Qual é o jogo mais antigo que existiu?

Com vários jogos disponíveis hoje em dia como: jogos de tabuleiro, videogames, mobile, jogos de computador e vários outros, raramente nos perguntamos de onde isso tudo realmente começou, não é mesmo?

Para começar a entender o que significam os jogos, é preciso entender que eles eram parte integrante de todas as culturas e são uma das formas mais antigas de interação social humana, sejam por esportes físicos ou até como tabuleiros. As características comuns dos jogos incluem incerteza de resultado, sobre regras, competição, lugar e tempo separados, elementos de ficção, elementos de sorte, objetivos prescritos e prazer pessoal.

Egípcias fazendo malabarismo

A importância dos jogos para as civilizações era até parecida com a nossa, o principal motivo eram os eventos culturais com o objetivo de criar um vínculo social. Os jogos também foram uma grande ferramenta de ensino, já tiveram utilização para religiosidade  e até a realeza jogava para distrair .

Enfim vamos ao que interessa, o jogo mais antigo comumente aceito, foi o ‘Senet’ do Egito Predinástico que data algo cerca de 3100 aC. O Senet é apresentado em hieróglifos e várias tumbas no Egito, como a tumba de Merknera e Hesy, e mesmo sendo usado para entretenimento em um determinado período, eventualmente se tornou um jogo místico para comunicação com os mortos.

Senet em um museu [Foto: Wikipedia – JMCC1]

Acreditava-se que era preciso vencer uma partida de Senet contra o Deus Rá, após a morte, para poder entrar no paraíso e talvez por isso tenha passado a ser conhecido como o “Jogo de passagem da alma para outro mundo”. O jogo simbolizaria a luta da alma do jogador contra o mal ou com as forças inimigas, que vagam no nada e os desenhos existentes no tabuleiro teriam utilidade para os mortos no seu caminho na outra vida.

Curiosamente ainda não se sabem as regras oficiais do jogo, alguns até tentam recriar elas mas oficialmente os egípcios não gravaram regras em nenhum lugar, possivelmente elas foram passadas de jogador para jogador. Esse jogo podia ser jogado contra si mesmo ou contra outra pessoa, não se sabe se ele era algo proibido já que fazia comunicação com os mortos mas mesmo que fosse proibido, certamente era bem popular entre os egípcios.

O conteúdo acabou mas temos algo a oferecer antes de você encerrar essa matéria, já se imaginou garantindo o seu futuro com jogos?

O curso GAME ART TOTAL tem o objetivo de ensinar os alunos a criarem artes para jogos 2D e 3D, desde os primeiros passos.

CURSO GAME ART TOTAL Funciona? Crie artes profissionais para jogos!Clique Aqui e se prepare para criar um jogo TOP

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: