Meio de transporte mais seguro do mundo avião

Quais são os meios de transporte mais seguros do mundo?

Acidentes acontecem, independente do meio sempre terá aquele acidente mais assustador ou que aconteceu quase que de uma forma improvável, alguns especialistas dizem que estamos na melhor época para realizar viagens, com taxas de mortalidade menores em rodovias e tecnologia aprimorada, a tendência é cada vez mais nos deslocarmos mais sem ter riscos.

Avião

Meio de transporte mais seguro do mundo avião

Acidentes aéreos geralmente matam muitas pessoas mas acontecem poucas vezes, o grande problema é o quanto a mídia joga os holofotes para esses acidentes, o que acaba passando a sensação de que eles acontecem a todo tempo, sem contar que a maior parte dos acidentes aéreos acontecem em voos particulares e não em voos comerciais (que são geralmente os acidentes mais mostrados pela mídia).

Estatísticas e números provam que o transporte aéreo é o meio mais seguro de viajar. Há mais pessoas mortas em acidentes de carro a cada ano em comparação com acidentes de avião. Quando você está voando, as aeronaves são mantidas nos mais altos padrões e pilotadas pelos pilotos mais competentes do mundo, os acidentes de avião são minimizados pelo número de processos e manutenção constante que o avião passa.

Ano após ano, a Administração da Aviação, controladores de tráfego aéreo, companhias aéreas, pilotos, comissários de bordo, mecânicos e fabricantes estão todos se esforçando para tornar o voo o meio de transporte ainda mais seguro e assim não criar pânico para quem deseja viajar em paz.

Ônibus

Onibus é o segundo meio de transporte mais seguro do mundo
Ônibus [Foto: ND]
Além de clássico afinal todos utilizam o transporte público, os ônibus são um meio bastante seguro para se viajar, as mortes por acidentes com ônibus tem descido 25% desde 1990 e em alguns países mal chegam a ter 20 ocorrências no ano. Sistemas de sinalização, pilotos cada vez mais experientes, tecnologia superior em freios e sistemas também fazem do Ônibus o meio mais barato e o 2º meio mais seguro de viagem.

Trem

Trem meio de transporte seguro

Perdendo para os Ônibus, os trens tem um motivo para isso, a maior parte dos acidentes acontecem por causa que em todo o mundo pessoas invadem os trilhos para não ficar parado na sinalização que separam faixas, aqui no Brasil por exemplo existe também o habito de andar nos trilhos o que gera muitos acidentes.

Barco

Barco meio de transporte segurança

As viagens de barco têm visto algumas das melhorias de segurança mais substanciais nas últimas décadas e agora ficam apenas atrás das viagens em trens comerciais de passageiros em termos de segurança geral. Também é importante observar que 90 por cento de todas as mortes em barcos ocorrem com barcos de recreio – não as balsas, barcos de passageiros ou navios de cruzeiro que a maioria de nós usa mais regularmente para viagens. Os navios de cruzeiro, no entanto, tiveram dificuldades particulares em lidar adequadamente com os primeiros surtos de COVID-19 a bordo de um pequeno número de navios. Diante disso, a indústria das linhas de cruzeiro mudou rapidamente para criar protocolos aprimorados de limpeza a bordo, bem como instituir exames pré-embarque rigorosos para aumentar ainda mais a segurança das viagens em navios de cruzeiro nos próximos anos.

Carros e motos

Carros segurança no transito

Um meio de transporte extremamente popular são os carros, que oferecem uma segurança básica mas que ainda não é o suficiente já que no geral os seus pilotos não são profissionais e alguns no geral nem deveriam estar dirigindo, sem contar as infrações básicas como dirigir bêbado ou falar no telefone. No Brasil muitas mortes se devem pela falta de consciência de quem pilota e mesmo com projetos como a Lei Seca isso ainda fica longe de ser resolvido, são quase 40.000 mortes por ano envolvendo o piloto ou falta de sinalização adequada.

A tecnologia já evoluiu bastante, contamos com freios ABS, Airbags e em outros países até carros que não precisam de alguém para operá-los como os carros da Tesla.

moto no transito segurança
Moto [Foto: Motonline]
As motos já não seguem tanto pelo lado tecnológico para segurança do piloto mas para a velocidade em que ele corre, mesmo que o piloto utilize os equipamentos de segurança, a moto ainda acaba sendo algo arcaico por parte da segurança que ela proporciona. Mortes por ultrapassagem, correr em alta velocidade, correr em condições climáticas ruins e diversos fatores fazem da moto ainda mais mortal que o carro e a tecnologia ainda aparenta estar bem longe de solucionar esse problema restando apenas cautela dos pilotos para evitar acidentes.

Motos representaram 1/3 das 37 mil mortes por ano no Brasil  e o governo já prevê que a tendência é que haja um grande aumento pelos tempos de Covid-19 e motoristas de aplicativo.

Esperamos que tenha gostado do conteúdo, não esqueça de acompanhar a gente em nossas redes sociais:

instagram - ícones de social grátis Instagram:  Clique aqui

Facebook – entre ou cadastre-se Facebook:  Clique aqui

Pinterest Archives » Revista Internet Pinterest:  Clique aqui

 Twitter:  Clique aqui

Linkedin - ícones de mídia social grátis Linkedin: Clique aqui

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: