O que é hidrogênio verde?

O ”hidrogênio verde” é um termo que tem sido usado para se referir a obtenção do hidrogênio de forma renovável sem nenhuma emissão de carbono, apesar de ser um nome inteligente tem gerado bastante curiosidade pela internet.

A sustentabilidade, é o verdadeiro pilar do hidrogênio verde que pode ser de grande ajuda na redução da emissão de dióxido de carbono, em setores que usam energias muito difíceis de descarbonizar como: os meios de transporte, indústria química e vários outros tipos.

Essa tecnologia é renovável e tem sido visto por vários países como promissora na geração de energia, inclusive o Brasil possivelmente será um dos países que vão liderar a produção do hidrogênio verde.

Como funciona?

Basicamente, para gerar o hidrogênio verde é necessário que ocorra um processo chamado ”divisão eletrolítica” onde correntes elétricas serão utilizadas para separar o hidrogênio do oxigênio que existe na água. Isso tudo sem emitir nada de dióxido de carbono na atmosfera.

Unlocking the Potential of Hydrogen Energy Storage — Fuel Cell & Hydrogen  Energy Association

Eletrólise mostrada de forma simples [Foto: Fuel cell and Hydrogen Energy Association]

Para que ocorra a eletrólise, a água é o principal ingrediente, ela deve conter sais minerais para que ela consiga conduzir a eletricidade para os dois elétrodos que vão estar dentro da água conectados a alguma fonte de energia limpa continuamente. Após isso, ocorre a separação do hidrogênio e oxigênio que acontece quando os elétrodos atraem íons de carga opostas, através de uma reação oxidação – redução que ocorre pelo efeito da eletricidade e após isso, ocorre finalmente a eletrólise.

Produção de hidrogênio – Wikipédia, a enciclopédia livre

Mostrando o processo mais de perto [Foto: Wikipédia]

O futuro

O processo de produção de hidrogênio verde a partir da eletrólise da água, ainda requer altos investimentos, visto que a única forma de conseguir a energia para manter o eletrolisador é através de energias renováveis.  Caso não sejam usadas essas energias renováveis como as que obtemos por energia solar ou eólica, o hidrogênio deixaria de ser considerado ”verde” pois dependeria de uma forma poluente para manter o eletrolisador ligado.

O futuro do hidrogênio verde é dependente de energias renováveis

As vantagens do hidrogênio verde ainda sim seriam imensas com: menos poluição, armazenamento fácil e versatilidade (pode ser usado para: mobilidade, casas e comércios). Claro que tudo tem o seu lado ruim, apesar de ser um método mais ”inocente” de se conseguir energia, ele perde em 3 fatores: gasta bastante energia para funcionar,  custo alto e também requer um alto nível de segurança.

O mundo todo já enxerga o hidrogênio verde como a ”energia do futuro” e está correndo atrás dessa tecnologia, após a União Europeia propor um plano de recuperação econômica que irá continuar com o Green Deal (Pacto ecológico) para combater a crise gerada pelo Covid-19, investindo em tecnologias de baixo carbono e mudando todo cenário mundial da energia renovável.

O conteúdo acabou mas temos algo a oferecer antes de você encerrar essa matéria, já se imaginou garantindo o seu futuro com jogos?

O curso GAME ART TOTAL tem o objetivo de ensinar os alunos a criarem artes para jogos 2D e 3D, desde os primeiros passos.

CURSO GAME ART TOTAL Funciona? Crie artes profissionais para jogos!Clique Aqui e se prepare para criar um jogo TOP!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: