Batizado inicialmente de Iskusstvenni Sputnik Zemli, o primeiro satélite acabou com o nome de Sputnik, criado pela União soviética, ele acabou sendo o primeiro satélite artificial que a humanidade colocou para orbitar em 1957 ao redor de um corpo celeste.
Esse satélite foi o inicio da corrida espacial entre a União Soviética e os EUA onde ambos promoviam a exploração espacial para mostrar superioridade científica e tecnológica entre os países, mas no caso do Sputnik, os EUA perderam o título de primeiro satélite.
O objetivo do satélite consistia em estudar as propriedades das camadas superiores da atmosfera terrestre, as condições de lançamento de cargas úteis para o espaço, os efeitos da microgravidade e da radiação solar sobre os organismos vivos, buscando à preparação de missões tripuladas.
História
Sergei Korolev
O grande nome por trás dos avanços que o país realizou na produção de mísseis, foguetes e de satélites foi Sergei Korolev, cientista que se empenhou em atividades para o governo soviético em exercício a partir de 1946.
Korolev além da rivalidade entre EUA e URSS foi extremamente importante, ele teve que correr para inventar algo que ainda não existia, estipulou que em 1957 eles iriam lançar esse satélite.
Trabalhou-se bastante no foguete ICBM R-7 que o Korolev também teve de projetar para lançar o satélite, ainda com algumas dificuldades já que o mesmo era feito para carregar uma bomba de hidrogênio. Para manobrar a situação, o Korolev entendeu que se eles não iriam avançar com esse foguete que havia falhado em seu objetivo principal, talvez fosse útil para avançar com o plano do satélite e teve que modificar o R7 para isso.
A construção do satélite começou em 1956 na supervisão de Korolev e Tikhonravov, o projeto teve diversos atrasos e os cientistas soviéticos já temiam que os EUA os superassem. Após algumas reformulações, Korolev teve que alterar o projeto usando o argumento de que seriam superados, dai o governo da URSS que também não queria que isso acontecesse, autorizou o novo plano em 1957 e designaram dois satélites.
Os dois satélites tinham o nome de PS-1 e PS-2 sendo o PS-1, o Sputnik 1 e ainda em 1957, foram realizados testes de lançamento do Sputnik1, já haviam ocorrido 3 falhas antes disso e após dois teste serem bem-sucedidos, a autorização para liberar o satélite foi concedida.
Lançado no dia 4 de outubro de 1957 no Cazaquistão, o temor dos EUA fez com que a URSS adiantasse muitas coisas para tudo isso acontecer, isso fez com que o projeto fosse encurtado mas que ainda sim fosse bem sucedido.
Alta importância científica e tecnológica
O papel desse satélite foi essencial para o fornecimento de informações valiosas sobre a atmosfera da Terra e basicamente criou o caminho para o primeiro voo espacial tripulado, que foi acontecer logo depois com o Sputnik-2 que enviou a cadela Laika ao espaço.
Sputnik-1 [Foto: museumofflight]
O Sputnik-1, que nada mais era do que uma esfera de metal com 58 centímetros e quatro grandes antenas para transmitir sinais de rádio completou um feito inédito. Posicionado em uma órbita elíptica baixa, ele conseguiu orbitar tranquilamente nosso planeta e ainda transmitia sinais de rádio (em sons de bipes) para qualquer tipo de aparelho em todo o mundo.
Sons transmitidos pelo Sputnik-1
Infelizmente o satélite não teve grande duração, ele ficou apenas 22 dias transmitindo sinais mas suas baterias acabaram, como não foi possível manter o satélite em órbita e funcionando, ele se desintegrou ao reentrar na atmosfera de Terra em 1958.
O conteúdo acabou mas temos algo a oferecer antes de você encerrar essa matéria, já se imaginou garantindo o seu futuro com jogos?
O curso GAME ART TOTAL tem o objetivo de ensinar os alunos a criarem artes para jogos 2D e 3D, desde os primeiros passos.
Clique Aqui e se prepare para criar um jogo TOP!