Falar de Linux com alguém hoje é algo difícil já que ele não é tão popular do que o seu ”concorrente” que no caso seria o Windows mas ainda sim, o Linux tem uma grande quantidade de usuários que utilizam o
sistema e mesmo competindo com o Windows ele chega muitas vezes a ser uma opção melhorada.
Basicamente a história começa através do Unix, sistema operacional que surgiu no final dos anos 60, mais precisamente em 1969, nos laboratórios Bell da AT&T, tendo sido desenvolvido pelos pesquisadores Ken Thompson e Dennis Ritchie (também criador da Linguagem C de programação), sendo que sua primeira versão ficou pronta no ano de 1970. O sistema foi posteriormente reescrito em linguagem C, pois havia sido escrito originalmente em Assembly, com isso, o sistema passou a ser ser executável em vários ambientes diferentes, o que logo popularizou e chegou a ser adotado por empresa e instituições.
O Sistema ficou extremamente popular e começou a evoluir para diversas versões ramificações, dentre elas tiveram a BSD (feita por uma empresa licenciada da AT&T que logo acabou pelo alto custo para manter o projeto). Mesmo antes de acabar a empresa lançou sua última versão que basicamente daria inicio a evolução dos sistemas operacionais, essa versão foi utilizada para FreeBSD, NetBSD, OpenBSD e até mesmo o Mac OS.
Para aumentar ainda mais a popularidade da Unix, a AT&T cria o Unix system V basicamente com um foco mais comercial e serve hoje como base para Solaris, AIX e vários outros, tendo sido lançado em 1983 e só fez sucesso na sua quarta versão onde trouxe a inovação do painel de controle do boot do computador.
O projeto GNU seria o sucessor da Unix que teve seus direitos perdidos por uma lei antitruste e o projeto teve que ser levado para frente por outra empresa, criado por Richard Stallman em 1984, basicamente ele queria que houvesse uma certa liberdade do software mas o problema é que ele se tornou sem popularidade e foi deixado de lado.
Após isso os sistemas foram melhorando e finalmente chegamos no que seria o Linux, tudo começa com Linus Torvalds que precisava para acessar os servidores UNIX de sua faculdade, ele basicamente teve a ideia de escrever um programa para um hardware de seu novo computador.
O desenvolvimento foi feito no GNU C Compiler e logo o Linus criou o seu livro ”Apenas por diversão” onde ele percebeu que havia escrito o que seria o Linux apenas por teste e diversão, ele publicou em um fórum que o software seria livre e esperava algum tipo de contribuição para evoluir as coisas e fez isso apenas para teste.
Basicamente ele foi escrito do zero e utilizou muitos recursos dados por comunidade e empresas, o que tornou ele completamente moldável mesmo dependendo por um longo tempo apenas de hardwares Intel.