A BringTek Curiosity traz os fatos mais curiosos sobre tecnologia, história e muito mais, aqui tem de tudo, do mais bizarro ao mais interessante chamando qualquer leitor para embarcar em uma aventura pelo nosso conteúdo feito para mentes curiosas!
E aqui estamos com mais um tópico de curiosidades sobre os meios eletrônicos, e é claro que não poderia faltar o recurso mais usado pelos celulares hoje em dia, o famoso ”Touch” que passou por várias fases até se tornar o ”Multi Touch”.
Começo
Primeira tela touch inventada [Foto: arstechnica.com]Os historiadores geralmente consideram a primeira tela sensível ao toque acionada por dedos que foi inventada pela EA Johnson em 1965 no Royal Radar Establishment em Malvern, Reino Unido.Johnson descreveu originalmente seu trabalho em um artigo intitulado”Tela sensível ao toque – um novo dispositivo de entrada / saída para computadores”publicado na Electronics Letters. A peça apresentava um diagrama descrevendo um tipo de mecanismo de tela sensível ao toque que muitos smartphones usam atualmente – o que hoje conhecemos como toque capacitivo.Dois anos depois, Johnson expôs ainda mais a tecnologia com fotografias e diagramas em “Touch Displays: A Programed Man-Machine Interface”, publicado em Ergonomia em 1967.
Adaptando a Ideia
O verdadeiro “sensor de toque” foi desenvolvido pelo doutor Sam Hurst (fundador da Elographics) enquanto ele era instrutor da Universidade de Kentucky . Esse sensor chamado “Elograph” foi patenteado pela Universidade de Kentucky Research Foundation. O “Elograph” não era transparente como as telas sensíveis ao toque modernas, no entanto, foi um marco significativo na tecnologia de telas sensíveis ao toque.
Tela Elographics sendo apresentada
Apenas em 1974, a primeira tela de toque verdadeira incorporando uma superfície transparente entrou em cena, desenvolvida por Sam Hurst e Elographics. Em 1977, a Elographics desenvolveu e patenteou uma tecnologia de tela de toque resistiva, a tecnologia de tela de toque mais popular atualmente em uso.
Usando Telas Touch para computadores
HP-150 [Foto: alfonsomartone]Em 1983, a empresa de fabricação de computadores Hewlett-Packard lançou o HP-150, um computador doméstico com tecnologia de tela de toque. O HP-150 tinha uma grade interna de raios infravermelhos na parte frontal do monitor, que detectava movimentos dos dedos. No entanto, os sensores infravermelhos coletariam poeira e exigiriam limpezas frequentes isso sem contar que ele não era ”totalmente” touch já que a detecção dele ainda era fraca demais em determinados lugares da tela.
Mudança de computador para Celular
Simon primeiro smartphone do mundo [Foto: Time Magazine]Só em 90 introduziram smartphones e dispositivos portáteis com tecnologia de tela de toque. Em 1993, a Apple lançou o Newton PDA, equipado com reconhecimento de escrita manual; e a IBM lançou o primeiro smartphone chamado Simon, que apresentava uma função de calendário, bloco de notas e fax e uma interface de tela de toque que permitia aos usuários discar números de telefone. Em 1996, a Palm entrou no mercado de PDA e avançada tecnologia de tela de toque com sua série Pilot.
A Microsoft lançou a edição do Windows XP Tablet e iniciou sua entrada na tecnologia de toque. No entanto, você poderia dizer que o aumento da popularidade dos telefones inteligentes com tela de toque definiu os anos 2000. Em 2007, a Apple lançou o rei dos smartphones, o iPhone , com nada além de tecnologia de tela de toque e assim a tecnologia se expandiu para o que ela é nos dias de hoje.
Esperamos que tenha gostado do conteúdo, não esqueça de acompanhar a gente em nossas redes sociais: