Top 10: Guerras mais mortais da história

Das guerras surgem novas tecnologias, são definidos territórios, são mudadas as culturas e marcam a história de um povo mas não vence o diálogo que poderia facilmente resolver problemas entre inimigos, o resultado são marcas eternas em inocentes que são forçados a sofrer com os efeitos da guerra.

Guerras são destrutivas e desumanas, costumam ceifar inúmeras vidas ao longo dos tempos, com a evolução da tecnologia isso se tornou ainda mais sangrento. As guerras que estaremos listando são de tempos diferentes mas darão uma dimensão do quão dramático foram esses tempos e o quanto os povos foram afetados pela guerra que marcaram a história da humanidade.

10- Guerras napoleônicas 

As Guerras Napoleónicas ocorreram entre 1799 e 1815 e foram uma série de conflitos travados entre a França sob a liderança de Napoleão Bonaparte e um número de nações europeias. Eles seguiram da Guerra da Primeira Coalizão (1793-97) e envolveu quase todas as nações europeias.

Com as guerras napoleônicas foram feitas mudanças radicais a Europa, mas forças reacionárias voltaram ao poder no continente e tentaram reverter o legado da Revolução Francesa e do reinado de Napoleão. Em poucos anos, o imperador francês conseguiu trazer quase toda a Europa ocidental ao seu controle. As guerras constantes de quase duas décadas contra a França feita pelas maiores potências do continente acabaram colocando o país no chão. No final de toda essa guerra, a França já se encontrava sem boa parte do seu poder e influência na Europa continental, nessa guerras acabou-se matando algo em torno de 3 e 7 milhões de pessoas.

9- Guerra Civil Russa

Com duração de 4 anos, a Guerra Civil Russa ocorreu nos anos de 1918 a 1921 e foi travada para decidir quem deveria controlar a Rússia na esteira da revolução de outubro de 1917. Durante esse período, um conglomerado de grupos anti-bolcheviques, chamados de brancos, lutou para remover os bolcheviques do poder e restaurar alguns elementos da velha ordem. Outros grupos não diretamente alinhados com os bolcheviques ou os brancos lutaram pela independência ou controle de suas próprias regiões. A Guerra Civil Russa foi um conflito generalizado, atraindo muitos grupos políticos e militares, movimentos nacionalistas e todas as classes da sociedade russa. Várias nações estrangeiras, a maioria dos quais se opuseram ao governo bolchevique na Rússia, também contribuíram com tropas, armas, suprimentos e inteligência para as partes em conflito. A estimativa de mortes foi de 5.000.000 de mortos.

8- Revolta Dungan

Representação da Revolta Dungan [Foto: Lost Footsteps]
Representação da Revolta Dungan [Foto: Lost Footsteps]
Conhecida como Guerra das Minorias Hui ou Rebelião Muçulmanaocorreu entre 1862 e 1877 e totaliza algo em torno de 8 a 12 milhões de mortos. A revolta de Dungan tinha como proposta a criação de um país muçulmano dentro da China, a revolta foi criada pelos Hui e outros grupos étnicos muçulmanos na China em XianximGansu e Ningxia.

A revolta foi incentivada pelos líderes da Rebelião Taiping (guerra que ocorreu em 1851 e foi ainda mais mortal que essa rebelião, envolvia a China imperial contra um grupo conhecido como Hong Xiuquan, um conflito cultural e religioso.) . Quando essa rebelião falhou, seguiram emigrações em massa da população Dungan para Rússia Imperial, Cazaquistão e Quirguistão.

7- Rebelião de An Lushuan

A Rebelião An Lushan marcou período de desordem que abrange os reinados de três imperadores da dinastia Tang, começando durante o período final ( era Tianbao ) do reinado de Xuanzong (8 de setembro de 712 a 12 de agosto de 756), continuando até o reinado de Suzong (12 Agosto 756-16 maio 762) e terminando durante o reinado de Daizong (18 de maio de 762-23 de maio de 779), matando uma estimativa entre 13 a 36 milhões de pessoas.

6- Primeira Guerra Mundial

Primeira Guerra Mundial [Foto: Carta Maior]
Primeira Guerra Mundial [Foto: Carta Maior]
A Primeira Guerra Mundial foi travada entre os Aliados e as Potências Centrais. A guerra durou 4 anos – de 1914 a 1918 – mas foi responsável por cerca de 20 milhões de mortes.

As causas da guerra incluíam políticas imperialistas estrangeiras das grandes potências da Europa, como o Império Alemão, o Império Austro-Húngaro, o Império Otomano, o Império Russo, o Império Britânico, a Terceira República Francesa e a Itália. Em 28 de junho de 1914, o assassinato do arquiduque Francisco Fernando da Áustria, o herdeiro do trono da Áustria-Hungria, pelo nacionalista iugoslavo Gavrilo Princip, em Sarajevo, na Bósnia, foi o gatilho imediato da guerra, o que resultou em um ultimato da Áustria-Hungria contra o Reino da Sérvia.

5- Rebelião de Taiping

Rebelião de Taiping. Foto: [Wikipedia]
Rebelião de Taiping. Foto: [Wikipedia]
Mais uma guerra na China, a Rebelião de Taiping foi outra rebelião em grande escala travada entre 1850 e 1864. A guerra foi travada entre a Dinastia Qing e o movimento milenar cristão do Reino Celestial de Taiping.

Rebelião Taiping  foi um dos conflitos mais sangrentos da história, um confronto entre as forças da China imperial e um grupo inspirado por um místico autoproclamado, chamado Hong Xiuquan (ou Hung Hsiu-ch’uan), que se dizia cristão e também intitulava-se irmão de Jesus Cristo. Seu objetivo era criar uma nova cultura, substituindo a tradição confucionista e budista por algo “novo” – moldado conforme as suas ideias.  Embora não haja um número exato, a maioria das estimativas aponta a Rebelião Taiping responsável por 20-30 milhões de mortes.

4- Disputa entre as dinastias Qing e Ming

Representação da Dinastia Ming. [Foto: Aula Zen]
Representação da Dinastia Ming. [Foto: Aula Zen]
Os Qing vieram do nordeste da Grande Muralha da China e eram vassalos dos governantes da dinastia Ming (aquela dos famosos vasos de porcelana). Houve uma revolta de camponeses que depôs os Ming e criou a Dinastia Shun – só que ela não durou muito tempo: os Qing dominaram a capital Beijing e assumiram o poder dizendo que estavam restabelecendo a “ordem imperial”. Mas na verdade eles estavam era pegando o poder pra eles mesmos.

A rebelião durou mais de 60 anos – de 1618 a 1683 – e resultou na morte de 25 milhões de pessoas. O que começou como uma rebelião relativamente pequena no nordeste da China acabou resultando em um dos conflitos mais mortíferos do país, bem como uma das guerras mais mortais da história.

3- Investidas Mongóis

Mongóis em batalhas. [Foto: Wikipedia]
Mongóis em batalhas. [Foto: Wikipedia]
Sob a liderança do lendário Gêngis Khan, os mongóis concretizaram a formação de um dos mais extensos impérios de toda a História. Do ponto de vista cultural, os mongóis eram dotados de uma forte tradição militar em que qualquer contenda era resolvida por meio da luta. Foi a partir disso que o futuro líder Gêngis Khan empreendeu as condições necessárias para organizar este império.

Os mongóis viveram na Ásia e se expandiram até o leste europeu perto de 1207 até 1368, estima-se que morreram entre 30 e 60 milhões de pessoas e a fama desse império se deve por ter quase 12 milhões de km² conquistados por uma grande sequência de invasões e ter um extenso comércio.

2- A segunda guerra Sino-Japonesa

A Segunda Guerra Sino-Japonesa foi travada entre 1937 e 1945 entre o Exército Nacional Revolucionário da República da China e o Exército Imperial Japonês. É amplamente aceito que a guerra começou com o Incidente da Ponte Marco Polo onde ocorreu um desentendimento entre tropas chinesas e japonesas após um soldado japonês ter desaparecido de um treinamento de rotina. Os japoneses acusaram os chineses de terem matado esse soldado, no entanto, o soldado apenas se perdeu. e mais tarde se transformou em uma guerra total que resultou em 25 milhões de mortes de civis e mais de 4 milhões de mortes de militares chineses e japoneses.

1- Segunda Guerra Mundial

Soldados na época da 2ºGuerra Mundial [Foto: Conhecimento Cientifico]
Soldados na época da 2ºGuerra Mundial [Foto: Conhecimento Cientifico]
Segunda Guerra Mundial foi um conflito de proporções globais que aconteceu entre 1939 e 1945. Caracterizada como um conflito em estado de guerra total (no qual há mobilização de todos os recursos para a guerra), a Segunda Guerra Mundial fez Aliados Eixo enfrentarem-se na Europa, África, Ásia e Oceania. Após seis anos de conflito, mais de 60 milhões de pessoas morreram e mais de 62% eram civis, nessa guerra também houve a utilização do gás mostarda, testes com pessoas em campos de concentração e bombas nucleares.

Esperamos que tenha gostado do conteúdo, não esqueça de acompanhar a gente em nossas redes sociais:

instagram - ícones de social grátis Instagram:  Clique aqui

Facebook – entre ou cadastre-se Facebook:  Clique aqui

Pinterest Archives » Revista Internet Pinterest:  Clique aqui

 Twitter:  Clique aqui

Linkedin - ícones de mídia social grátis Linkedin: Clique aqui

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: