história da calculadora no mundo

A História das Calculadoras

Hoje em dia é quase impossível viver sem cálculos, até enquanto você visualiza nossa matéria estão acontecendo diversos cálculos dentro do seu mobile ou do seu computador, a calculadora hoje seria indispensável mesmo que hoje ela funcione por softwares, ela permite cálculos feitos com precisão e rapidez além de poder dar continuidade com um cálculo já realizado.

Ábaco antigo
Ábaco antigo [Foto: Pixabay]

O Ábaco é o começo dessa história, ele foi basicamente a primeira máquina de calcular que surgiu na mesopotâmia por volta de 3.000 A.C (a data exata ainda é indefinida), acredita-se que o Ábaco era um tipo de extensão dos dedos e eles eram feitos inicialmente no chão e não em uma tábua de pedra ou madeira usando bolas de pedra para realizar o cálculo. O Ábaco realizava: adição, subtração, multiplicação e a divisão, porém a sua evolução verdadeira só foi acontecer em 1642 quando o matemático francês Blaise Pascal, filho de um cobrador de impostos, inventou uma máquina automática de cálculos mas que apenas somava e diminuía.

Roda Graduada
Roda Graduada [Foto: invencoesseculoxix]

Com o passar do tempo mais uma evolução aconteceu em 1671 quando o filósofo e matemática Gottfried Willhelm desenvolveu um mecanismo que realizava quatro operações: Adição, subtração, multiplicação e divisão: ela tinha como nome ”roda graduada”.

Calculadora Curta
Calculadora Curta [Foto: Wikipédia]

O austríaco Curt Herzstark foi quem desenvolveu a primeira calculadora mecânica em 1948, ele a chamava de ”Curta” e era uma calculadora deslizadora, ela tinha um formado parecido com o de uma granada e era operada apenas com uma mão, ela podia fazer as quatro operações e era feita de metal e por ser móvel  ela virou um sucesso em todo o mundo até 1970 quando surgiu a calculadora eletrônica.

Atualmente, as funções das calculadoras vão além das operações aritméticas básicas. As calculadoras científicas são capazes de executar funções trigonométricas normais e inversas, armazenam dados e se aproximam dos computadores que hoje fazem todos os tipos de cálculos a todo instante que são usados.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: