Vivendo no frio extremo e sendo um povo nômade, os ”esquimós” que na verdade é um termo colonial para comedores de carne crua (na história antiga que conhecemos) e atualmente sabemos que ele se referia a uma raquete de neve (calçado usado para caminhar pela neve), são povos indígenas que habitam ao redor do Círculo Polar Ártico em lugares como o norte do Alasca, Sibéria, Canadá e Groenlândia.

Os esquimós na verdade são várias comunidades, entre elas os mais famosos são os Inuit e os Yupik, hoje estima-se que existam cerca de 200.000 esquimós vivos e países como o Canadá e o Estados Unidos estão se adaptando a não usar o termo esquimó e sim Inuit, dessa forma honrando o nome original do povo que vive nos extremos do nosso planeta.

Oriundos da Ásia os Inuit chegaram ao Alasca cerca de 15.000 anos atrás onde conseguiram sobreviver e criar as suas moradias, óbvio que isso não seria fácil, o clima extremamente frio da região, tendo que disputar territórios com ursos polares e lobos, a escassez de comida também era real e sem dúvidas é um dos maiores desafios dos Inuit. A sobrevivência é a especialidade desse povo, eles comem carne dos ursos e também a sua gordura, pescam no gelo, fabricam casacos com a pele de animais e são criadores dos Iglus que além de moradia que chegam a caber até 20 pessoas, conseguem aquece-los criando uma temperatura perto de 10º e protege-los de possíveis ameaças.

A caça é o que mantêm esse povo vivo entre os variados tipos de caça que fazem, as baleias são os animais que eles buscam na primavera, com menos gelo, as baleias conseguem nadar com facilidade então os povos Inuit utilizam arpões para matá-las. Esse povo é humilde e acostumado a trabalhar em equipe então após a caça cada um fica responsável por uma função como a pesca, o corte da carne e a distribuição entre o povo.
A vida amorosa dos Inuit é bastante curiosa, um Inuit pode ter quantas mulheres quiser, eles cedem esposas para quem os visita como um forma de manter a pessoas viva do frio extremo, sem cerimônias ou algo do tipo. O famoso termo ” beijo de esquimó ” surge do fato deles não se beijarem pois o frio extremo poderia selar as bocas ao se beijarem então eles basicamente encostam o nariz.

Não existem chefes entre os Inuits e eles não se ”dividem” em tribos como muitos pensam, ele vivem separadamente mas ainda sim se ajudam e focam no bom convívio entre as comunidades, sobrevivência e o bem estar. As mulheres cuidam das vestimentas, preparação de alimentos e cuidados da família e o homem cuida da caça, pesca e dos utensílios para realizar as atividades que precisam.
Os Inuit falam a língua ”inuíte” que sofre diversas variações já que são povos nômades e tiveram contatos comercialmente com os europeus e russos, algo que beneficiou os Inuits na questão de novas ferramentas, trabalho com o fogo e materiais para construção como a madeira. A religião dos Inuits é indefinida mas eles acreditam em seres superiores, espíritos que controlam a natureza, na reencarnação e respeitam bastante as crianças que são consideradas seus antepassados.
Esperamos que tenha gostado do conteúdo, não esqueça de acompanhar a gente em nossas redes sociais:
Instagram: Clique aqui
Facebook: Clique aqui
Pinterest: Clique aqui
Twitter: Clique aqui
Linkedin: Clique aqui