O que são vulcões?

Um vulcão é uma abertura na crosta terrestre que permite que magma, cinzas e gases entrem em erupção abaixo da superfície. É composta por uma câmara magmática, um respiradouro, uma cratera e uma montanha em forma de cone feita de camadas de cinzas e lava.

A erupção que dependendo pode ser um desastre para cidades que vivem próximas, é basicamente a saída de calor de dentro da Terra a uma temperatura muito elevada, o que gera fortes erupções que expelem lava muito quente.

É válido lembrar que magma é a rocha derretida abaixo da superfície da crosta terrestre mas ela só é chamada de ”lava” quando é expelida pelo vulcão.

As atividades vulcânicas ocorrem em áreas de contato entre placas tectônicas e a movimentação delas, é o fator que vai determinar a dinâmicas desses vulcões.

Vulcões expelem também fluxo piroclástico que assim como a lava, são letais, porém esses costumam gerar mais problemas pois são gases que possuem uma temperatura com cerca de 500 graus celsius. Esses gases são compostos de restos de fragmentos e cinzas vulcânicas que se espalham como uma nuvem ao redor do vulcão.

Tipos de vulcões

Poços de Caldas

Vulcão extinto – São vulcões que nunca entraram em erupção na história da humanidade e possivelmente não entrem mais em atividades. Um exemplo de vulcão, é a cidade de Poços de Caldas em Minas Gerais onde atualmente, existe uma cidade sobre ele.

Vulcão Etna Itália - Foto gratuita no Pixabay

Vulcão Etna

Vulcão ativo – Vulcões que erupcionam regularmente, um dos exemplos de vulcões ativos são: Kilauea no Havaí, Monte Etna na Itália e Monte Stromboli também na Itália, que tem entrado em erupção quase constantemente nos últimos 2.000 anos.

Monte Fuji

Vulcão dormente – Vulcões que não entram em erupção há muito tempo, mas devem entrar em erupção novamente no futuro. Exemplos de vulcões dormentes são o Monte Kilimanjaro, Tanzânia, África e Monte Fuji no Japão.

Estrutura dos vulcões

Câmara de magma Magma do manto da Terra é coletado em uma grande piscina subterrânea. O magma em uma câmara magmática está sob grande pressão, tentando forçar seu caminho para cima, para a superfície.

Respiradouro O magma sobe pelo respiradouro que é como uma chaminé para o vulcão. Existe o respiradouro principal, mas também pode haver respiradouros secundários no lado ou flanco do vulcão. Essas aberturas secundárias produzem cones secundários no flanco do vulcão.

Cratera- A cratera ou caldeira é o elemento em forma de tigela no topo do vulcão que o magma da cloaca irrompe.

Montanha em forma de cone A maioria dos vulcões são montanhas em forma de cone. Eles são formados por camadas alternadas de lava e cinzas de erupções múltiplas. À medida que o vulcão entra em erupção uma camada de lava, a nuvem de cinzas formada durante a erupção esfria e cai mais tarde, isso é conhecido como fluxo piroclástico. Isso forma uma camada de cinzas no topo da lava. Este processo é repetido cada vez que o vulcão entra em erupção.

Porque eles são importantes?

Esse mapa mostra as fronteiras entre as placas tectônicas e áreas de vulcões (estima-se que existam mais de 10.000 vulcões, sendo 500 deles considerados ativos.)

A importância dos vulcões no planeta Terra é imensa, isso porque eles formam novos solos, fornecendo nutrientes minerais para serem absorvidos pelas plantas que irão gerar solo férteis.

Quando o vulcão entre em erupção e depois a lava expelida resfria, o magma se transforma em pedras pretas que são usadas em sabões, produtos de limpeza e até para construir estradas ou prédios.

Não podemos esquecer também da importância dos vulcões que há bilhões de anos atrás liberaram dióxido de carbono e vapor d’água para atmosfera da terra e graças a isso, formou-se a atmosfera que temos hoje e até hoje ele continua fazendo esse trabalho.

O conteúdo acabou mas temos algo a oferecer antes de você encerrar essa matéria, já se imaginou garantindo o seu futuro com jogos?

O curso GAME ART TOTAL tem o objetivo de ensinar os alunos a criarem artes para jogos 2D e 3D, desde os primeiros passos.

CURSO GAME ART TOTAL Funciona? Crie artes profissionais para jogos!Clique Aqui e se prepare para criar um jogo TOP!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: