Pincel a laser faz artes em placas de titânio

Criar obras de artes em quadros, folhas ou painéis usando tintas virou coisa do passado após cientistas inventarem essa nova ferramenta a laser que permite que os artistas pintem, apaguem, mudem as cores dos traços à vontade em uma placa. A inovação do pincel a laser, está em desenvolvimento em um dispositivo portátil que poderia ser usado como um pincel clássico.

Atualmente o projeto funciona como um tipo de impressora, onde um feixe de laser é colocado acima do metal de linha em linha para criar traços individuais mas pelo que parece esse não é o verdadeiro intuito.

Assim como nas pinturas comuns, primeiro ele criar uma base a aos poucos de adicionam detalhes e efeitos mas tudo pode ser apagado.  [Foto: Vadim Veiko]

Com otimismo, Yaroslava Andreeva engenheira da Universidade ITMO na Rússia disse: “Talvez possamos ver em 10 ou 15 anos que os artistas usarão nossa ferramenta para criar tipos realmente novos de arte que antes eram impossíveis de fazer”. “Mostramos nossos trabalhos pintados a laser para pessoas de nosso museu local de arte moderna, e eles ficaram muito interessados ​​em experimentar a versão portátil quando estiver pronta.”

A equipe pretende agora incorporar sua técnica de pintura a laser em uma ferramenta portátil, que possa ser usada como uma caneta ou pincel para criar imagens coloridas ou desenhos em metais ou folhas metálicas.

O pincel a laser funciona aquecendo a superfície metálica até o ponto que ela começa a evaporar, gerando uma fina película de óxido metálico que interage com a luz de forma a produzir cores diferentes. Andreeva e seus colegas recriaram versões em miniatura de obras-primas como “Noite estrelada” de Vincent van Gogh em uma liga de titânio em apenas três minutos. Ao contrário das peças feitas com pigmentos ou tintas, essas imagens são muito duráveis ​​e não requerem nenhum ambiente especial de armazenamento.

Aqui mostra o processo do pincel a laser portátil [Foto: Vadim Veiko]

Com o pincel a laser, a cor é produzida pela interferência entre a luz refletida na parte superior da camada de óxido e a superfície de titânio. Ao brincar com os vários parâmetros do laser, Andreeva e seus colegas puderam controlar a temperatura exata do dispositivo para evaporar mais ou menos titânio e produzir camadas de óxido com a espessura desejada e precisa.

Inovações como essa, são uteis principalmente na área de arte e design, muitos artistas poderão marcar diretamente seus rascunhos sem alterar o substrato, isso faria com que todo processo fosse muito mais rápido. Com o pincel a laser a reutilização de materiais, torna o procedimento de marcação a laser ecologicamente correto, reduzindo drasticamente o desperdício.

O conteúdo acabou mas temos algo a oferecer antes de você encerrar essa matéria, já se imaginou garantindo o seu futuro com jogos?

O curso GAME ART TOTAL tem o objetivo de ensinar os alunos a criarem artes para jogos 2D e 3D, desde os primeiros passos.

CURSO GAME ART TOTAL Funciona? Crie artes profissionais para jogos!Clique Aqui e se prepare para criar um jogo TOP!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: