Muitos telefones antigos como por exemplo os da Nokia conseguiam ficar até mesmo uma semana com a carga total. Os smartphones modernos parecem uma tecnologia de uma civilização alienígena quando colocados ao lado dos telefones celulares originais. Porém com todo esse tempo de evolução parece que a bateria andou piorando e os processos que o celular faz em sincronia aumentando cada vez mais.
Os telefones atuais avançaram bastante na parte visual como aqueles com telas OLED do tipo da xiaomi com a tela que vai até a parte de trás do celular com o Mi Mix Alpha,o processamento também teve melhores significativas mas quando se fala de bateria a longo prazo a coisa piora muito mais.

Existem várias teorias acerca desse tema, muitos dizem que os celulares estão ficando cada vez mais finos e leves, tendo basicamente o foco no design para que ele venda mais porém muitos estão reclamando da durabilidade e ao que parece praticamente todos os celulares hoje, são focados em processamento e tela o que exige muito da bateria e sem dúvidas destrói qualquer experiência de uso a longo prazo.
Os processos relacionados a sincronização aumentaram ainda mais, mesmo que você desligue o celular para economizar bateria, ele vai ligar e sincronizar aquilo que foi perdido de atualizações de aplicativos ou alguns outros processos que exigem atualização constantes e a bateria sempre estará descendo com ele parado ou não.
Acredita-se que o exagerado número de processos dado aos celulares tenham sido o grande causador desse problema e que provavelmente ainda demorariam anos para que isso seja resolvido por completo ou até que alguma grande marca resolva criar um celular com esse benefício específico.