Das guerras surgem novas tecnologias, são definidos territórios, são mudadas as culturas e marcam a história de um povo mas não vence o diálogo que poderia facilmente resolver problemas entre inimigos, o resultado são marcas eternas em inocentes que são forçados a sofrer com os efeitos da guerra.
Guerras são destrutivas e desumanas, costumam ceifar inúmeras vidas ao longo dos tempos, com a evolução da tecnologia isso se tornou ainda mais sangrento. As guerras que estaremos listando são de tempos diferentes mas darão uma dimensão do quão dramático foram esses tempos e o quanto os povos foram afetados pela guerra que marcaram a história da humanidade.
10- Guerras napoleônicas
As Guerras Napoleónicas ocorreram entre 1799 e 1815 e foram uma série de conflitos travados entre a França sob a liderança de Napoleão Bonaparte e um número de nações europeias. Eles seguiram da Guerra da Primeira Coalizão (1793-97) e envolveu quase todas as nações europeias.
Com as guerras napoleônicas foram feitas mudanças radicais a Europa, mas forças reacionárias voltaram ao poder no continente e tentaram reverter o legado da Revolução Francesa e do reinado de Napoleão. Em poucos anos, o imperador francês conseguiu trazer quase toda a Europa ocidental ao seu controle. As guerras constantes de quase duas décadas contra a França feita pelas maiores potências do continente acabaram colocando o país no chão. No final de toda essa guerra, a França já se encontrava sem boa parte do seu poder e influência na Europa continental, nessa guerras acabou-se matando algo em torno de 3 e 7 milhões de pessoas.
9- Guerra Civil Russa
Com duração de 4 anos, a Guerra Civil Russa ocorreu nos anos de 1918 a 1921 e foi travada para decidir quem deveria controlar a Rússia na esteira da revolução de outubro de 1917. Durante esse período, um conglomerado de grupos anti-bolcheviques, chamados de brancos, lutou para remover os bolcheviques do poder e restaurar alguns elementos da velha ordem. Outros grupos não diretamente alinhados com os bolcheviques ou os brancos lutaram pela independência ou controle de suas próprias regiões. A Guerra Civil Russa foi um conflito generalizado, atraindo muitos grupos políticos e militares, movimentos nacionalistas e todas as classes da sociedade russa. Várias nações estrangeiras, a maioria dos quais se opuseram ao governo bolchevique na Rússia, também contribuíram com tropas, armas, suprimentos e inteligência para as partes em conflito. A estimativa de mortes foi de 5.000.000 de mortos.
8- Revolta Dungan
A revolta foi incentivada pelos líderes da Rebelião Taiping (guerra que ocorreu em 1851 e foi ainda mais mortal que essa rebelião, envolvia a China imperial contra um grupo conhecido como Hong Xiuquan, um conflito cultural e religioso.) . Quando essa rebelião falhou, seguiram emigrações em massa da população Dungan para Rússia Imperial, Cazaquistão e Quirguistão.
7- Rebelião de An Lushuan
A Rebelião An Lushan marcou período de desordem que abrange os reinados de três imperadores da dinastia Tang, começando durante o período final ( era Tianbao ) do reinado de Xuanzong (8 de setembro de 712 a 12 de agosto de 756), continuando até o reinado de Suzong (12 Agosto 756-16 maio 762) e terminando durante o reinado de Daizong (18 de maio de 762-23 de maio de 779), matando uma estimativa entre 13 a 36 milhões de pessoas.
6- Primeira Guerra Mundial
As causas da guerra incluíam políticas imperialistas estrangeiras das grandes potências da Europa, como o Império Alemão, o Império Austro-Húngaro, o Império Otomano, o Império Russo, o Império Britânico, a Terceira República Francesa e a Itália. Em 28 de junho de 1914, o assassinato do arquiduque Francisco Fernando da Áustria, o herdeiro do trono da Áustria-Hungria, pelo nacionalista iugoslavo Gavrilo Princip, em Sarajevo, na Bósnia, foi o gatilho imediato da guerra, o que resultou em um ultimato da Áustria-Hungria contra o Reino da Sérvia.
5- Rebelião de Taiping
A Rebelião Taiping foi um dos conflitos mais sangrentos da história, um confronto entre as forças da China imperial e um grupo inspirado por um místico autoproclamado, chamado Hong Xiuquan (ou Hung Hsiu-ch’uan), que se dizia cristão e também intitulava-se irmão de Jesus Cristo. Seu objetivo era criar uma nova cultura, substituindo a tradição confucionista e budista por algo “novo” – moldado conforme as suas ideias. Embora não haja um número exato, a maioria das estimativas aponta a Rebelião Taiping responsável por 20-30 milhões de mortes.
4- Disputa entre as dinastias Qing e Ming
A rebelião durou mais de 60 anos – de 1618 a 1683 – e resultou na morte de 25 milhões de pessoas. O que começou como uma rebelião relativamente pequena no nordeste da China acabou resultando em um dos conflitos mais mortíferos do país, bem como uma das guerras mais mortais da história.
3- Investidas Mongóis
Os mongóis viveram na Ásia e se expandiram até o leste europeu perto de 1207 até 1368, estima-se que morreram entre 30 e 60 milhões de pessoas e a fama desse império se deve por ter quase 12 milhões de km² conquistados por uma grande sequência de invasões e ter um extenso comércio.
2- A segunda guerra Sino-Japonesa
A Segunda Guerra Sino-Japonesa foi travada entre 1937 e 1945 entre o Exército Nacional Revolucionário da República da China e o Exército Imperial Japonês. É amplamente aceito que a guerra começou com o Incidente da Ponte Marco Polo onde ocorreu um desentendimento entre tropas chinesas e japonesas após um soldado japonês ter desaparecido de um treinamento de rotina. Os japoneses acusaram os chineses de terem matado esse soldado, no entanto, o soldado apenas se perdeu. e mais tarde se transformou em uma guerra total que resultou em 25 milhões de mortes de civis e mais de 4 milhões de mortes de militares chineses e japoneses.
1- Segunda Guerra Mundial
Esperamos que tenha gostado do conteúdo, não esqueça de acompanhar a gente em nossas redes sociais:
Instagram: Clique aqui
Facebook: Clique aqui
Pinterest: Clique aqui
Twitter: Clique aqui
Linkedin: Clique aqui