Como surgiu o Mouse? Periférico de computador mais importante

O mouse é um dos periféricos mais importantes, isso é claro, junto a tela e ao teclado mas você já se perguntou como isso surgiu?

O mouse surgiu em 1968 com uma proposta diferente, dando a ideia de criar uma forma mais simplificada de navegar usando uma lógica mais rápida que seria chamada de “XY Position Indicator For A Display System ” que seria basicamente a movimentação do mouse na tela. usando posição x e y para guiar o cursor (que ainda não existia).Ele começou sendo uma pequena caixa de madeira improvisada com um botão, que seria apenas para o clique esquerdo (se baseando no mouse atual) e foi patenteado em 1970 por Douglas Engelbart e criado por William English.

Os criadores enfrentaram um grande problema para que ideia fosse pra frente, basicamente a ideia era algo um pouco ”acima do seu tempo” já que ainda não havia a necessidade de uma navegação rápida afinal antigamente só se usavam textos para a navegação. E é claro que quando se trata de inventos acima do tempo, a Apple sempre está de olho aberto para inovar no mercado de eletrônicos e usar o mouse para essa ideia seria fundamental.

Foi perto de 1980, que a Apple criou um computador chamado de ”Lisa” (Nome da filha do Steve Jobs), que tinha como objetivo acelerar a produtividade do que era feito no computador e a forma que ela achou, foi investir na parte gráfica do usuário, o participante desse projeto era nada mais que o próprio Steve Jobs. A apple estava focada na velocidade e sabendo do mouse descobriu a mistura perfeita, o computador era um projeto bem a frente da época também e o mouse era a única coisa que combinaria a interação dos periféricos à tela do computador.

A partir da Lisa, o mouse começou a se popularizar no mercado como algo padrão do computador já que em 1999 a microsoft veio com a sua linha de mouses comerciais (aqueles que utilizavam uma bolinha no que seria o scroll) e com isso os softwares como o Windows começaram a pensar em volta do periférico para realizarem os seus sistemas. Após alguns anos, o mouse se tornou parte essencial dos computadores para a navegação no sistema e futuramente na internet, atualmente já se usam mouses com scroll e até mouses com botões laterais onde se utilizam macros para jogos por exemplo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: