Parecido com os filmes de ficção científica, o conceito inovador do J-2000 da empresa Jetoptera é bem diferente das aeronaves VTOL (naves que decolam e pousam verticalmente), ele usa um sistema próprio de propulsão chamado de ” sistema de propulsão fluídica ”. Esse mecanismo funciona como um ventilador porém sem hélices dispensando as pás que movem o ar.
O propulsor tem pás internas como forma de aproveitar a dinâmica dos fluidos – neste caso o fluido é o ar – para absorver um fluxo pequeno de ar comprimido, que é então usado para sugar um fluxo muito maior do ar ambiente, criando um fluxo de altíssima velocidade.
O fluxo de ar é direcionado para trás, sobre a superfície em forma de asa do táxi aéreo e ao redor de um anel que compõe o sistema, criando aí uma pressão negativa, permitindo que o avião ganhe sustentação e se eleve.
É um método único de voar pelas nuvens, mas Jetoptera diz que é mais do que algo diferente. A empresa afirma que seu sistema é mais leve e muito mais silencioso do que os sistemas de propulsão tradicionais baseados em hélice. Graças a isso, a aeronave deve ser pelo menos 10% mais eficiente do que suas concorrentes, enquanto o consumo de combustível será reduzido pela metade, diz a startup. Até o momento, não há informações sobre se o sistema poderia funcionar em uma nave totalmente movida a bateria.
Design Eficiente
O design da Jetoptera é uma propulsão verdadeiramente distribuída que é integrada em uma nova estrutura. Ele melhora a eficiência propulsiva em mais de 10% enquanto reduz o consumo de combustível em mais de 50% em comparação com pequenos turbojatos. O sistema de propulsão economiza aproximadamente 30% em peso em comparação com turbofans ou turboélices e também reduz significativamente a complexidade. A aeronave integrada é capaz de pairar e VTOL.
Energia
A tecnologia dos Jetoptera é independente da fonte de energia. Um gerador de gás foi a solução comprovada para uma fonte leve e eficiente de fluido pressurizado. A empresa também pretende implantar um compressor elétrico com densidade específica de bateria significativamente melhorada.
O projeto atualmente
Esse projeto busca oferecer comercialmente os serviços de táxi aéreo mesmo que a um preço elevado, ele acomodará cerca de 2 pessoas fazendo um transporte bem silencioso e suficientemente rápido.
Ao que parece a empresa Jetoptera, planeja apenas construir sistemas de propulsão para outras fabricantes e não pretende certificar o desenvolvimento de aeronaves portanto ainda fica complicado de saber se o projeto sairá da prototipagem para o voo comercial ou ficará apenas projetando novas invenções.
O conteúdo acabou mas temos algo a oferecer antes de você encerrar essa matéria, já se imaginou garantindo o seu futuro com jogos?
O curso GAME ART TOTAL tem o objetivo de ensinar os alunos a criarem artes para jogos 2D e 3D, desde os primeiros passos.
Clique Aqui e se prepare para criar um jogo TOP