Conheça o primeiro computador do mundo!

 

Criado pelo exército dos EUA, com o objetivo de realizar cálculos balísticos (operação que utilizavam diversos funcionários para realizar cálculos), o ENIAC foi criado como solução para criar tabelas em plena segunda guerra mundial onde a produção de armas era em massa.

O gigante ENIAC era basicamente uma calculadora gigante que pesava 30 toneladas e ocupava uma sala grande com facilidade, estima-se que para a criação desse computador tenham sido gastos até 500 mil dólares, o valor hoje bate até 7 milhões.Mesmo sendo gigante e calculando rapidamente, o ENIAC ainda utilizava muita mão de obra já que o computador tinha muitas partes mecânicas e funcionava com interruptores para a sua programação usando a mesma lógica atual de algoritmos.

 

Programar antigamente não era fácil como hoje, era necessário uma grande quantidade de pessoas que andavam longas filas de interruptores para fazer com que o ENIAC realizasse cálculos. Para administrar essa máquina, tinha uma equipe de 80 mulheres que calculavam equações diferenciais necessárias , sendo essa função chamada de computadores (as máquinas acabaram obtendo esse nome já que exerciam a mesma tarefa de quem realizava essa função).

Futuramente o ENIAC começou a ser utilizado para calcular a explosão de uma bomba de hidrogênio, o que levou um bom tempo para ser pesquisado já que só era possível realizar cálculos em partes e calcular os diferenciais em etapas, ainda assim muitos problemas com as bombas de hidrogênio puderam ser resolvidos.

O ENIAC foi desativado após operar longos anos realizando grandes cálculos, ele basicamente foi ficando obsoleto e com o custo inviável e hoje é encontrado em museus com um pedaço de sua estrutura original.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: