Como era um ”verdadeiro” pirata antigo?

Quem eram os piratas?

Os piratas eram responsáveis por roubarem navios dos mais variados tipos que iam de embarcações inteiras, a cargas, sequestros de pessoas, esses furtos ficaram bastante comuns e chegavam até mesmo a preocupar grandes nações afinal os piratas sabiam como funcionavam os mares e as políticas de quase todos os lugares. 

Geralmente os piratas aparecem meio ”endeusados” nos filmes quanto ao seu estilo de vida que é o caso do filme Piratas do Caribe onde todos vestem roupa legais, roubam todo mundo, tem aquele humor legal e enfrentam monstros mas um pouco mais abaixo veremos que não é apenas isso.

Aqui vai um pedaço de história sobre esses mestres da navegação:

O Começo dos piratas no mundo

A pirataria já era descrita em datas diferentes mas não eram proferidas como ”pirataria” mas os primeiros a usarem esse termo foram os Gregos e também foram os primeiros a terem frotas marítimas para roubar mercadorias dos fenícios e assírios.

Ela sempre causou sérios problemas ao longo do tempo, atingindo proporções grandes pelo século 1 D.C,  onde até mesmo uma frota de navios piratas destruíram um frota romana e pilhou aldeias na Turquia e isso é só uma parte dos feitos dos piratas.

Na Idade Média, os normandos (embora tenham chegado até ao Mediterrâneo e ao Mar Morto, operando principalmente nas Ilhas Britânicas, França e Império Alemão), muçulmanos (mediterrâneos) e piratas locais começaram a praticar a pirataria.

Mais tarde, essa história de piratas se espalhou pelas colônias europeias e pelo Japão, ou seja, na região do Mar do Caribe, onde existe um grande número de piratas, eles procuram uma boa presa e riquezas que vinham  da colônia americana à Europa, até o apogeu do século 18.

Piratas saqueavam navio em rotas comerciais
Navio (Galeão) espanhol, geralmente usado para transportar cargas e também costumava ser atacado por piratas.

Do final do século XVI ao século XVIII, o Mar do Caribe foi terreno de caça de piratas. Eles primeiro atacaram navios espanhóis, mas depois atacaram todas as colônias e postos avançados de todos os países da região. Os enormes tesouros de ouro e prata que a Espanha começou a transportar do Novo Mundo para a Europa que logo atraíram a atenção desses piratas. Muitos países receberam sanções oficiais durante a guerra com a Espanha. No entanto, em face da lentidão da comunicação e da falta de patrulhas internacionais eficazes, a linha entre a pirataria oficial e a pirataria criminosa se tornou confusa.

Os piratas controlavam cidades-ilhas, que são refúgios seguros para recrutar tripulações, vender cargas capturadas, consertar navios e gastar o dinheiro saqueado. Desde que não ataquem seus navios, vários países faziam vista grossa aos piratas. À medida que a colonização do Caribe se tornou mais efetiva e a região se tornou cada vez mais importante economicamente, os piratas foram desaparecendo gradualmente após serem capturados por navios de guerra e tem suas bases tomadas.

Piratas da Atualidade saqueiam navios e colocam rotas em riscos
Piratas atuais – Somália

Hoje ainda existem piratas mas não mantendo os mesmos costumes de antigamente, continuam com roubos de embarcações ,sequestros e vários tipos de furtos só que com armamentos mais pesados e barcos mais rápidos (alguns até com recursos eletrônicos como lasers para atordoar pilotos de helicópteros ou alguém que esteja seguindo eles). A pirataria existe exclusivamente em locais mais pobres ainda sim sendo bem ”incomum”, perto da Somália por exemplo possuem piratas que até viraram referência no desenho South Park.

 

Quais eram os tipos de piratas?

Bucaneiros piratas

Bucaneiros:  Os piratas que aterrorizavam o mar do Caribe, receberam esse nome pois usavam o bucan, um tipo de grelha usada para defumar carne e preservar ela.

Os bucaneiros eram piratas que pilhavam principalmente o comércio espanhol com as suas colônias americanas.

Corsários piratas entenda a diferença

Corsários: Eram piratas que tinha autorização por algum governo a pilhar navios sendo um tipo de mercenário que era pago por algum governo para enfraquecer inimigos.

Diferentes tipos de piratas flibusteiro

Flibusteiros: Era uma classe de pirata americana que designava aventureiros que faziam expedições na América do Sul com objetivo de saquear.

Como viviam os piratas?

Como era a vida de um pirata?

Os piratas tinham a vida um pouco mais agitada e que seguia um rígido código de leis, que basicamente falavam sobre regras para serem seguidas em grupos, punições, comportamentos, respeito e claro fidelidade (importante entre os piratas).

Era de costume que navios fossem saqueados e tudo fosse dividido entre a tripulação do navio a menos quando essa tripulação tivesse a sua maior parte de escravos, dai o capitão do navio costumava guardar o ouro e jóias dentro de um baú e enterrar em alguma ilha, usando um mapa para chegar até ele.

Bizarramente eles eram bem democráticos e o capitão era eleito pela tripulação podendo ainda ser removido a qualquer momento, no geral a tripulação era composta por todos os tipos de pessoas e confiar nessas pessoas também era algo difícil para os capitães.

A vida movimentada do pirata também tinha um custo caro, o tédio era algo bem comum afinal navegar por meses procurando saques (que podiam ser bons ou ruins) e ainda com falta de comida e água, era difícil se manter em pé lutando e a sobrevivência chegava aos extremos até mesmo ao ponto de ter que beber a própria urina na falta de água.

Carregamento de suprimentos em barcos piratas

Racionar comida era um grande desafio, brigas eram comuns pelo mais diversos motivos, vidas perdidas durante os saques e o mal cheiro do porão do navio onde até a falta de ar era possível de sentir faziam com que os piratas ao chegarem na terra vivessem da diversão gastando tudo que tinham.

Basicamente a terra firme só era usada para a diversão, manutenção dos barcos que sofriam com batidas em manobras para batalhas e também para que fosse feito o abastecimento de comida .

Vestimentas

Vestimentas piratas como eram

Aqui falarei individualmente da coisa mais icônica de um pirata além de seus navios, suas vestimentas que mesmo simples possuíam um objetivo ( vale lembrar que eles roubavam tecidos então digamos que eles não tinham um padrão exato de cores de roupas) :

piratas, papagaios, tapa olho porque tudo isso existia?

Os famosos tapa olhos: Bizarramente o tapa-olho não tinha a função de tampar um olho que estava faltando, ele era usado principalmente para facilitar a visão noturna e aumentar o foco em inimigos.

Chapéu: Basicamente usado pelo capitão para aumentar o tom de superioridade e também para caracterizar o capitão do navio.

Papagaios: Geralmente eram capturados e vendidos e não ficavam no ombro do capitão.

Ganchos e Perna de pau: O serviço dos piratas eram bem perigosos e envolviam batalhas dos mais variados tipos e em cenários diferentes então era super comum a perda de membros nas tarefas que eles executavam (saques, invasões, capturas e etc..), exigindo a substituição de membros. Os piratas também eram indenizados por mutilações que eram feitas curiosamente pelos cozinheiros já que não tinham médicos a bordo era comum ele morrer durante o procedimento ou após o procedimento com infecções.

Armamentos: No geral os piratas usavam todos os tipos de armamentos que eles roubavam mas os favoritos eram aqueles de corpo a corpo como adagas, pequenas espadas, cutelos e armas de curto alcance.

Esperamos que tenha gostado dessa leve passada sobre a história dos tão memoráveis piratas que mesmo sendo ladrões de cargas que mataram muitos inocentes ainda sim eram mestres da navegação e tem um espaço reservado na história do mundo.

 Não esqueça de seguir a Bringtek nas redes sociais e compartilhar esse fatos interessantes como esse aqui com seus conhecidos!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: