O que é o Planeta Nove?

Anúncios

Para os fãs da astronomia, esse nome já havia sido ouvido algumas vezes na internet, porém para quem não conhece muito, será certamente uma novidade.

Tudo começou quando pesquisadores da Caltech encontraram evidências matemáticas que demonstravam que poderia existir um nono planeta em nosso sistema solar (na pesquisa americana ele é chamado de planeta X). Esse objeto poderia ter uma massa 10 vezes maior que a da Terra e orbitar 20 vezes mais longe do Sol do que Netuno, levando entre 10.000 e 20.000 anos terrestres para fazer uma órbita completa ao redor do Sol.

Essa imagem mostra a órbita que o Planeta Nove possivelmente faz ( sinalizada em amarelo )

Acredita-se que o Planeta Nove seja o responsável por exercer uma influência gravitacional em alguns objetos no Cinturão de Kuiper, região com mais de 1.000 asteroides, já identificados ao redor do Sol.

Apesar da expectativa matemática, que geralmente pode significar algo, o anúncio não significa que essa ”descoberta” realmente exista, infelizmente ela é apenas uma teoria sem nenhuma observação direta do objeto. 

Buscas pelo Planeta Nove

The Pan-STARRS1 data archive home page

Telescópio Pan STARRS no Havaí ( famoso por detectar o Oumuamua e catalogar um mapa gigante de estrelas descobertas) [Foto: panstarrs.stsci.edu]

Atualmente as buscas pelo planeta nove estão cada vez menores, isso porque até equipamentos sofisticados como o Wise (responsável por detectar cometas, asteróides e outros objetos por infravermelho) e o Pan-STARRS (responsável por detectar asteroides) sequer conseguiram detectar o Planeta Nove, porém ainda há esperança para a ciência de que esse objeto exista no Sistema Solar exterior.

Apesar de já não ser midiático, o Planeta Nove segue sendo investigado pelo Instituto de Tecnologia da Califórnia, tendo Michael Brown como publicador inicial da ideia do Planeta Nove, que também foi responsável por rebaixar Plutão como ‘’planeta anão’’, algo que também não foi muito aceito pela comunidade científica.

Brown e Batygin, esperam que em algum momento uma das órbitas que esse planeta fizer, torne ele mais brilhante, com isso poderíamos com algum equipamento observacional, detectá-lo.

Como seria esse planeta?

Se o Planeta Nove existir de verdade, provavelmente ele seria um gigante gasoso com temperaturas extremamente frias e com um material científico de alto valor, mesmo que ainda não pudesse ser explorado em solo. Ele pareceria bastante com Netuno e seria bem menor do que o último planeta do Sistema Solar.

O que dizem outros astrônomos e o que isso muda cientificamente?

Muito céticos como por exemplo o físico Kevin Napier da Universidade de Michigan, consideram o Planeta Nove apenas como uma ilusão estatística, segundo ele existe um número pequeno de órbitas de objetos usados como evidência da existência do Planeta Nove.

Para o astrônomo do Observatório Nacional, Dr. Filipe Monteiro, se o Planeta Nove for, de fato, descoberto, isso terá implicações consideráveis para o estudo do nosso Sistema Solar:

“A descoberta do planeta nove seria mais um passo na busca de completar o quebra-cabeças que explica a arquitetura do nosso Sistema Solar, como ele evoluiu e atingiu a configuração que conhecemos hoje”, destacou o astrônomo.

A matéria acabou mas muita calma nessa hora!

Já pensou em aprender a desenhar do zero, o que você quiser? O curso da Método Fanart já ajudou mais de 100 mil pessoas de todas as idades a realizarem o sonho de aprender a desenhar.

Clique aqui e prepare-se!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: