Tsar bomb: A arma nuclear mais poderosa já criada

Conhecida por ser o explosivo mais poderoso já criado, a Tsar Bomba foi desenvolvida na União Soviética e possui 58 megatons (algo equivalente a praticamente 58 milhões de toneladas de TNT). Testada em 30 de Outubro de 1961, em Nova Zembla, uma ilha no oceano Ártico, a bomba foi explodida com sucesso e também fotografada por uma equipe que estava ao redor usando aviões para fotografar.

Tsar bomb em museu [Foto: Wikipédia]
Tsar bomb em museu [Foto: Wikipédia]

A Tsar bomb, teve uma redução de 50 megatons do seu desenho original para minimizar a escala de destruição e como ela era um teste, os militares precisaram calcular friamente o raio de destruição e o quanto ela afetaria o ambiente que o teste seria feito, portanto, essa foi a forma que eles encontraram de testar ela de forma segura. Devido ao seu enorme tamanho, a bomba não era feita para propósitos de guerra e foi criada basicamente como uma propaganda para ser usada na Guerra Fria.

Local de teste

foto do local da explosão [Foto: Wikipédia]
foto do local da explosão [Foto: Wikipédia]

Para isso não afetar as pessoas, a bomba teve que ser testada no círculo ártico longe de cidades e qualquer ação humana. Como era só um teste, o avião não poderia carregá-lo em seu compartimento de mísseis e não teria combustível suficiente para jogar ela em um alvo verdadeiro na guerras. Ambos os aviões, para que nada acontecesse a eles, foram pintados com uma tinta reflexiva especial de cor branca para limitar os possíveis danos causados pelo calor gerado no teste.

A Tsar foi detonada às 11h32, aproximadamente sobre o campo de testes na Baía de Mityushikha, ao norte do Círculo polar ártico na ilha de Nova Zembla. Ela foi lançada de uma altitude de 10 500 metros, e programada para detonar a 4 000 metros acima da superfície terrestre (4 200 metros acima do nível do mar) por sensores barométricos.

Explosão

Explosão da bomba registrada por fotógrafo [Foto: Wikipédia]
Explosão da bomba registrada por fotógrafo [Foto: Wikipédia]

Sem dúvidas da pra dizer que ela realmente passou no ”teste” se a ideia era passar medo para um país rival, a bola de fogo que ela gerou quase chegou a alcançar a altitude do avião, ela pode ser vista a mais de 1.000km de distância. O calor gerado poderia causar queimaduras de 3º grau em uma pessoa que estivesse a 100 km de distancia do teste. A fumaça que fica em forma de cogumelo bateu 60 km de altura e pode ser vista e sentida na Finlândia que teve algumas janelas quebradas por causa do pulso de energia.

Um operador de câmera que viu a explosão fez um relato que deixa claro o quão imenso era o poder da Tsar bomb:

“As nuvens a uma grande distância abaixo e acima do avião foram iluminados pelo clarão da bola de fogo e por um instante tornaram-se transparentes. A propagação da luz incandescente sobre o mar era algo impressionante. Nesse momento nosso avião emergiu do meio de uma camada de nuvens e pudemos observar uma gigantesca esfera de fogo brilhante e alaranjada rolando em direção ao céu.”

Nesse vídeo, podemos ver o poder da Tsar:

O conteúdo acabou mas temos algo a oferecer antes de você encerrar essa matéria, já se imaginou garantindo o seu futuro com jogos?

O curso GAME ART TOTAL tem o objetivo de ensinar os alunos a criarem artes para jogos 2D e 3D, desde os primeiros passos.

CURSO GAME ART TOTAL Funciona? Crie artes profissionais para jogos!Clique Aqui e se prepare para criar um jogo TOP!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: