O que é metaverso?

Anúncios

Atualmente muitas empresas gigantes falaram sobre a criação do seu próprio metaverso ou sobre sua evolução, como por exemplo: Facebook, Roblox (jogo infantil em 3D com vários mundos), Microsoft e o popular jogo Fortnite.

O metaverso sempre está ”mudando” de interpretação por causa do avanço tecnológico mas atualmente é possível considerar o metaverso como uma rede gigantesca e interoperável de mundo virtuais em 3D em tempo real, com um tipo de ”presença real” de uma pessoa e com infinitas continuidades de dados como: objetos, pagamentos, história, direitos, comunicações e muito mais.

A palavra metaverso vem de duas palavras ”meta” e ”verso”, sendo a palavra ”meta” que significa ”além” e a palavra ”verso” que significa ”universo”. Por incrível que pareça essa palavra surgiu em 1992 na literatura e foi amplamente descrita por Neal Stephenson no seu livro Snow Crash onde ele fala que o metaverso é nada mais do que a evolução definitiva da internet.

Apesar desse termo ser um pouco ”novo”, muitas pessoas já experimentam o metaverso há um grande tempo, em muitos jogos ele já existia, como por exemplo: The Sims, Second Life, Habbo, World of Warcraft e o Fortnite que recentemente fez diversos shows de famosos virtualmente para os jogadores.

Os 4 caminhos de uso do metaverso na tecnologia 

Jogos de videogame – Esse caminho já é trilhado pelo metaverso há muitos anos, sendo o Second Life descrito como o primeiro metaverso existente pelo fato de possuir mídias sociais dentro de um mundo virtual, contendo também interações bem parecidas com a do mundo real.

Realidade Virtual – Esse campo é o mais ”recente”, isso se deve por uma certa dificuldade em adaptar aparelho de realidade virtual (que atualmente funciona em óculos VR), primeiramente pelo preço caríssimo e também pelo fato dela exigir movimentação real.

O Facebook criou recentemente o Facebook Horizon (para VR apenas) ainda neste ano, com o mesmo objetivo de criar um tipo de ecossistema bem parecido com a nossa vida real, planejando até fazer o mesmo no Microsoft Team (geralmente usado em reuniões de empresa ou em aulas virtuais).

Educação Ainda falando em aulas virtuais, não dá pra negar a evolução absurda que o metaverso fará nesse setor, propondo cada vez mais ambientes interativos para a aprendizagem que atualmente é considerada bem atrasada.

Trabalho – Com o metaverso, alguns trabalhos irão mudar severamente para um outro ambiente, diminuindo cada vez mais a necessidade de trabalhar presencialmente, facilitando ainda mais a interação entre funcionários e até reuniões.

Algumas profissões também vão se beneficiar com isso, como por exemplo o setor imobiliário, já imaginou poder visitar o seu ”futuro apartamento” apenas por realidade virtual?

Problemas

O futuro com o metaverso tem os seus ”contras” como por exemplo, o vício do usuário que pode ocasionar diversos problemas já conhecidos, como por exemplo: ansiedade, obesidade, depressão, problemas de vista, problemas físicos e muitos outros.

O metaverso aumentará ainda mais a ”bolha de conteúdo”, será o espaço ideal para passar informações para um grupo específico assim como na atualidade, criando uma barreira de opiniões ainda maior, o que possivelmente tornará as pessoas cada vez mais resistentes a uma outra opinião, negando uma realidade e aceitando apenas aquilo em que ela acredita.

A privacidade no metaverso também é algo a se discutir, isso porque a tendência é que cada vez mais as pessoas ”vivam” ele, consequentemente fica mais fácil dessa pessoa passar cada vez mais dados pessoais por lá.

Apesar de todos esses problemas, o metaverso apresenta ser altamente promissor e inovador, tanto para empresas quanto para pessoas, o futuro ainda promete adicionar cada vez mais elementos da vida real no metaverso.

A matéria acabou mas muita calma nessa hora!

Já pensou em aprender a desenhar do zero, o que você quiser? O curso da Método Fanart já ajudou mais de 100 mil pessoas de todas as idades a realizarem o sonho de aprender a desenhar.

Clique aqui e prepare-se!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: