Anúncios
Apesar de muitos já terem uma ideia de como ele se move, tenho certeza de que você já se perguntou como eles se deslocam no vácuo sem oxigênio para queima de combustível ou já se perguntou como a humanidade chegou na lua e voltou.

Por incrível que pareça o tópico é pouco comentado já que além de ser complexo bate em várias teorias físicas e na guerra da Terra plana X Terra Redonda mas ainda sim é interessante de ser comentado já que muitos não entendem como isso acontece.
Como o foguete se desloca no espaço?

Para começo de conversa vamos falar da 3º lei de Newton que basicamente diz que quando dois corpos interagem um com o outro produzem reações iguais ou opostas, com isso você tem um leve spoiler mas não é tão simples como parece. O segredo dessa dúvida se encontra na queima do propelente sólido que não depende da atmosfera pois o propelente não usa oxigênio atmosférico para produzir uma rápida reação química, ele basicamente joga o gás em um sentido e o foguete vai para outro sentido mas valendo lembrar que esse ”fluido” não é comum, no espaço ele tem o objetivo ”liberar uma grande quantidade de gases” pois só assim ele tem um deslocamento compensativo.
Apesar de um resumo simples desse, isso responde também perguntas sobre como saímos da lua por exemplo, basicamente usando a mesma lógica na lua onde há vácuo e soltura de gases para que a nave saia da lua.

Ao lançar uma nave de qualquer lugar, um método de propulsão terá de superar um alto arrasto gravitacional, de modo a proporcionar uma aceleração líquida positiva. Em órbita, qualquer impulso adicional, por pequeno que seja, terá como resultado uma mudança no percurso orbital.
Em teoria, existe também o método da propulsão por gravidade. Apesar do universo ser um quasi-vácuo, as forças gravitacionais existem por toda parte, principalmente dentro das galáxias ou próximas de um corpo denso, e uma hipotética nave poderia se utilizar dessas ondas gravitacionais para se auto impulsionar. Inclusive para voltar da Lua para a Terra utilizam-se as influências da gravidade da Lua para dar velocidade para o foguete até fazer com que ele entre no campo gravitacional da Terra (basicamente o que o Apollo 11 fez para sair da Lua e não usar tanto combustível).