TOP 10: Objetos históricos mais curiosos

No mundo diversas civilizações se desenvolveram e criaram objetos que nem mesmo estando naquela era são capazes de ter uma explicação lógica, hoje com muitos estudos já se sabe bastante sobre a maior parte dos objetos que encontramos. Alguns objetos talvez nem daqui sejam mas que despertam curiosidades em todo mundo, para isso que você está aqui né? 😀

Sabendo que muitos sentem saudades dos nossos TOP 10, trouxemos aqui os 10 objetos históricos mais curiosos:

10- Dodecaedros Romanos

Parecendo um tipo de dado antigo, o dodecaedro é feito de bronze (alguns são de pedra) e ocos por dentro, por algum motivo eles tinham um furo no meio e são encontrados em várias partes da Europa.

A função desse objeto ainda é um mistério, mas por sorte alguns historiadores tentam montar uma lógica nessa criação, então eles acreditam nas seguintes utilidades desse objeto: castiçal, arma de guerra, objeto religioso, brinquedo infantil, instrumento de análise para determinar tempos de colheitas e etc…

E você o que acha que é isso?

9- Pedra Winnipesaukee

Achada em 1872 por trabalhadores da construção civil que estavam cavando um buraco para um poste perto das margens do lago Winnipesaukee, foi encontrado um pedaço de barro, com um artefato em forma de ovo dentro dele, a um metro e meio do chão.

Chamada de ‘Pedra Misteriosa’, é uma das relíquias mais curiosas e menos conhecidas de New Hampshire. Arqueólogos amadores e profissionais especulam sobre a origem desse artefato estranho há mais de cem anos, sem respostas claras.

Uma das teorias é que a pedra comemora um tratado entre duas tribos. No entanto, essa ideia não se sustentou por muito tempo e mais tarde foi levantada a hipótese de que a pedra era algum tipo de ferramenta antiga.

8- Algas fossilizadas em um meteorito

Quando um meteoro atingiu o Sri Lanka em 2012, os cientistas descobriram algo incomum sobre ele. Embutidos na rocha estavam minúsculas formas fossilizadas de algas. Cientistas levantaram recentemente a hipótese de que a vida na Terra foi carregada aqui pela primeira vez em um meteorito. O debate sobre a origem exata das algas continua, mas o meteorito do Sri Lanka pode ser mais um passo para provar que a vida existe além do nosso mundo.

7- Cabeças colossais olmecas

Foto: Wikipédia

As cabeças colossais olmecas são representações em pedra de cabeças humanas esculpidas em grandes blocos de basalto . Eles variam em altura de 1,17 a 3,4 metros (3,8 a 11,2 pés). As cabeças datam de pelo menos 900 aC e são uma característica distintiva da civilização olmeca da antiga Mesoamérica .

Datar os monumentos continua difícil por causa do movimento de muitos de seus contextos originais antes da investigação arqueológica. A maioria foi datada do período pré-clássico (1500-1000 aC), com alguns do período pré-clássico médio (1000-400 aC). O menor pesa 6 toneladas, enquanto o maior é estimado em 40 a 50 toneladas, embora tenha sido abandonado e deixado incompleto perto da origem de sua pedra.

6- Baterias de Baghdad

A Pilha de Bagdá | A Graça da Química

Foto: museuweg

Com cerca de 2.000 anos, as ”baterias” são um recipiente de argila de 5,5 polegadas com um cilindro de cobre dentro, mantido no lugar por asfalto. Dentro do cilindro havia uma barra de ferro oxidada. Os cientistas inicialmente especularam que poderia ter sido uma bateria, já que enchê-la com ácido ou uma substância alcalina criaria uma carga elétrica. Os arqueólogos modernos rejeitaram a teoria e acreditam que era apenas para armazenamento.

5- Máquina de Anticítera

Foto: Wikipédia

Os restos do artefato datado de 87 a.C. foram resgatados em 1901, juntamente com várias estátuas e outros objetos, por mergulhadores, à profundidade de aproximadamente 43 metros na costa da ilha grega de Anticítera, entre a ilha de Citera e a de Creta.

Após várias pesquisas e contradições, fica confirmado que a Máquina de Anticítera é o computador analógico e planetários mais antigo que se conhece, ele era usado especificamente para prever posições astronômicas e eclipses, tinha a função de calendário e astrologia.

4- O pássaro Sacara

Foto: Wikipédia

Descoberto durante a escavação de 1898 da tumba de Pa-di-Imen em Saqqara, Egito, o pássaro Saqqara é (como você poderia imaginar) um artefato em forma de pássaro feito da madeira de uma árvore de sicômoro. Pesando pouco menos de 40 gramas e com uma envergadura de mais de 7 polegadas, foi datado de aproximadamente 200 aC – 2.200 anos atrás. A falta de documentação e outros dados levaram a algumas especulações sobre sua função. Na verdade, os antigos egípcios conheciam bem os princípios da aviação, mas não está claro como isso se traduzia no próprio artefato.

Cientistas concluíram que o artefato na verdade simulava um avião, que estava sendo desenvolvido mas que curiosamente eles indicam que a ideia não funcionaria, digamos que avião só seria útil para planar mas não para voar. Isso demonstra também o quão avançado estava o povo egípcio que mesmo sem ter inventado motores (pelo menos até onde se sabe), já inovava com algo bem complexo matematicamente.

3- Martelo de Londres

Em 1936, um casal caminhando ao longo de Red Creek em Londres, Texas, encontrou um eixo de madeira que se projetava de uma rocha solta ao longo de uma encosta. Quando a rocha foi quebrada, revelou uma cabeça de martelo de ferro presa ao cabo que, de alguma forma, atingiu uma rocha de 400 milhões de anos. Embora os arqueólogos sejam céticos quanto à autenticidade do Martelo de Londres, os criacionistas cristãos se apegaram ao artefato como prova de uma sociedade pré-diluviana que coexistiu com os dinossauros.

2- Esculturas de Sanxingdui

Foto: Ink stone flickr

Arqueólogos encontraram um tesouro de figuras, esculturas e sinos sobre a cultura Sanxingdui mas pouco se sabe sobre o que aconteceu com esse povo. O objeto que mais chama a atenção de curiosos, são as esculturas que foram fundidas em jade e cerâmica, além de bronze muito avançado, com uma estética que lembra a arte dos astecas. Misteriosamente, muitas das figuras de cerâmica encontradas no local foram destruídas ou desfiguradas.

1-  Esferas de pedra da Costa Rica

Foto: Wikipédia

As esferas de pedra da Costa Rica são um conjunto de mais de 300 petrosferas na Costa Rica, localizada no Delta Diquís na Ilha de Caño. Localmente, são conhecidas como Las Bolas. São comumente atribuídas à extinta Cultura Diquís e algumas vezes chamadas de Esferas Diquís.

Até hoje, arqueólogos questionam a utilidade de tais objetos e como foram feitos mas acredita-se que tenham sido criadas por volta do ano 600 pelo povo diquí.

O conteúdo acabou mas temos algo a oferecer antes de você encerrar essa matéria, já se imaginou garantindo o seu futuro com jogos?

O curso GAME ART TOTAL tem o objetivo de ensinar os alunos a criarem artes para jogos 2D e 3D, desde os primeiros passos.

CURSO GAME ART TOTAL Funciona? Crie artes profissionais para jogos!Clique Aqui e se prepare para criar um jogo TOP!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: