Os 10 animais com as habilidades mais incríveis da natureza

Na natureza cada habilidade é válida para sobrevivência, seja o mimetismo, correr a altas velocidades ou até enxergar de muito longe. Tudo isso faz com que cada animal sobreviva de um jeito diferente em um bioma específico e por mais que muitas habilidades pareçam um tanto quanto ”inúteis”, elas são fundamentais para a sobrevivência.

Nesse Top 10 , separamos alguns animais que possuem as habilidade mais surpreendentes, ambas as escolhas foram muito difíceis porque existem muitos animais mas colocamos aqui, as que achamos mais interessantes:

10- Camaleão – Camuflagem 

O camelão pertence à família dos répteis, da qual também fazem parte o Crocodilo, a tartaruga, o jacaré, a cobra, as lagartixas e muitos outros.  Ele possui características específicas como por exemplo, a capacidade de movimentar seus olhos de forma totalmente independente, ou seja, cada um se move para lados diferentes e em tempos diferentes, também são muito apreciados pela curiosa potencialidade de se camuflar mudando de cor conforme o ambiente onde se encontre, dessa forma ele pode se tornar invisível aos seus predadores.

De quebra, eles são bons sobreviventes tendo alguns talentos como: usar a cauda para escalar árvores,  ficar longos períodos debaixo da água e se alimentar com sua língua comprida de insetos ou pequenos pássaros.

9- Visão – Águia 

A visão dessas aves é cerca de 2 a 8 vezes mais aguçada do que a nossa, pobres humanos e predadores do reino animal. Algumas águias e gaviões localizam suas presas a grandes distâncias.

As águias dependem principalmente da visão apurada para encontrar presas, reconhecer outros indivíduos e detectar a aproximação de competidores.

A acuidade visual da águia é grande pelo fato de o seu olho ter cerca de cinco vezes mais células fotorreceptoras do que o olho humano (o que é nada mais que 1.000.000 de cones por milímetro quadrado, comparados com os humildes 200.000 do olho humano).

O grande truque da visão da águia está exatamente na percepção de cores e também na capacidade de ajustar o foco rapidamente entre objetos a qualquer distância, funciona como uma câmera com um zoom o tempo todo, porém sem desfocar a longas velocidades.

8- Basilisco – Caminhar sobre a água 

O basilisco (Basiliscus basiliscus) é uma espécie de lagarto da família Corytophanidae encontrado próximo a rios e lagos nas selvas das Américas central e do sul. Alimenta-se de insetos, ovos, flores, frutos e pequenos vertebrados, como aves e peixes.

Sua característica mais famosa é a habilidade (compartilhada com os outros lagartos do gênero Basiliscus) de correr sobre a água sem afundar. Essa habilidade incrível ocorre devido à anatomia das patas traseiras do lagarto, com seus dedos bem alongados e unidos uns aos outros por membranas de pele, para distribuir melhor o peso do animal. 

Ele possui bolhas de ar nas patas que auxiliam na movimentação por cima da água, fazendo com que ela tenha um efeito de puxar o animal para baixo bem menor.

7- Besouro – Força 

De todos os besouros, o besouro-hércules (nome científico: Dynastes hercules), é considerado o mais forte do mundo, conseguindo carregar até 850 vezes o seu próprio peso. Eles são encontrados na América Central e também na América do sul e seu nome faz referência a um herói da mitologia grega Hércules, pela sua força.

Alguns outros besouros também possuem uma habilidade um tanto quanto bizarra como o besouro rola-bosta-africano que por ser um Coprófago, ou seja, se alimenta de fezes de outros animais, fazem isso como uma forma de utilizar as fezes para colocar ovos.

6- Baratas – Alto poder de sobrevivência

As baratas têm uma reputação bem merecida como espécie com probabilidade de sobreviver ao apocalipse – afinal, elas podem resistir à decapitação. Por causa de sua resistência, as baratas são objeto frequente de experimentação, e os pesquisadores descobriram que  podem viver semanas sem a cabeça . 

As baratas podem sobreviver à decapitação porque desempenham funções corporais básicas de maneira muito diferente das dos mamíferos. Em vez de respirar pela boca, eles  respiram por orifícios em seus corpos chamados espiráculos . Eles também têm um sistema circulatório aberto, onde o sangue flui livremente pelo corpo, o que mantém a pressão arterial baixa. Isso significa que mesmo um grande corte em um órgão vital não causará uma perda fatal de sangue.

5- Baleias Jubarte – Caça e comunicação únicas

As baleias jubarte podem encurralar peixes usando padrões de alimentação cooperativos e colunas de bolhas de ar chamadas de “redes de bolhas”. Para capturar cardumes de krill ou salmão, uma baleia nadará em um círculo amplo enquanto expele bolhas de ar de seu respiradouro. Outras baleias abaixo da superfície guiam os peixes para a “rede” usando vocalizações e padrões de natação. Finalmente, todo o grupo nadar para a superfície com a boca aberta para se alimentar dos peixes presos. Algumas pesquisas sugerem que a rede de bolhas  cria uma zona silenciosa que silencia os gritos altos das baleias e acalma os peixes com uma falsa sensação de segurança. 

4-Morcegos – Ecolocalização 

Os morcegos têm muitas adaptações únicas e interessantes. Por exemplo, a maioria dos morcegos passa a maior parte do tempo de cabeça para baixo e alguns se alimentam do sangue de outros animais. Eles também são os únicos mamíferos que podem voar. Mas talvez a característica mais impressionante dos morcegos seja sua habilidade de caçar usando a ecolocalização. Com a ecolocalização, os morcegos enviam cliques de alta frequência enquanto voam. Em seguida, eles ouvem as variações nos ecos que voltam, que indicam a localização de insetos próximos. Usando esse sistema, eles são capazes de se alimentar de cerca de 1.000 insetos por noite, todos pegos nas asas.

3- Polvo Mímico – O disfarce realista

O polvo mímico (Thaumoctopus mimicus) é uma espécie de polvo do Indo-Pacífico capaz de imitar outras espécies locais. Eles são notáveis ​​por serem capazes de mudar sua cor e textura da pele, a fim de se misturar com seu ambiente, como rochas incrustadas de algas e corais através de sacos de pigmentos conhecidos como cromatóforos, bem como o comportamento único de tomar forma de vários objetos e animais. Ele é atualmente o único animal marinho conhecido capaz de imitar uma variedade tão grande de animais. Embora alguns outros animais possam imitar uma espécie diferente para evitar ou intimidar predadores, somente o polvo mímico pode imitar uma variedade de formas para enganar os predadores.

2- Axolote – Alto poder de cura

Foto: Esteban Acquaviva

Da mesma espécie das salamandras, o axolote pode medir mais de 30 cm e hoje corre grande risco de extinção, ele fica perto do México e é famoso pelos seus aspectos regenerativos, o que tornou ele alvo para criação de farmacêuticos e estudos científicos.

1- Água-viva – Imortalidade 

Esse animal é de longe o que possui as habilidades mais curiosas e poderosas da natureza, muitas características desse animal são estudadas até o dia de hoje.

A água-viva não possui cabeça, sistema circulatório, órgãos para respiração ou para excreção. O sistema nervoso é difuso e a boca localiza-se na parte inferior do corpo. Seu corpo se assemelha a um guarda-chuva com tentáculos, que são cobertos por células chamadas de cnidócitos.

Esses animais se movimentam lentamente como se fosse um guarda-chuva, se alimentando de plâncton na própria corrente marítima.

A sua força natural principal é sem dúvidas a imortalidade, águas vivas conseguem reestruturar seus tecidos e regredir fases da vida, é como se elas pudessem rejuvenescer constantemente.

Elas possuem também a habilidade de brilhar no escuro, para fugir e atrapalhar predadores. Algumas espécies além de terem essas habilidades, também são altamente venenosas e até fazem elas participarem de uma lista dos animais com o veneno mais mortal do mundo.

O conteúdo acabou mas temos algo a oferecer antes de você encerrar essa matéria, já se imaginou garantindo o seu futuro com jogos?

O curso GAME ART TOTAL tem o objetivo de ensinar os alunos a criarem artes para jogos 2D e 3D, desde os primeiros passos.

CURSO GAME ART TOTAL Funciona? Crie artes profissionais para jogos!Clique Aqui e se prepare para criar um jogo TOP!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: