

Acendedor de postes

Hoje pode parecer bizarro falar que existia alguém que acendia postes de lampiões, mas antigamente isso era de extrema utilidade, sem energia elétrica, a iluminação era algo essencial e é claro que era preciso de alguém para fazer isso manualmente. O acendedor de postes usava querosene e fogo para acender os lampiões todas as noites e também era responsável por apagá-los, a profissão no Brasil era realizada por escravos mas na Europa ela era remunerada.

Arrumador de pinos de boliche

Antigamente não existia todo esse maquinário que coloca os pinos de volta e devolve a bola que você jogou, tudo isso era feito manualmente. Essa profissão se popularizou na Europa e nos EUA durante o século XIX,  empregava crianças que se revezavam para colocar os pinos em cada jogada mas deixou de existir por causa da criação de máquinas que substituiam os pinos automaticamente.

Leiteiros

Leiteiro em São Paulo [Foto: sãopauloantiga.com.br]

Assim como nos filmes americanos, sempre quando ele remonta a algo perto de 1990, ele faz questão de retratar os leiteiros que entregavam leites em garrafas de vidro de porta em porta logo pela manhã. A profissão foi extinta por causa da vigilância sanitária que não permite mais a comercialização do leite sem que ele tenha passado por processos de higienização e armazenamento corretamente. 

Lanterninha de cinema

[Imagem: Arquivos da Universidade de Kentucky]

Em muitas salas de cinema, existiam lanterninhas para ajudar as pessoas a acharem o seu assento no escuro e também para iluminar o chão no tempo em que não haviam LEDS para iluminar o chão e as escadas. A profissão deixou de existir quando começou a existir iluminação adequada dentro dos cinemas mesmo sem LEDS mas apenas com lâmpadas para iluminar o caminho.

Datilógrafo

Até os dias de hoje ainda existem algumas poucas máquinas de escrever mas antigamente existiam profissionais dedicados para produzir e editar documentos nos datilógrafos. Essa profissão acabou próximo dos anos 90 com os computadores e consequentemente as impressoras.

Tipógrafo

A indústria da impressão antigamente funcionava através de ”carimbos”, então todos os jornais e revistas utilizavam de pequenos blocos de carimbo para formarem todo texto. Essa profissão tinha jornadas longas porque ela tinha a missão de dar a notícia em um tempo rápido e ainda fazer um jornal com várias páginas carimbando letra por letra.

Com as chegadas de máquinas para impressão ainda que um pouco diferentes das que conhecemos hoje e da impressão computadorizada, essa profissão deixou de existir para esse fim específico e passou a existir mais para o meio digital, voltada para criar fontes e vende-las para editoras (como exemplo de fonte existe a Arial).

A matéria acabou mas muita calma nessa hora!

Já pensou em aprender a desenhar do zero, o que você quiser? O curso da Método Fanart já ajudou mais de 100 mil pessoas de todas as idades a realizarem o sonho de aprender a desenhar.

Clique aqui e prepare-se!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: