Conheça os 10 animais transparentes mais impressionantes da natureza!

Na natureza diversos animais utilizam os mais variados truques para garantir a sua sobrevivência, a camuflagem é um desses truques e ser transparente é algo que certamente auxilia bastante. Alguns desses animais são bem misteriosos e ainda são estudados pela ciência, as aparências diferenciadas e sua raridade fazem desses animais únicos na natureza.

10- Peixe Olhos de barril

Peixe Olhos de Barril animais transparentes
Peixe Olhos de Barril [Foto: Wikipédia]

O Macropinna microstoma é um peixe encontrado nas águas tropicais a temperadas dos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico, ele é conhecido pela ciência desde 1939, mas nunca foi fotografado apenas por veículos remotos em 2004. É caracterizado por sua cabeça aparentemente transparente (causada pela cartilagem), com seus olhos verdes homônimos embutidos. Esses olhos estão normalmente situados para cima, permitindo que os peixes identifiquem predadores e presas em potencial, eles usam suas nadadeiras para ficar praticamente parados na água.

9- Borboleta Transparente

Borboleta transparente animais top 10 bringtekcuriosity
Borboleta transparente [Foto: Wikipédia]

A borboleta transparente (Greta Oto), têm como característica suas asas quase invisíveis, tendo apenas as suas bordas com cores mas que ainda sim camuflam elas bastante já que ficam em cima de flores e folhas, funcionando também em pleno voo. Encontradas em toda a América Central e partes da América do Sul, as borboletas adultas com asas de vidro costumam migrar para grandes distâncias.

O que deixa essa borboleta famosa, é um ”fenômeno” chamado Lekking onde as borboletas machos se reúnem em grandes grupos para fins de exibições de acasalamento competitivo, os machos se agitam espalhando feromônios para ajudá-los a se acasalar com uma fêmea .

8- Peixe Gelo Crocodilo

Peixe gelo crocodilo top 10 animais bizarro no mar
Peixe gelo crocodilo

O peixe-gelo é um organismo com aparência peculiar que habita as margens dos mares da Antártica. Ele possui características marcantes, incluindo presas e um corpo quase invisível. Esta aparência bizarra é o resultado de uma falta de hemoglobina no seu sangue, o que os torna tão transparentes quanto uma vidraça, a adaptação reduz a sua temperatura interna para que possam sobreviver no oceano gelado do ártico.

7- Salpa

Salpa animal invisivel
Salpa [Foto: Wikiwand]

As salpas são parecidas com as medusas mas na verdade elas são tunicados transparentes, que utilizam o seu corpo gelatinoso para flutuar e se movimentar bombeando água através do seu corpo, o animal quase invisível na água tem apenas as suas estruturas lamelares internas visíveis pois é nelas que ficam retidos o seu único alimento que é o plâncton. Esse animal é relativamente bem espalhado pelo mundo mas sua maior concentração ocorre no Oceano Austral e próximo da Antártica e sobrevivem nas águas profundas e frias, sendo considerados como modelos demonstrativos de como os vertebrados evoluíram, tendo também um sistema nervoso primitivo que ainda é estudado.

6- Rã de Vidro

Rã de vidro
Rã de vidro [Foto: netnature]

Altamente transparente, a rã de vidro (Vitreorana uranoscopa ou Anuros) é presente na América do sul e América Central, o que mais impressiona nesse animal é sua pele tão transparente que mostra até seus órgãos internos.

Suas cores são variadas em tons de verde claro e escuro e costumam ficar no alto das árvores camuflados, existem cerca de 100 espécies da família que possuem barrigas translúcidas mas seu verdadeiro truque de camuflagem se encontra em suas costas que possui a coloração verde como uma folha, se entregando apenas pelo som que ele emite.

5- Besouro de concha de tartaruga

Besouro concha de tartaruga
Besouro concha de tartaruga [Foto: 羅忠良]

Também conhecido como Aspidimorpha sanctaecrucis, esse escaravelho é encontrado na América do Norte; também chamado de “besouro-jóia”, possui uma camada de quitina (cutícula) que é transparente, que vai alterar a cor do animal conforme a luminosidade e época do ano.

4- Polvo de Vidro

Polvo de vidro
Polvo de vidro [Foto: sociedadedosanimais]

O polvo-de-vidro (Vitreledonella richardi) vive nas águas profundas dos oceanos, sendo um animal extremamente misterioso ele consegue ser praticamente quase todo transparente, é possível ver os seus órgãos que ficam meio ”opacos” mas quase impossível de visualizar um animal desse na água com facilidade.

Geralmente os polvos possuem grandes olhos assim como vários outros animais de águas profundas mas esse polvo tem olhos retangulares, utilizados para captar a pouca luz do fundo dos oceanos e melhorar um pouco a sua visão.

3-Camarão-fantasma

Camarão fantasma invisivel natureza
Camarão fantasma

Este camarão tem ampla distribuição pela região tropical e subtropical da América do Sul, sendo encontrado em Trinidad, Venezuela, Guiana, Suriname, Guiana Francesa, Bolívia e Brasil. Recentemente também foi descrita na região norte da Argentina. No Brasil pode ser coletado em praticamente todos os seus estados. Vive em variados ambientes, desde lagos e represas até várzeas e rios com correnteza, pode ser coletado em variadas altitudes (0 a 1200 m), temperaturas e substratos.

2- Pepino do Mar transparente

Descoberto por pesquisadores do Censo da Vida Marinha , este pepino-do – mar é tão transparente que seu trato digestivo fica em exibição espetacular. Encontrado no Golfo do México, a uma profundidade de 2.750 metros (mais de 9.000 pés), é um dos muitos achados incomuns descobertos pelo censo marinho, que foi realizado ao longo de um período de 10 anos, terminando em 2010.

1- Noz do Mar

A noz do Mar (Mnemiopsis leidyi), é uma espécie de ctenóforo tentaculado (Água viva de pente). São nativas das águas costeiras do Atlântico ocidental, mas se estabeleceram como uma espécie invasora nas regiões da Europa e da Ásia Ocidental. Para se mover esse animal utiliza fileiras microscópicas que vibram e se parecem com um pente, demoram um grande tempo para se deslocar e por isso ficou conhecida como Noz do Mar.

Para se alimentar a noz do mar usa seus ”pentes” para capturar suas presas, elas são carnívoras e conseguem facilmente interferir em cadeias alimentares sendo geralmente vista como um problema biológico, elas conseguem comer: crustáceos, animais planctônicos, ovos, larvas de peixes, cnidários e outros animais pequenos.

Esperamos que tenha gostado do conteúdo, não esqueça de acompanhar a gente em nossas redes sociais:

instagram - ícones de social grátis Instagram:  Clique aqui

Facebook – entre ou cadastre-seFacebook: Clique aqui

Pinterest Archives » Revista InternetPinterest: Clique aqui

 Twitter:  Clique aqui

Linkedin - ícones de mídia social grátis Linkedin: Clique aqui

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: