Conheça os tipos de conexões que existem até hoje!

Antigamente a internet funcionava de uma forma bem precária, algumas dependo do clima e outras dependendo da quantidade de tráfego que estava ocorrendo no momento. Para internet ter chegado no que é hoje, tiveram várias evoluções que a humanidade tentou encontrar para ter a conexão cada vez mais rápida e podendo ser acessada de qualquer lugar.

Aqui listaremos os 10 tipos de conexões que já existiram ou existem até o momento e que mudaram completamente nossas vidas, trazendo todo o tipo de conteúdo existente (como esse aqui! :D), evoluções tecnológicas e muito mais!

10-Dial up (1990 – 2000)

Modem dial-up [Foto: Wikipédia]

Esse tipo de conexão atualmente é bem raro mas já fez parte do estresse de muitas pessoas que começaram a usar esse serviço. Essa foi a primeira forma que se utilizava a internet usando tipos de planos que viam em revistas ou podiam ser contratados ligando para alguma rede que fornecia essa conexão.

Basicamente o Dial-Up usa a linha telefônica para manter um usuário conectado a internet, convertendo os dados do PC para sinais analógicos e meio que funcionava como uma ligação telefônica.

O improviso era algo fácil de observar nessa conexão, por exemplo não podia tirar o telefone do gancho se não a internet caia, além da nítida baixa velocidade que mal chegava a 60 kbps. Por alguns anos essa internet predominava, icônica pelo seu barulho chato que fazia ao conectar, acabou caindo no esquecimento devido as conexões mais rápidas e estáveis que foram surgindo.

9- Internet por Rádio 

A grande vantagem da Internet via rádio é que tudo funciona sem fios: o sinal vem de antenas instaladas em locais como o topo dos edifícios.

A tecnologia de rádio para celulares surgiu nos Estados Unidos durante os anos 80, com o lançamento da rede de celular AMPS (do inglês: Advanced Mobile Phone Service). Ela usava o FDMA (Frequency Division Multiplexing Access) para transmitir voz através do sinal analógico. É considerada a primeira geração móvel (1G). É o sinal de telefonia analógico.

Esse tipo de conexão atualmente é rara de ser usada, isso porque vários fatores atuais podem atrapalhar a velocidade dessa conexão como o tempo (meteorológico), a distância, outros sinais de aparelhos ao redor e vários outros fatores. Porém ao longos dos anos, isso deixou de ser um limitador verdadeiro, atualmente isso já não é um problema mas já existem formas melhores de ter uma boa conexão no mercado.

8- Internet via satélite (1995 – até os dias de hoje)

Essa famoso método de acesso à internet, pode ser distribuído em qualquer parte do planeta, sendo utilizado até hoje em projetos famosos como a Starlink do Elon Musk. Ela possibilita altas taxas de transferência de dados, onde basicamente o cliente usa a conexão transmitida pelo satélite onde sua velocidade chega até 150 MBbps.

As vantagens desse tipo de conexão são muito altas para quem mora em áreas mais isoladas e dependendo até em cidades mas não é muito recomendado para quem deseja uma latência normal, afinal assim como a de rádio, várias coisas interferem em seu sinal.

7- Banda Larga (2000 – até os dias atuais)

Essa conexão, surgiu por causa da TV a cabo, onde algumas empresas decidiram aliar ela ao acesso à internet. Com isso, uma linha telefônica não era mais pré-requisito para se conectar, o que deu mais liberdade ao usuário.

A velocidade foi um dos maiores benefícios que tornaram esse tipo de rede altamente popular, isso porque a sua velocidade hoje chega até 200 Mbps e ainda está em grande evolução, melhorando ainda mais sua variação de velocidade. Graças a banda larga, foi possível criar redes de computadores para empresas e também distribuir o sinal que ela transmite com o roteador wireless.

6- Fibra ótica (1970 – chegou no brasil em 1977 para pesquisas e existe até os dias de hoje)

Fios de fibra ótica [Foto: Wikipedia]

Para quem busca as maiores velocidades e mais estabilidade na conexão, a fibra óptica é, de longe, a melhor opção disponível no mercado. Ela usa pulsos de luz que viajam por um pequeno fio protegido, sendo capaz de atingir velocidades na casa dos gigabits por segundo!

Além de ter uma transmissão de dados muito mais consistente, a fibra óptica também apresenta menor latência, um sinal bem mais potente, e é imune a interferências eletromagnéticas.

Esse modelo de cabo está servindo como substituto dos cabos de cobre, que já apresentam deficiência para estruturação de grandes redes. Os cabos de cobre acabam perdendo a potência do sinal transmitido conforme a distância, além de sofrerem mais deterioração do que as fibras ópticas.

5- WI-FI (1997- distribuído para empresas de 2000 até os dias de hoje)

Atualizando o que seria a banda larga, o WI-FI veio com uma proposta diferente onde mesmo ainda existindo um roteador, seria possível que vários aparelhos se conectassem a ele sem fio podendo chegar até 60 Mbps de conexão em um raio de distância limitado e com altas variações de velocidade.

4- Conexão 2G (1991 até os dias de hoje em alguns aparelhos) 

A conexão 2G permitia várias conversas ao mesmo tempo, sem interferência entre elas. Além da transição para a criptografia digital, o 2G contou com um padrão único, chamado de Global System for Mobile Communication (GSM), o que ajudou a ampliar a sua compatibilidade.

Esse serviço foi muito importante para distribuir serviços de voz e mensagens de texto, o que levaria a gente a um caminho bem conhecido de troca de mensagens SMS. Havia, também, capacidade para transmissão de dados, mas de forma limitada: o pico de taxa de transferência de dados era de aproximadamente 97 Kbps. Por conta dessa funcionalidade, aparelhos mais básicos ainda possuem o acesso à conexão 2G.

3- 3G (2001 até os dias de hoje)

Já o 3G há alguns anos a frente do 2G, foi uma revolução no uso da internet já que foi muito além do que a conexão para celular, foram inventados adaptadores para notebook e também computadores junto a tecnologia USB.

Essa conexão aprimorou severamente a transmissão de dados com velocidades maiores e com grande diversidade de operadoras, infelizmente ela sofre com variações de sinais dependendo da área em que está mas ainda é bastante utilizada.

2- Internet 4G (2011- até os dias de hoje)

A sigla 4G define a quarta geração de telefonia móvel e funciona com a tecnologia LTE (Long Term Evolution) que se baseia na transmissão de dados pela tecnologia WCDMA e GSM. Essa internet é parecida com a 3G porém com um foco maior na velocidade de transmissão de dados aumentando upload e download e ainda se limitando a regiões onde ela pode funcionar bem ou não.

1-Internet 5G (2018 até os dias de hoje) e 6G (Possivelmente em 2030 esteja disponível comercialmente)

A internet 5G funciona ainda melhor do que suas antecessores demonstrando uma conectividade com a tecnologia ainda maior. Ele é um sinal de internet muito rápido que funciona bem em todos os tipos de aparelhos inteligentes. Até mesmo em relógios, Smart TVs, fones de ouvido e muito mais. Ele é um sinal tão potente que consegue conectar tudo isso ao mesmo tempo, sem sobrecarregar a internet.

Esse tipo de conexão ainda está sendo estabilizado em alguns países como o Brasil, podendo alcançar até 10 gigabits/s de conexão, com sinais enviados por antenas. As empresas pretendem utilizar o 5G para automatizar a indústria, conectar diversas coisas a nuvem ao mesmo tempo tirando o peso do armazenamento físico e  diversos outros benefícios.

A conexão 6G, contará com uma velocidades de ~95 Gb/s e ainda mais novidades relacionadas a automação.  Ainda em desenvolvimento, vários países, demonstraram interesse no 6G, até mesmo a China já lançou um satélite com foco em pesquisas para desenvolver essa conexão.

Dizem que só teremos a conexão 6G perto de 2030 mas é possível que com o avanço da tecnologia esse prazo se encurte e a gente desfrute de uma internet cada vez melhor.

O conteúdo acabou mas temos algo a oferecer antes de você encerrar essa matéria, já se imaginou garantindo o seu futuro com jogos?

O curso GAME ART TOTAL tem o objetivo de ensinar os alunos a criarem artes para jogos 2D e 3D, desde os primeiros passos.

CURSO GAME ART TOTAL Funciona? Crie artes profissionais para jogos!Clique Aqui e se prepare para criar um jogo TOP

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: