TOP 10: Armas medievais usadas em guerras

Na era medieval existiram muitas guerras como daquelas retratadas em filmes e em livros de história, as armas foram evoluindo e ficando cada vez mais letais e inesperadas para impressionar os inimigos ao longo da história. A criatividade naquele tempo era essencial para garantir o ataque ou a defesa, colaborando para o desgaste de tropas, falta de comida, espalhar doenças e vários outros fatores capazes de prejudicar um ao outro em uma guerra.

Aqui vai o nosso TOP 10 de história sobre as armas medievais usadas em guerras que mudaram o curso da história de vários países:

10- Animais e pessoas mortas

Reflexo da guerra biológica em um povo

Durante a era medieval, catapultas e mecanismos de cerco relacionados eram as primeiras armas usadas para guerra biológica. As carcaças de animais doentes e daqueles que morreram da peste negra ou de outras doenças eram carregadas como munição e então arremessadas contra as paredes dos castelos para infectar aqueles trancados dentro.

Além da estratégia de arremessar mortos nos castelos, após um nível onde a guerra durasse bastante tempo, alguns cadáveres eram jogados em rios com o objetivo de infectar a água para que quando ela chegasse no castelo afetasse toda população.

9- Fogo Grego

Ilustração de como era usado o fogo grego.

Pouco falada pela história, o fogo grego tinha uma proposta interessante que era queimar uma embarcação sobre a água lançando um fogo líquido de uma embarcação para outra, o estrago dele era parecido com o napalm usado há alguns anos atrás mas até hoje não se sabe do que ele realmente era composto mas era certamente um grande avanço químico que permanece trancado a mil chaves.

8- Óleo fervente

Exemplo de mecanismo que lançava agua fervente para baixo do castelo. [Foto: Quora]

O favorito dos filmes, era raramente usado em defesas de castelos por causa da sua raridade e alto custo mas a sua aparição era capaz de surpreender qualquer exército, ele ficava em cima da entrada do castelo em uma pequena abertura onde eram jogados animais e outras substâncias que atrapalhassem um ataque, ao ser jogado ele penetraria nas armaduras e afetaria todos os guerreiros que passam por ali.

7- Garra de Arquimedes

Garra de Arquimedes erguendo um barco. [Foto: AreaH]

Arma de cerco que ficava na parte de cima/lateral de um castelo, projetada por Arquimedes para defender a cidade de Siracusa. Embora não seja claro qual seria sua forma exata, os relatos dos historiadores antigos descrevem ela como algum tipo de guindaste equipado com um gancho de metal que era capaz de elevar os navios atacantes parcialmente para cima da água, para logo deixá-los cair.

6- Pique

Utilização dos piques em guerras [Foto: Carlos Daroz]

O pique consistia de uma lança de aproximadamente 3 a 5 metros, com uma ponta de metal (bronze, ferro ou aço) e era a principal arma utilizada contra as cargas, ataques da cavalaria inimiga. Ela foi empregada sobretudo em táticas defensivas ou de cobertura: para evitar cargas, frear a cavalaria ou defender localizações e posições.

5- Arco Longo

Arqueiro utilizando o Arco longo [Foto: Blog do Ruy]

Às vezes, com quase dois metros de comprimento, esses arcos exigiam muita força para serem puxados e costumavam ser usados ​​para lançar várias flechas de uma vez.

4- Martelo de Guerra

Martelo medieval [Foto: Smithsonian Channel]

O martelo poderia desferir golpes mais potentes que as espadas, cujo poder diminuíra face o uso das armaduras. A grande força perpetrada com seus golpes podiam fazer penetrar a defesas do adversário, sobretudo quando usadas por um cavaleiro montado. Mesmo sem penetrar a armadura, seu impacto provocava sérios danos.

3- Flechas de fogo

Arqueiros usando flechas de fogo [Foto: Gizmodo australia]

As flechas de fogo foram uma das primeiras formas de pólvora como arma , sendo usadas a partir do século IX. Não deve ser confundida com os projéteis de flecha incendiária anteriores, a flecha de fogo era uma arma de pólvora que recebe seu nome do termo chinês traduzido huǒjiàn (火箭), que significa literalmente flecha de fogo.

Era comum que várias flechas de fogo fossem lançadas para o alto fazendo um tipo de chuva de flechas que penetravam escudos e armaduras mas ela não era tão eficaz pois a velocidade da flecha costumava encerrar as chamas, o seu uso era melhor contra construções de madeira tanto no ataque quanto na defesa.

2- Aríete

Aríete quebrando porta de castelo [Foto: Astrologia na era do aquário]

Aríete é uma antiga máquina de guerra que foi largamente utilizado nas Idades Antiga e Média, para romper muralhas ou portões de castelos, fortalezas e povoações fortificadas.

Era constituído por um forte tronco de freixo ou árvore de madeira resistente, com uma testa de ferro ou de bronze a que se dava em geral a forma da cabeça de carneiro. Existiam diversas formas de aríetes, dependendo do local e do povo que o construía. Embora fosse muito perigoso segurar o aríete, esta arma podia ser colocada em ação algumas horas depois da chegada às muralhas.

Curiosamente a policia atual ainda utilizam aríetes para derrubar portas, com uma material muito mais forte e com um manuseamento bem melhor que na era medieval.

1- Catapulta

Catapulta usada na era medieval

Catapultas são mecanismos de cerco que utilizam uma espécie de colher para lançar um objeto (pedras e outros) a uma grande distância, evitando assim possíveis obstáculos como muralhas e fossos. Uma catapulta grande era capaz de arremessar uma pedra por até 460 metros de distância e tornava qualquer muralha facilmente penetrável, era usada na defesa pela própria população dentro do castelo e também no ataque por 2 ou 3 guerreiros que carregavam a pedra e ”disparavam”.

O conteúdo acabou mas temos algo a oferecer antes de você encerrar essa matéria, já se imaginou garantindo o seu futuro com jogos?

O curso GAME ART TOTAL tem o objetivo de ensinar os alunos a criarem artes para jogos 2D e 3D, desde os primeiros passos.

CURSO GAME ART TOTAL Funciona? Crie artes profissionais para jogos!Clique Aqui e se prepare para criar um jogo TOP!

Esperamos que tenha gostado do conteúdo, não esqueça de acompanhar a gente em nossas redes sociais:

instagram - ícones de social grátis Instagram:  Clique aqui

Facebook – entre ou cadastre-seFacebook: Clique aqui

Pinterest Archives » Revista InternetPinterest: Clique aqui

 Twitter:  Clique aqui

Linkedin - ícones de mídia social grátis Linkedin: Clique aqui

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: