Como surgiram os primeiros celulares?

Hoje o mercado mobile é um dos maiores mercados do mundo sendo também um dos que mais evoluiu rapidamente, cada dia os celulares possuem mais funcionalidades e detalhes diferentes mas poucos se questionam sobre como tudo isso começou.

O começo dos Celulares

Tudo começa em 1947 nos EUA, onde o laboratório da Bell Labs ou chamado por um nome mais famoso Nokia Bell Labs, que basicamente era uma empresa de pesquisa e desenvolvimento cientifico que teve importante papel desenvolvendo telefones, transístores, LED’s, lasers e basicamente criaram os primeiros protótipos móveis que se inspiravam nos rádios comunicadores, tipo aqueles que existem em navios.

Rádio Relógio International com telefone - MuzeezRádio telefone [Foto: Muzeez]

O primeiro celular desenvolvido

Georgy ☭ on Twitter: "If Communism means no iPhone then explain how the first wearable automatic radio-telephone called LK-1 was created in the USSR in 1957 by Leonid Kupriyanovich, who then made

A união soviética foi quem desenvolveu o primeiro celular em 1955, Leonid Kupriyanovich foi o responsável por esse feito e digamos que ele não criou exatamente o ”celular” e sim algo tipo um walkie-talkie que sofreria diversas modificações até 1961.

Primeiro celular lançado no mundo | Conserto de celular, Aparelho celular, Hospedagem de sites

Dynatac 8000X – O primeiro celular do mundo [Foto:sucessoinfo.com]

A diferença verdadeira começou em 3 de abril de 1973 quando a Motorola liderada por Martin Cooper apresentou e fez a primeira ligação de um telefone celular, o aparelho tinha o nome de DynaTac 8000X mas uma série de políticas nos EUA impediram que o produto fosse aprovado alegando possível monopólio de serviço.

O Dynatac permitia apenas 1 hora de conversa e pesava 794 gramas, podendo memorizar até 30 números e tinha um preço bem salgado, no seu lançamento ele custava quase 4.000,00 U$ chegou a ter 2.000 unidades vendidas, valendo dizer que toda politicagem fez com que ele só fosse comercializado 10 anos após a sua criação em 1983.  

As gerações

Com o produto chegando no mercado, comercializar acaba sendo também uma forma de melhorar ele para quem usa, assim começam as gerações.

A 1º  geração é basicamente o Dynatac que seria o primeiro telefone celular.

A 2º geração foi onde ocorreu a primeira transmissão no novo formato digital de final para celular (2G) e junto o serviço de SMS que curiosamente surgiu em 1992 na Inglaterra e sua primeira mensagem foi ” Feliz Natal ” . Além dessas 2 inovações, a IBM criou o famoso PDA IBM Simon com o famoso Touch que pode ser considerado como o primeiro aparelho de ligações sensível ao toque. Só em 1998 um pouco mais a frente do Motorola PT-550 foi possível ter acesso completo a internet pelo menos no Japão.

10 celulares que fizeram sucesso nos anos 90 e 2000

Motorola PT-550 [Foto: oficinadanet ]

A 3º geração acompanhamos de perto, a alta demanda no Japão que foi o primeiro país a ter um serviço completo a internet fez com que fosse lançado em 2001 a primeira rede 3G, dai pra frente os mobiles simplesmente viraram um mercado gigantesco e cheio de novas funcionalidades.

Duros na queda: 4 celulares antigos que ririam da sua capinha protetora - Meio Bit

Nokia 3310 [ Foto: tecnoblog ]

A 4º geração estamos vivendo atualmente, na verdade já estamos indo para 5º geração porém ela ainda é uma promessa mas que já está batendo na porta das empresas. A 4º geração é marcada em seu começo pela Apple e o famoso Iphone em 2007 que basicamente mudou a aparência dos celulares e foi o primeiro aparelho Multi-Touch sem nenhum teclado. 

Há 10 anos, lançamento do primeiro iPhone iniciava revolução no mundo - 09/01/2017 - UOL TILT

Iphone 2007 [Foto: Uol ] 

Hoje basicamente temos celulares com formatos parecidos com o do Iphone, claro que agora tudo está diferente, telas , sistemas mais rápidos e aplicativos que fazem dos mobiles mega populares e que estão em constante evolução. Sobre a 5 geração, fizemos uma matéria sobre ela e você pode acompanhar um pouco mais.

Não esqueça de seguir a Bringtek nas redes sociais e compartilhar esse fatos interessantes como esse aqui com seus conhecidos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: