A cidade fantasma da Ford no Brasil

Localizada no Pará, a Fordlândia é um distrito/projeto feito pelo empresário norte-americano Henry Ford através da Companhia Ford Industrial do Brasil que foi ajudada por iniciativas políticas, tendo como objetivo tornar a cidade um polo fornecedor de Látex para confecção de pneus para os seus automóveis que até então eram dependentes da borracha produzida na Malásia.

A cidade ficava em um lugar com muito espaço para o plantio. [Foto: Guido D´Elia Otero]

O Brasil parecia ser uma escolha perfeita considerando a localização das seringueiras nativas da região, a Ford viu o embarque por terra versus mar como um fator benéfico para a companhia. Ao longo do tempo o erro começou a aparecer, ela não contratou alguém que conhecesse a agricultura específica da área e por plantarem seringueiras uma próxima das outras, muitas deixaram de crescer e para completar, as pragas dizimaram as plantação e acabaram com a ideia da companhia aqui no Brasil.

Mais uma tentativa da Ford fez com que a cidade de Belterra fosse criada
Mais uma tentativa da Ford fez com que a cidade de Belterra fosse criada

Culturalmente os trabalhadores conflitavam com os hábitos americanos, a comida não agradava os funcionários e os costumes de comemorar valores americanos feriam o sentimento nacionalista da época além das regras desnecessárias como banir álcool e mulheres até mesmo na casa dos trabalhadores gerou baixa produtividade de trabalhadores, levando eles a diversas rebeliões que junto ao terreno difícil, distanciavam ainda mais o sonho de Henry Ford.

A Ford realocou as plantações em Belterra um pouco mais para o norte onde eles conseguiram um local melhor para plantio das seringueiras porém as novas tecnologias, começaram a fabricar pneus por meio do petróleo, o que levou a famosa cidade ao desastre completo e uma despesa de milhões de dólares.

A cidade ainda é habitada mas com partes das fábricas em ruínas
A cidade ainda é habitada mas com partes das fábricas em ruínas

Hoje a Fordlândia é uma cidade em ruína na selva brasileira que ilustra os limites da globalização e apesar de parecer totalmente abandonada, o distrito ainda possui moradores fixos e permanentes contabilizando cerca de 1.200 residentes na vila que ainda usam algumas instalações que a fábrica deixou, hoje muitos sobrevivem da agricultura nessa região.

O conteúdo acabou mas temos algo a oferecer antes de você encerrar essa matéria, já se imaginou garantindo o seu futuro com jogos?

O curso GAME ART TOTAL tem o objetivo de ensinar os alunos a criarem artes para jogos 2D e 3D, desde os primeiros passos.

CURSO GAME ART TOTAL Funciona? Crie artes profissionais para jogos!Clique Aqui e se prepare para criar um jogo TOP!

Esperamos que tenha gostado do conteúdo, não esqueça de acompanhar a gente em nossas redes sociais:

instagram - ícones de social grátis Instagram:  Clique aqui

Facebook – entre ou cadastre-seFacebook: Clique aqui

Pinterest Archives » Revista InternetPinterest: Clique aqui

 Twitter:  Clique aqui

Linkedin - ícones de mídia social grátis Linkedin: Clique aqui

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: